Lembrar coisas boas aumenta a felicidade

Por , em 13.08.2009

Parece que a famosa frase “A felicidade é algo que a vida nos outorga através de pequenas porções de bem” contém uma boa dose de realidade. Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, descobriram que simplesmente lembrar coisas boas que aconteceram no dia anterior ajuda a aumentar a felicidade das pessoas em até 15%. Outras técnicas que ajudaram a aumentar a alegria incluíram expressar gratidão, sorrir e fazer algo gentil para outra pessoa.

» 7 Chaves para a felicidade

Outros voluntários que participaram do estudo, no grupo de controle, apenas pensavam sobre o dia anterior. 65% daqueles que lembraram algum evento feliz tiveram um aumento na felicidade, enquanto apenas metade dos que pensaram nos eventos gerais do dia tiveram o aumento.

O professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, conduziu os estudos que chegaram a estas curiosas conclusões. O experimento foi feito online com mais de 26 mil pessoas, além de um questionário pessoal com duas mil pessoas.

Wiseman afirma que as estatísticas são significativas: “Tivemos um aumento de 7% na felicidade geral”, diz. “Não houve melhoras no clima nem algo novo nos noticiários que possa ter ajudado, e procuramos por isso”, afirma o professor.

Os participantes realizaram suas tarefas normais durante uma semana, e deveriam reportar mudanças em sua felicidade, assim como a de pessoas a seu redor. “Todas as técnicas resultaram em um aumento da felicidade”, diz Wiseman. “Entretanto, pensar em eventos alegres que aconteceram no dia anterior parece ser a técnica mais eficaz, e aumenta a felicidade em até 15%”.

» 10 Maneiras de mudar sua vida em 59 segundos

[Telegrapg]

2 comentários

  • grasisuperstar:

    vou por em prática pra ver se finciona

  • COMO SER MAIS FELIZ:

    […] Porque temos a tendência de focar no negativo? É porque a felicidade nos deixa esquecidos. Mas é possível contrapor este efeito negativo simplesmente lembrando que coisas boas para aumentar a felicidade. […]

Deixe seu comentário!