10 características que distinguem os seres humanos

Publicado em 10.11.2009

Humanos são animais incomuns em todos os aspectos imagináveis, aqueles que mudaram a face do mundo ao nosso redor. O que nos torna tão especiais quando comparados ao resto do reino animal? Algumas coisas desta lista certamente irão te surpreender. Se você gostar desta lista, certamente irá adorar os 10 Mistérios sobre você e os 15 Extraordinários fatos sobre o corpo humano.

1. Cérebros extraordinários

humano

Sem dúvida, o traço humano que mais nos distingue do reino animal é o nosso cérebro. Seres humanos não têm os maiores cérebros do mundo – estes pertencem às baleias macho. Nós também não temos o maior cérebro em relação ao tamanho do nosso corpo – os cérebros de muitos pássaros correspondem a 8% do peso de seus corpos, enquanto que o cérebro humano é responsável apenas por 2,5¨% do nosso peso. Contudo, o cérebro humano, pesando somente cerca de 1,5 kg quando cresce totalmente, nos dá a habilidade de raciocinar e pensar além da capacidade dos outros componentes do reino animal e nos dá a possibilidade de realizar trabalhos como os de Mozart, Einstein e de muitos outros gênios.

2. Postura ereta

humano

Os seres humanos são originais entre os primatas devido a forma de andar inteiramente vertical, sendo esta a nossa principal modalidade de locomoção. Isso possibilita que as nossas mãos sejam usadas apenas como ferramentas. Infelizmente, as mudanças feitas em nossa pelve para nos mover sobre dois pés, em combinação com bebes com grandes cérebros, torna o parto humano o mais perigoso comparado com os demais do reino animal. Há um século, o parto era uma das principais causas de morte entre as mulheres. A curva lombar na parte traseira, que nos ajuda a manter nosso contrapeso enquanto nós ficamos em pé ou andamos, pode nos deixar vulneráveis a dores e tensões.

3. Poucos pêlos

humano

Nós parecemos nus se nos compararmos com nossos primos mais peludos, como os macacos. Surpreendentemente, uma polegada quadrada de pele humana possui em média possuí tantos folículos de produção de cabelos quanto outros primatas ou até mais. A diferença é que os seres humanos possuem frequentemente apenas cabelos mais finos, curtos e leves.

4. Mãos

humano

Ao contrário do que diz as concepções populares, os seres humanos não são os únicos animais a possuir os polegares opostos – a maioria dos primatas também tem. O que nos torna originais é a possibilidade de flexionar nossos dedos dobrando ou fazendo um formato de anel. Isto dá aos seres humanos um aperto poderoso e uma destreza excepcional para segurar e manipular ferramentas.

5. Discurso

humano

A laringe, ou caixa de voz, fica mais abaixo da garganta nos seres humanos do que nos chimpanzés. Os antepassados humanos evoluíram esta laringe há aproximadamente 350.000 anos. Nós igualmente possuímos um osso original chamado hióide, abaixo da língua, que não está unido a nenhum outro osso no corpo e permite que nós articulemos as palavras ao falar.

6. Roupas

humano

Os seres humanos podem ser chamados de “macacos despidos” mas a maioria se veste, o que nos faz uma exceção se fizermos uma comparação com outros animais. A única exceção que se dá é quando fazemos roupas para outros animais. O desenvolvimento das roupas influenciou no desenvolvimento de outras espécies – o piolho de corpo, ao contrário de todos os tipos restantes, adere-se à roupa, não ao cabelo.

7. Fogo

humano

A habilidade humana de controlar o fogo traria uma semelhança do dia à noite, ajudando nossos antepassados a mundo sem escuridão e mantendo os predadores noturnos distantes. O calor das chamas ajudou os povos a permanecerem mornos no tempo frio, nos permitindo viver em áreas mais frescas. Naturalmente, começamos a cozinhar. Inclusive, alguns pesquisadores atribuem a redução do intestino e dos dentes humanos à possibilidade de cozinhar – uma vez que eles ficam mais fáceis de mastigar e digerir.

8. Ficar corado

humano

Os seres humanos é a única espécie conhecida por corar. Darwin diz que esse comportamento é a expressão mais peculiar do ser humano”. Ainda permanece incerto o motivo das pessoas ficarem coradas. A ideia mais como é de que as pessoas que ficam coradas, são honestas, beneficiando o grupo de um modo geral.

9. Infância longa

humano

Os seres humanos devem permanecer no cuidado de seus pais durante mais tempo que outros primatas. A pergunta se transforma em “Por que?”, uma vez que faria mais sentido a evolução ser mais rápida para se terem mais crianças. A explicação possível é que por termos cérebros mais capazes, se faz necessário um maior tempo de estadia com os pais para crescer e aprender.

