Tentação: Homem age de maneira inversa à mulher

Publicado em 18.07.2008

flerte pés debaixo da mesa

Depois de esbarrar com uma pessoa atraente as mulheres tendem a ficar ainda mais comprometidas, ao reforçarem sua relação atual com o amor de suas vidas. Mas os homens têm mais chances de verem suas namoradas de uma maneira mais negativa depois de um acidental e indesejável encontro com a tentação.

Felizmente um homem comprometido pode resistir à sedução com um pouco de planejamento prévio, ao imaginar anteriormente como resistir à tentação de outra mulher.

O psicólogo John Lydon, da Universidade McGill em Montreal, oferece estes resultados em um estudo publicado na edição de julho da revista científica Journal of Personality and Social Psychology.

Um dos experimentos de John sobre a tentação descobriu que, depois de encontrar um homem atraente e disponível, as mulheres tinham mais 18% de chance de perdoar seu “parceiro romântico” que hipoteticamente teria revelado um traço embaraçoso ou mentido sobre o porquê teria recentemente cancelado um encontro. E os homens, depois de haverem conhecido uma mulher atraente disponível, tinham 12% menor chance de perdoar gafes comparáveis das suas parceiras.

Os homens podem parecer incapazes de resistir ao estrogênio extra, possivelmente porque eles interpretam suas inteirações com mulheres de maneira diferente do que as mulheres. Mas se os homens adotavam o ponto de vista feminino da tentação, eles poderiam desenvolver esta característica mais defensiva.

“Nós pensamos que se o homem pensa que uma mulher atraente e disponível é uma ameaça a sua relação atual, ele pode tentar proteger esta relação”, disse John.

Usando cenários de realidade virtual em outro experimento, os pesquisadores descobriram que o comprometimento dos homens pode não solucionar tudo. Mas se os homens imaginam uma reação conservadora, na próxima vez que se confrontarem com uma “outra” mulher atraente, eles podem estar melhor preparados para superar tentações futuras – assumindo que seja isso que eles realmente desejam.

“Mesmo que o homem seja comprometido com a sua relação”, disse John, “ele ainda pode necessitar formular estratégias para proteger sua relação ao evitar aquela mulher disponível e atraente.” [LiveScience]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Bom…eu penso que os homens, mesmo estando com uma mulher muito bonita(linda) sem colocar defeitos, eles sempre olham para outras mulheres.Os homens são muito fracos com relação as mulheres.Eles observam todas e se pudessem pegariam todas, mas como lhe falta oportunidade por parte delas, ele se aproximará daquela que ele considerar mais favorável e atingivel de certa forma.E quando ele vê que tem oprtunidade com aquela mulher que ele sempre desejou, mas já está com sua amada, a cabeça dele vira e se ele não amar de verdade a pessoa com que le está, acaba acontecendo o indesejavel:” a traição.” Mas eu como mulher, me dou valor e não me rebaixo para nenhum homem. Procuro estudar ser independente, no momento não estou com niguém.Nunca namorei! Sou apenas por enquanto uma oberservadora de relacionamentos, de atitudes, de fatos, estou a espera da pessoa certa no Senhor Jesus podemos encontrar.Me dou muito valor e procuro não me estressar com a falsidade da maioria dos homens, por acredido com consigo viver sozinha e idependente se não houver um homem que queira um compromisso sério.Me amo.. sou especial!

    Thumb up 24
  2. Olá, Márcia. Acho que somos nós que tendemos a generalizar ao larmos os fatos constatados pelos estudos. Pois o texto é bem claro que é um percentual de pessoas que age assim e outro age de maneira diferente. Penso que é só cuidar de ler com atenção. É claro que as pessoas podem, e devem, ser diferentes. Do contrário significaria que todo mundo nasce e vive em uma forma e todos são idênticos.

  3. Esses 18% de chance de perdão mostram definitivamente que minha mulher não faz parte dessa pesquisa. Pior que não perdoar: ela se vinga! Já ouviram falar em “Greve de sexo”? Pois é… é por isso que to aqui comentando esse artigo ao invés de tá… Hmm… Cuidando da horta! (6)

    Thumb up 3
  4. Tenho acompanhado algumas matérias publicadas neste site sobre comportamentos de homens e mulheres frente a determinada situação. Bem, antes de chegar à conclusão de que pelos resultados divulgados eu não seja mulher, creio que estas pesquisas são bem falhas. Cada indivíduo responde de maneira diversa aos estímulos recebidos. Outra questão: os padrões de relacionamento estão em constante modificação o que não é levado em conta.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
alarme-ak47-3
8 Alarmes extremamente bizarros (ou mortais)

Os alarmes que você ...

Fechar