Faça em casa o curioso ferrofluido

Por , em 27.09.2009

ferrofluido
Ferrofluido

O ferrofluido é uma substância muito interessante, formada por partículas de ferro suspensas em óleo. Ele é utilizado para selar hermeticamente buracos em máquinas, e também para resfriar caixas de som, por exemplo, além de várias outras aplicações. Mas o interesse doméstico no ferrofluido existe porque a substância causa efeitos visuais incríveis quando entra em contato com um imã.

As partículas de óxido de ferro presentes no líquido se ligam fortemente às moléculas de óleo, impedindo que o ferro e o líquido se separem. Quando entram em contato com um campo magnético, as forças presentes no ferrofluido “lutam”: o ferro quer se aproximar do imã, enquanto o óleo fica no lugar. Essa disputa por um lugar cria picos na substância.

O ferrofluido pode ser comprado, mas é extremamente caro para ser usado para simples diversão em casa. Por isso, vamos ensinar um meio caseiro para produzir o ferrofluido. Não deixe de nos contar a sua experiência depois!

Para fazer o ferrofluido:

  • 500 ml de acetona
  • 10 fitas cassete ou 4 fitas VHS
  • 5 ml de óleo de cozinha
  • Um imã

Primeiro, você precisará destruir as fitas, então tome cuidado para não escolher a fita com as gravações do seu casamento, por exemplo. A experiência utiliza apenas a fita flexível.

Depois, coloque as fitas dentro de um balde com a acetona e espere por algumas horas. Para que a acetona não evapore, tampe o recipiente.

O próximo passo consiste em separar o óxido férrico do líquido da acetona. Embrulhe o imã com um papel e passe no recipiente, coletando o ferro e colocando em outro lugar.

Misture o óxido férrico separado com o óleo, e pronto! Use um bom imã para ver os efeitos visuais do ferrofluido e divirta-se! [PopSci via Gizmodo]

38 comentários

  • Andre Brum:

    🙂 Pó de tonner+oleo de cozinha.

  • Zeus Lan House – Angra dos Reis « Faça em casa o curioso ferrofluido | Grupo Olímpicos:

    […] Fonte: Hype Science […]

  • Edinaldo vieira:

    Ola amigos! eu ainda não fiz essa experiencia! mas só estou trazendo uma sugestão pra resolver de vez o problema de falta de oxido de ferro! é o seguinte, não precisa tanto trabalho pra conseguir o oxido, alem de ja ser encontrado em algumas lojas de ferragens, vcs podem optar em conseguir retirando com um pincel e um jornal , pincelando em um portão enferrujado do vizinho em dias de Sol , ou em carros velhos! após recolher o oxido de ferro de portões ou carros , vira com impurezas, sujeiras e ferrugens grossas; ai vc coloque tudo em uma vasilha com água, coe com um pano dimaneira que só passara o oxido fino no pano , coloque para secar em lugar que não vente rsrsrsr e pronto é só fazer sua experiencia; mas eu prefiro comprar pronto rsrsr, da muito trabalho ! espero ter ajudado !

  • elivelton ferreira costa:

    vol fasser um tambem, tirar 10 em ciencia

  • Nice:

    Gente, tentei fazer o ferro líquido com o VHS mas não deu certo. Daí eu vi que o bombril se ionizava-se com o imã, aí queimei o bombril no fogão (sujou tuudo!), depois ralei ele com um ralador e misturei com óleo de cabelo, pq óleo de cozinha tinha um cheiro muito forte, e surgiu o ferrofluído. Obs:o bombril tem que ficar uma “farinha” pq senão dica difíl de se movimentar no tubo. (Y)
    É muito divertido & me garantiu um 10 em física! #fikadik bjs

    • Kazumi:

      Olá, gostaria de saber quais dados foram possíveis serem coletados para a realização do seu experimento em física.

  • Giovana:

    Obrigado, só achava o ‘modo de fazer’ em ingles ;D
    muito legal! vou fazer isso para um trabalho de ciencias

  • Prof.pardal:

    adorei os comentários aqui postados,mas eu acho que vcs deviam fazer um vídeo em português passo a passo mostrando como separa a acetona do oxido de ferro

  • Renan Matos:

    Pocha, Fiz Igual Ta La Em Cima
    Misturei a Acetona Com as Fitas e Deixei Por 6 Hrs, Mais Nun Deu Em Nada

  • carlinho:

    fiz a experiencia mas não coseguir dissolver a fita com acetona , estou experimentando com thinner , sera que vai dar certo?

