Macarrão instantâneo pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava

Publicado em 20.11.2009

miojo

Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. Em três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela. O problema é que quem é adepto dessa comidinha também já deve ter ouvido falar que o produto faz mal, e uma pesquisa recente mostra que o macarrão pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) recentemente analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro.

» Alimento orgânico não é mais saudável, confirma estudo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. No famoso Miojo, o sódio compõe 16% do produto – 0,8 gramas em cada pacotinho de tempero – isso porque a marca foi a classificada com a menor quantidade de sódio. As marcas Qualitá e Piraquê têm 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.

Outros problemas

Produtos deste tipo abusam do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor. O glutamato é conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo, mas tem o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, quimação no peito e sudorese, além de outras reações.

» Mulheres pensam mais em comida que sexo

No macarrão da marca Maggi, a Pro Teste descobriu que o glutamato corresponde a quase 23% da formulação do produto. Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura. O Nissin Lamen, por exemplo, tem 16 gramas de gordura em 85 gramas de alimento, quantidade correspondente a 29% da recomendação de consumo diário.

As marcas avaliadas pela Associação foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica. [Anderssauro, R7: 1 e 2, Imagem]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

81 Comentários

  1. O glutamato monossódico provoca
    mais de cinquenta tipos de doenças,
    inclusive vários tipos de câncer.
    Essa substância, também chamada
    de ajinomoto é adicionada em quase
    todos os alimentos industrializados.

    Thumb up 0
    • Mentira.
      Essa substância, é um aminoácido encontrado naturalmente em diversos alimentos (por ex. o tomate e algumas algas). Seu uso é aprovado pelo FDA, OMS e ANVISA, por ser considerado seguro para consumo. No Brasil, um estudo realizado na UNICAMP, pelo professor Félix Reyes, mostrou que essa substância não provocou danos ao organismo de ratos, reafirmando ser segura para consumo.
      Fonte:
      REYES, F.G. Umami e glutamato: Aspectos Químicos, Biológicos e Tecnológicos. Editora Plenitude, pg…

      Thumb up 0
  2. E mais um detalhe importante é que os temperos do sachê são especiarias que foram TRATADOS POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO, podem ler na embalagem de qualquer produto para ver essa informação.

    Thumb up 13
  3. Além do mais o macarrão instantâneo para por um processo de fritura antes para dar esse aspecto de crocância, podem observar que a água dele fica gordurosa.

    Thumb up 11
  4. o povo como um todo sempre deparam nesses realçadores de sabores…as delícias orgânicas hoje faz parte do passado e custa caro principalmente em grandes metrópolis q. é o corre corre do dia a dia. de certa forma é um alimento sintético como a carne do boi q. compramos no açouge pois ela já vem com anobalizantas de engorda e etc. etc ….

    Thumb up 5
    • Macarrão cabelo de anjo, aquele bem fininho. Fica pronto mais rápido que o instantâneo, além de ser mais gostoso. Só temperar com caldo knorr.

      Thumb up 6
  5. quanto alarde por causa de um miojo, sim faz mal em excesso, como todo qualquer alimento em excesso faz mal ate agua demais podem acreditar, então na vida tudo deve haver um equilibrio ok

    Thumb up 34

Envie um comentário

Leia o post anterior:
agua-g
Cocaína, hormônios e temperos são encontrados na água potável

Você acha que quando...

Fechar