10. Vida após a reprodução

humano

A evolução biológica existe para maximizar a reprodução e não longevidade. A maioria dos animais se reproduz até morrerem. Porém, as mulheres podem sobreviver muito tempo após ter cessado a reprodução. Isso pôde acontecer devido às ligações sociais observadas entre os seres humanos – nas famílias grandes, os avós podem ajudar suas famílias por muito tempo depois que eles deixaram de poder ter crianças.

[Fonte: Live Science]

Autor: Shenara Pantaleão

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Do jeito que está indo as coisas o ser humano começou a regredir …..faço um teste básico coloca um primata a cuidar de um depósito de dinheiro ele pode até brincar com umas notas mas jamais vai roubar ou desviar algum valor para uso pessoal.Depois dizem que os humanos são especiais….

    Thumb up 6
  2. todas as pessoas sao diferentes com pensamentos diferentes e ninguem do mundo eh igual

    Thumb up 9
  3. sim… somos especialmente desnecessários.
    mas que ideia… 10 coisas que tornam os seres humanos especiais??? queres 100 que os tornam especialmente merdosos??

    Thumb up 6
  4. Em primeiro lugar, em Biologia evolução não significa melhoria, apenas mudança. Segundamente, como a lei da seleção natural diz: “só os mais aptos sobrvivem”, traduzindo: todos os organismos vivos estão no mesmo nível por que sobreviveram, logo o homem não é superior a ninguém…

    Thumb up 15
    • sim, mas isso ñ quer dizer q ñ possuímos nada de diferente.
      podemos estar evoluindo da forma primordial o mesmo período de tempo, isso ñ quer dizer q tds os seres tem o mesmo nível de adaptação, alguns sobrevivem em um único tipo de ambiente enquanto outros conseguem se desenvolver em diversos.
      o homem ñ é o centro do universo, ñ quer dizer q ñ possamos ver nada de especial em como somos, apenas é um erro menosprezar outros seres vivos como inferiores, já q em diversos fatores eles podem nos superar e em outros ñ.

      Thumb up 0
    • Jéssica,
      E quem disse que ‘mudança’ não é ‘melhoria’? Só os mais aptos sobrevivem porque evidentemente são os melhores. A própria capacidade de adaptação já é um indício de que o ser é melhor ou se tornou melhor. O erro está na verdade no conceito do que seja ‘melhoria’. Dizer que o homem não é superior a ninguém é no mínimo uma meia verdade. Em muitos aspectos o homem pode ser considerado superior a outros animais e em vários outros aspectos, inferior.

      Thumb up 1
  5. Matéria mais ou menos! Deixou á desejar.
    Quanto aos comentários, sempre existem pessoas que dizem que os animais são mais inteligentes, etc. etc. , isto é somente retórica e uma forma de dizer algo que não tem sentido. Se esquecem que a cada segundo de nossas vidas utilizamos algo que os Humanos desenvolveram em sua constante busca por conhecimento e que não dá prá deixar de ter nos dias de hoje, se alguém disser o contrário, estará mentindo.
    Quanto á Natureza em sí, faz parte o aparecimento e desaparecimento de seres vivos, em geral, pela própria evolução, dos seres e do próprio universo, haja visto que TUDO é transformação, sempre. Já diziam: “…Nada se cria, tudo se transforma”.
    Quando á transformação de nós, Humanos, vale buscar respostas se estamos sozinho no Universo. Somos todos semelhantes, mas com diferenças palpáveis: branco, preto, alto, baixo, orientais, inteligentes, não tanto, etc.
    Existe um Criador acima de tudo e de todos. É dele a palavra final. Mas cabe á nós sermos merecedores de nos aproximar mais e mais Dele.
    Enfim, acredito na evolução Espiritual, a única que possui as respostas mais corretas para os fatos da vida em nosso dia-á-dia!
    De onde vimos, prá onde vamos: Para mundos melhores, quando formos aptos.

    Abraços.

    jpaf/2009.

    Thumb up 7
  6. “Teoria” de Darwin (Evolução) não quer dizer “algo que não foi comprovado”, e sim um conjunto de conceitos ou idéias sobre algo em específico na ciência.
    Nesse sentido, a teoria de Darwin é FATO.

    Vamos parar com essa ladainha de ser humano arrogante querendo ser o escolhido, o melhor diante da natureza. Nosso tempo aqui ainda é muito curto pra isso.