  • Sérgio Mazucato:

    Fiz aqui, e até que deu certo, … o problema principal é conseguir diluir o ferro no óleo, no óleo de cozinha que eu usei não deu certo, o ferro permaneceu precipitado.
    Mesmo assim da um efeito bom.
    Boa sorte.

    Sérgio Mazucato – Engenharia Elétrica – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

  • ROBERTO GAMBARO:

    OLA DAVI, OUVI DISER QUE COM PÓ DE TONER DE IMPRESSORA, FUNCIONA MELHOR POIS ELE TAMBEM É MAGNETICO, SABE DE ALGO?

  • Davi:

    Ae gente fiz aqui em casa e em 1hra cosegui dissolver a fital.

    è só vcs poegarem a fita ( a parte elastica) tiral e colocar com uma acetona chamada butterfly da certo fiz hj.

    Postem o resultado heim

    Até se tiverem mais duvidas postem ai que se eu souber eu respondo

    😀

  • Balneario Camboriu:

    Acho mais fácil comprar (tá bom, sou preciçoso) o ferrofluido, até mesmo não sai caro. Achei pra vender no ML.

  • mario:

    OBS2 NUNCA TENTE AQUECER A ACETONA COM A AGUA NUMA PANELA NUM FOGAO FATALMENTE SE QUEIMARA. USE UM RABO QUENTE PARA MANTER A AGUA SEMPRE AQUECIDA. A AGUA OXIGENADA A QUE ME REFERIA ANTERIORMENTE NAO É 50 % E SIM 130% SIMPLIFICANDO CARO WAWA PRIMEIRO FERVE A FITA COM AGUA OXIGENADA E APOS MISTURA COM ACETONA QUENTE MEXE COM UMA COLHER E SEPARA O OXIDO COM UM IMA

  • mario:

    Ola amigo wawa eu tambem estava ainda desenvolvendo o metodo,mas consegui sim extrair o oxido ferrico vou te dizer como se faz: retira toda fita e de preferencia a somente a fitas de vermelho claro nao a aquelas escuras,explicarei mais tarde. Faz se um punhado dessa fita e coloca dentro de uma lata com agua oxigenada a 130% em pouca quantidade e poe para ferver em um local aberto por causa da fumaça que vai fazer com um objeto va amassando a mistura ate começar a parar de sair a bendita fumaça e ai entao pegue essa substancia misture com acetona pura.(a mistura com agua oxigenada seguida de fervura provavelmente é para que aja a oxidaçao de alguma camada que proteje o oxido ferrico.as de cores mais negras devem ter uma substancia mais forte>)misturando com a acetona coloca se a mistura dentro de um recipiente separado numa panela de agua quente mais ou menos 90 centigrafos ai entao com uma colher va amassando a mistura e logo depois separe a acetona e passe um ima este ima ira separar o oxido da mistura (lembrando que o ima deve estar dentro de um pacote plastico para para ficar mais facil a separaçao.) quero dizer tambem que deve haver um oleo especial para misturar essa substancia pois tentei com oleo de cozinha e nao deu muito certo,mas se souber de algum jeito diferente me avise quero saber que tipo de oleo é proprio para isso, ja que o oxido ferrico obtive com sucesso.Um abraço a todos voces

  • wawa:

    amigo, só não entendi a parte que vc fala em lavar a mistura depois de fervida.

    se pega as fitas, 500ml de agua oxi50%, se ferve este mistura, e depois como se lava a mistura da fita com aguaoxi?

  • mario casprechem:

    achei a soluçao para separar a ferrite das fitas k7, basta comprar agua oxigenada a 50% e que é mais barrata que a acetona e que realmente separa o material magnetico do poliester para isso basta por para ferver a mistura de agua oxigenada com as fitas k7 que ai sim é liberado o material magnetico porem nunca deixe passar muito do ponto pois é uma mistura muito oxidante e pode pegar fogo ai é so lavar depois a mistura com a agua comum e deixar que a ferrite se deposite no fundo e separar com um ima. Da muito certo. O ima mais indicado é o de neodimio que se compra no mercado livre, um ima de neodimio de tres centimentros levanta mais de quinze quilos de peso.

