Conheça o novo Boeing 787 Dreamliner

Por , em 18.09.2009

boening 787 dreamliner
Boeing 787 Dreamliner (renderização)

O esperado lançamento no novo avião da Boeing, o 787, ainda deve demorar um pouco. O revolucionário veículo, feito de ligas de carbono, já está com dois anos de atraso para seu lançamento, e seu primeiro teste de voo deve acontecer no final de 2009.

Enquanto isso, a Boeing aguarda para que os testes comprovem suas promessas de maior eficiência e menor gasto de combustíveis e melhor conforto para os passageiros. “Este avião é uma revolução”, afirma Dennis O’Donogue, vice-presidente de testes e avaliações da Boeing.

» 12 Impressionantes ‘ataques’ de aves contra aviões em pleno vôo

A construção do 787 reúne empresas aeroespaciais de todo o mundo, e está sendo planejada desde 2003, quando a demanda para melhor eficiência no uso do combustível começou a preocupar mais as empresas.

Parte da revolução do 787 é a sua composição, que é feita com materiais mais leves que o alumínio, material mais usado na construção de aviões atualmente. Essa maior leveza do avião permite que o consumo de combustível seja 20% menor e que o avião seja mais silencioso. Além disso, o material requer menos manutenções, que vão acabar custando até 30% menos que em um avião comum.

Para completar, o Boeing 787 terá uma “arquitetura aberta”, ou seja, o seu interior poderá passar por modificações sem tantos problemas quanto em um avião atual. A “família” do 787 terá três componentes: o 787-8, que poderá levar até 250 passageiros, o 787-9, que suportará até 290 pessoas, e o 787-3, que poderá viajar com 330 pessoas.

» Tripulação de companhia aérea tira a roupa para chamar a atenção

O 787-8 deve ser entregue até 2010, e o 787-9, até 2013. O 787-3 ainda não tem uma data de previsão para entrega. [Reuters]

boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner boening 787 dreamliner

23 comentários

  • Azambuja:

    Aviao e isso, nada desse papo de Airbus

  • LUIZ MENDES:

    MARAVILHOSO 787,MAGESTOSO E GRANDIOSO,PARABENS.LUIZ MENDES

  • LUIZ MENDES:

    ADOREI O NOVO BOEING 787,EU JA SOU APAIXONADO PELO 777,AGORA FIQUEI ENCANTADO COM O 787[BELLO,MARAVILHOSO E SUPERACABAMENTO],BELISSIMO AVIAO.PARABENS A TODOS DA BOEING.ADORARIA UM DIA ESTA VOANDO NO 787,UM SONHO REALIZADO.OBRIGADO,FELICIDADES.ABRAÇOS.LUIZ MENDES.

  • Rodrigo:

    Quanto sai a classe A ?

    Economica ninguém merece mais.

  • paulo jose signoretti:

    pensando melhor; quando voarie em um desses e na first class ? ? ? chega de economica, ninguem merece ! ! !

  • paulo jose signoretti:

    quando voarie em um desses ? ? ? . . .

  • gargwlas:

    bom.. o designer basico (tubo central com asas) ainda permance..

    e falta (sempre) um dispositivo de segurança para os passageiros no caso de queda… multi paradaquedas e air bags embaixo… isso nao seria realmente um desafio para esses caras, principalmente para a boeing que esta fazendo as naves espaciais do projeto Orion, know how ela tem.

  • Fabio Melo:

    Realmente agora é o avião depois desse só o a380 mais mesmo assim a Boeng é a pioneira THE BEST!!!

  • Mikas:

    Mais um sucesso da boeing visto preocuparem-se muito com os combustiveis fósseis. Estou de acordo um pouco com o Silvio mas isto tudo é uma questão de marketing eles não podem fazer tudo de uma vez senão depois ficam sem nada para vender. é muito viável também visto ser mais leve e economico a envergadura da aza permite mais sustentação evitando assim o maior esforço dos reactores, o que poupará o combustivel em pelo menos 20%, valores esses garantidos pela boeing, e quanto ao carbono e ao titânio, já deveriam ter inventado um avião assim mais cedo, devido a sua durabilidade e resistência, ao contrário do que diz ali o nosso amigo Frantivol. Obrigado e gostei do site.

  • marquinhos da bahia…:

    aii esse aviaum é muito lindo adorei ele… qero q algumas empresas brasileiras adiquira um dele o boeng 787;; viajo sempre no 747-800 qero q essa mesmo empresa adiquira um deles…

  • antonio mesquita:

    eu sou amante da aviacao desde pequeno sempre admirei a aviacao eu fico muito feliz que aviacao mundial ta melhorando ate mesmo pq eu viajo muito pra todos os lado do mundo eu gostaria muito de viajar neste novo aviao da boeing sou fatico pelos aeronaves da boeing eu tambem gostaria que a boeng faria o maior aviao do mundo muito melhor que airbus gostaria que vceis mandace duas passagem pra eu e minha esposa voase nesta linda aero nave tao fantastica sou resem casado e vivo em las vegas e tambem sou atleta se vceis quiserem me patrocinar eu adoraria esta boa ideia

  • billokidids:

    Qe isso Julio? kkkkkkk
    Deixe o moço se “ixpreçá”.

  • julio:

    esse arlei é um anarfa de primêra

  • arlei gama:

    oque esse e um a verdadeira maravilha e muito bonito e bem feito se augem fala mau e dispeito o e ivejoso esse e tudo de bom feliz e quem tem codissao de anda em um desse vc estao de parabeis

  • Plínio Thalles:

    Além de tudo citado acima, este avião no caso irá até mesmo diminuir os casos de acidentes aéreos. Será uma grande revolução na aeronáutica

  • Juka:

    Esse avião promete ser uma “revolução” mesmo: a promessa é inovar em tudo, desde os materiais de sua composição como disse o texto, o acesso irrestrito de internet durante o vôo (imagine acessar a net em cima do atlântico) e o uso livre de celulares, o que nos aviões de hoje é proibido (nem o Nintendo DS é permitido) devido ao suposto risco de queda (apesar de não haver comprovação científica de que isso seja verdade) até o design do avião e das asas em si, que estão inclinadas. Parabéns pela matéria.

  • frantivol:

    É preciso ver se não se “desmanchar” no ar, já que é feito de fibra de carbono, que parece um material plástico, leve, mas que sofre erosão pelo tempo!!!!!

  • silvio:

    Interessante, não sei se os designers da aviação são burros ou se fazem de burros. Aí vem mais um avião visando “redução de combustivel”. Atualização de frota, segurança das pessoas, modernização, eliminação de combustiveis fosseis, nada disso se fala. Quer dizer que se gasolina abundasse ainda estariamos voando em C-47?
    Onde fica o valor a vida?
    Porque nenhum desses aviões vem com tecnologia de air-bag-boias na barriga e para quedas no topo, que já existe e já foi testado com total sucesso? Além das fuselagens emborrachadas da barriga pra evitar fagulhas em pousos forçado quando ha falhas de trem de pouso.

    Até quando seremos estupidos?

  • diego:

    gostei deste avião muito bom mesmo !!

  • Leo:

    como eu tenho medo de avião, podem lançar o 787, 788, 789 …. e 999, ou melhor podem voltar até o 666.
    e eu fico em casa cantando Belchior.

  • Anderson:

    Muito bonito!

  • Alexandre Schneider:

    aviao realmente legal,mas pelo que vejo,somente para a primeira classe,mas a segunda me parece meio que desconfortavel….

  • Raul:

    $10 a passagem ?

Deixe seu comentário!