    Thumb up 12
  7. Nossa! Esqueceram a característica MAIS FUNDAMENTAL que diferencia os seres humanos dos demais animais e que permitiu sermos o que somos: a Faculdade da Linguagem!!!! (ass: linguista decepcionada… rsrsrs)

    Thumb up 6
  8. @Dori

    As idéias de Darwin são teorias,verdade.Mas devemos convir que é uma das teorias mais bem elaboradas de todos os tempos cujo nenhuma outra conseguiu superar até agora.Diante desse fato podemos pelo menos afirmar o seguinte em ralação a teoria da evolução;”se não é verdade é bem provável”.

    Thumb up 4
  9. Não existe essa coisa de animal racional e animal irracional. Ser humano é ser humano e animal é animal. E até onde sei a evolução não passa de uma simples TEORIA. Oara, teoria é teoria. E todo mundo aceita isso como a grande verdade.

    Thumb up 4
    • Em ciência teoria se refere a um fato já com um grande aporte de evidencias q a sustentam, então o certo ñ é dizer q ela ainda é uma teoria e sim q ela já possui o status de teoria.
      Teoria da forma como vc se refere é mencionada como hipótese.
      Existem evidencias arqueológicas suficientes para demonstrar q os organismos se adaptam e se modificam(evoluem) ao longo do tempo, portanto a evolução é um fato comprovado, oq se discutiu é se o mecanismo q promove a evolução seria a seleção natural, q foi a hipótese introduzida por Darwin já q a ideia de evolução ñ possuía nada de novo e já era discutida antes dele, mas mesmo Darwin ñ acreditava q sua teoria era definitiva, comentando q contava com as gerações posteriores para revelar os aspectos q lhe foram impossíveis descobrir. e a teoria da evolução hj em dia engloba diversos aspectos q ñ foram propostos por Darwin.

      Thumb up 1
  10. Eu acho que os animais dito irracionais são muito mais inteligentes ,eles não destroem o planeta .nos humanos ” inteligentes” somos um flagelo neste mundo maravilhoso .

    Thumb up 2
  11. Para Dalila Darwin,

    Essa coisa de termos um ancestral comum é apenas uma hipótese ‘científica’.
    Não realidade não há nenhuma comprovação cabal.
    É muito mais provável que o homem tenha dado origem aos macacos e não ao contrário como alguns pensam.

    Thumb up 3
  12. Hello?! Seres humanos não evoluíram do macaco ¬¬” Seres humanos só tem um ancestral comum a outros primatas. Quanta besteira as pessoas sem estudo falam! Pelamor!!

    Thumb up 4
  13. eu penso que os seres humanos sao a especie modelo do mundo , em todos os sentidos…

    Thumb up 5
  14. Quem disse que os humanos são mais especiais que os outros animais? Quem disse que são mais inteligentes?
    Somos muito hábeis em fazer armas e guerras quando o que mais desejamos é ser felizes.
    Todavia a grande maioria dos homens é infeliz.
    Isso no mínimo é o mais alto grau de burrice sem querer ofender os ‘burros’.

    Thumb up 5
    • Temos muitas coisas de especial.
      O triste fato de q uma grande massa se deixar influenciar por preconceitos, ideias pseudocientíficas, e por charlatões q lhes tomam o produto de seu esforço.
      como espécie e sociedade temos muitos defeitos q precisam ser corrigidos, mas pq olhar apenas para aquilo q é ruim, isso ñ é uma visão do td.

      Thumb up 0
  15. Ainda me pergunto por quê os humanos foram os únicos a evoluírem pra uma mente mais racional… diferente de outros animais.
    É incrível pensar que evoluímos de macacos e que os humanos surgiram a apenas 30 mil anos…
    Eu disse “apenas” porque se observarmos a cronologia evolutiva dos outros animais, nós com toda certeza demos um enorme salto na composição dessa evolução.
    Porém, infelizmente, a maioria de nós não usa “racionalidade” como deveria.

    Parabéns pela matéria.

    Thumb up 3
  16. Mas quem está acabando com a água , ar , florestas , animal , e até mesmo o proprio planeta?

    Ainda acho os animais mais interessantes!

    Mas , otima materia , muito bem explicada!

    Thumb up 6
    • NÃO CONCORDO

      Thumb up 0
  17. Realmente nós humanos somos seres singulares… tudo isso e mais outras coisas que nos fazem tão diferentes… inclusive a de conseguir se relacionar com alguém do outro lado do mundo via Internet.

    Thumb up 4

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dez coisas que tornam os seres humanos especiais « De tudo um pouco… - [...] (Hypescience) [...]

Envie um comentário