  • Renato Trimegisto:

    Qual a quantidade criada aproximadamente?

    E sobre separar os dois produtos, acho que o imã “puxa” o ferro do liquido pra ele, e fica preso no papel/plastico que você coloca em volta do mesmo, depois é só levar esse imã enrolado que agora está cheio de ferrofluido e jogar em um recipiente e ir fazendo isso até não sobrar nada ~~

  • Igor:

    Que maneiro!
    Realmente gostei, essa ação do ímã !
    Muito legal mesmo..

  • Eduardo:

    Eu também tentei fazer e deixei mais de 24 horas as fitas na acetona e não aconteceu nada!
    E também a parte de separar o oxido ferrico da acetona…eu teria que passar o ima embrulhado no papel dentro da agua ou só perto da superficie?

  • mario casprechem:

    eu tambem estou tentando dissolver as fitas magnetica mas por enquanto nao consegui nada, ai entao pesquisei na internet qual e o material e descobri que se trata de polietileno e este so se dissolve em gorduras e solventes aromaticos (ex benzeno) acima de 60 graus e nao se dissolve na maioria dos solventes (CLOROFORMIO E TALVEZ ACETONA) mas continuarei tentando se souber de algo postarei aqui

  • mario casprechem:

    muito interessante gostei muito só que tem um problema que tipo de oleo utilizar pois tem varios tipos com diferentes densidades,e se o oleo usado para fritura da certo e se a acetona tem que ser pura para dissolver o material plastico das fitas

  • DinhoGaus:

    Não esquecer que ao colocar as fitas dentro do recipiente, o mesmo deve ser tampado para a acetona não evaporar!!!
    Vou tentar fazer com as fitas da familia, porque me dão vergonha!!!hehhehehe

  • Daniel P.:

    Muiiiito Maneiro!!!!!!!!!!!

    Vou fazer ele aq em casa!!!!!!!!!

    E Depois posto os resultados!!!!

    Abraços…

  • Lucas Assis:

    As fitas k7 que você consegue extrair o ferro com acetona, são as fitas com “Ferro Extra”. Já testamos esse tipo de coisa e na outra fita, quase nada se desprendeu, mesmo com acetona pura.
    Lembrem também que não será possível chegar a um fluido como o do vídeo! Mas dá pra ver as propriedades magnéticas e as linhas de campo!

  • eduardo:

    Isso funciona mesmo?… como diriam as colegas de trabalho do Silvio Santos: “só acredito vendo”… kkkkkkkk

    Rola um passo-a-passo prático ae pra galera…

    Parabéns pelo site… eu visito todos os dias…

  • Peter Limer:

    Não brinquem com acetona , pois é extremamente ( INFLAMÁVEL ) A BAIXA TEMPERATURA e é volátil . Boa sorte ! vc vai precisar.

  • Sheila:

    Muito interessante, para alguém que faz curso de química como eu é maravilhoso ver matérias assim.

    Parabéns

  • Alberto:

    Com mistura de pó de ferro e óleo é possivel se fazer um amortecedor controlado eletricamente. Sua fluidez pode ser controlada.

  • Brown:

    ola, eu tentei fazer mais nao deu certo, a acetona junto com as fitas em um recipiente e deixei la tem quase 24 hrs nao aconteceu nd

  • Leandro:

    será que dá pra usar com um imã de altofalante?

    • Prof.pardal:

      sim da fica ate menhor os efeitos tentem
      mas e melhor faze o ferrofluido com toner

  • AtomicBlue:

    Ah, não entendi muito bem a parte de separar o óxido férrico da acetona…

  • AtomicBlue:

    Surpreendente o efeito. Se não der tanto trabalho, vou tentar fazer.

  • claudio:

    Embrulhe o imã num papel e passe no recipiente, coletando o ferro e colocando em outro lugar!

    Como assim? Não está claro essa parte! Alguém sabe como fazer?

  • Eduardo:

    Muito legal. Vou caçar uma fitas velhas aqui em casa e tentar fazer algumas “obra de arte” ahaha.

  • Pedro:

    CaralEooooooo!
    Que maneiro, vou fazer hehehe^^
    Maneiro mesmo!!!

Deixe seu comentário!