12 sintomas de problemas no coração

Publicado em 28.01.2010

BAD_charity_heart

Por que o índice de mortes por doenças cardíacas é tão alto? O palpite de especialistas é que as pessoas são muito lentas na hora de notar os sintomas de problemas no coração e fazer exames, para descobrir se estão doentes e procurar tratamento.

Tudo bem, se você sente pontadas violentas no coração vai direto ao hospital, mas há alguns sintomas que não são tão óbvios ou intensos – e eles podem variar de pessoa para pessoa. Um exemplo é que homens tendo um ataque cardíaco sentem muita dor e falta de ar, já as mulheres se sentem cansadas e enjoadas.

» Porque um coração partido realmente dói?

Justamente porque é difícil entender esses sintomas, médicos alertam: pessoas do grupo de risco (idosos, obesos, fumantes, diabéticos ou pessoas que tenham outros casos de problemas cardíacos na família) devem ir para o hospital se sentirem uma pequena queimação no coração ou, por exemplo, uma dor muscular muito forte, em vez de esperar que o sintoma vá embora.

Confira nessa lista mais 12 sinais de problemas cardíacos que não devem ser ignorados:

1. Ansiedade – o ataque cardíaco pode causar ansiedade e medo. Pessoas que já tiveram a experiência de um ataque cardíaco comentam que sentiram como se o apocalipse estivesse próximo.

2. Desconforto no peito – dor no peito é o sintoma mais clássico, mas nem todos os ataques cardíacos causam dor. A dor geralmente é localizada um pouco mais a esquerda do centro do peito e é comumente descrita como “um elefante sentado no peito” e, mais raramente, como pressão ou como “peito estufado”. E, no caso das mulheres, elas podem sentir queimação.

3. Tosse – uma tosse persistente pode ser um sintoma de falha no batimento cardíaco, que pode resultar em acúmulo de líquido nos pulmões.

4. Tontura – o ataque cardíaco pode causar tontura e até mesmo desmaios. Isso vem das arritmias cardíacas, uma mudança brusca no batimento, ou uma aceleração muito grande do pulso.

5. Fatiga – acontece especialmente entre as mulheres. O cansaço constante pode ser um sintoma de falhas cardíacas. A dica dos especialistas é que você não tente buscar informações na internet nem em livros e vá direto ao médico.

6. Náusea e falta de apetite – não é incomum as pessoas sentirem o estômago incomodar ou vomitarem durante um ataque cardíaco.

7. Dor em outras partes do corpo – a dor pode começar nos braços, cotovelos, no pescoço, na mandíbula e no abdômen.

8. Pulso irregular – os médicos dizem que você não deve se preocupar com uma eventual mudança no batimento cardíaco, mas que um pulso irregular acompanhado de tontura é sinal de arritmia. E arritmias podem levar a ataques cardíacos e morte súbita.

9. Dificuldade de respirar – além de indicar asma ou de obstrução crônica pulmonar, esse sintoma é indicativo de ataque cardíaco.

10. Suor – começar a suar frio de repente é um sinal claro de que você deve ir para o hospital.

11. Inchaço – assim como aumento de peso, acontece porque problemas cardíacos fazem com que os fluidos se acumulem no corpo.

12. Fraqueza – nos dias anteriores ao ataque cardíaco as pessoas sempre dizem sentir fraqueza.

13. Bônus: Impotência – Disfunção erétil pode ser sinal de problema cardíaco, já que a boa circulação do sangue é fundamental para uma ereção.

[WebMD]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

428 Comentários

  1. Olá, estou sentindo alguns destes sintomas e o mais forte é a queimação no coração, bem mais para o lado esquerdo, após o músculo peitoral, já na costela. Na hora da queimação eu coloco a mão lá e sinto o coração bater rapidamente. Quando estou irritado, nervoso, ou fazendo alguma atividade física intensa como uma relação sexual sinto a queimação. Já marquei consulta para a semana que vem. Vamos ver se estou com o pé na cova ou não. Quem sentir sintoma similar se puder me envie informações. Obrigado.

    Thumb up 12
  2. eu fiz a pesquisa sobre problema cardiáco as porque estou com alguns sintomas parecidos com esses ,pra tirar minha duvida resolvi pesquisar. agora vou tirar minhas divida com medico cardiologista obs pela a enformacôes.

    Thumb up 9
  3. Em vez de estarem a fazer aqui essas perguntas, deveriam procurar um médico… esse sim poderá examiná-los, prescrever exames e análises, para poder identificar-vos algum problema… ou se existirá algum problema… :)

    Thumb up 15
    • pois tem gente que gosta de pesquisar antes ok -_-

      Thumb up 9
  4. gente meu caso eu sindo pontadas no peito mais n é tao forte !
    tambem quando eu faco muito polichinelo eu fico com pontadas mais fortes e dor na barriga !!!!

    Thumb up 14
  5. A merda de ler essas coisas é que a gente começa a sentir todos esses sintomas. Mas pra que se apressar se todos iremos morrer de parada cardíaca um dia?

    Thumb up 24
  6. Só lembrando…”PODE SER”…não significa que necessariamente É…problemas de Pânico, transtorno de ansiedade, dentre outros males na grande maioria das vezes são causados por nossa cabeça…antes de fazer um auto diagnostico vá ao médico, se ver q não há nada no físico, trate o mental!

    Thumb up 19
  7. Tenho 21 anos a pouco tempo venho sentindo formigamento no braço esquerdo , e meu coração dispara de vez em quando como se tivesse levado um susto sinto falta de ar logo após uma queda de pressão,gostaria de saber se devo me preocupar….e procurar imediatamente ajuda médica…

    Thumb up 46
    • Acho que você sabe que sim.

      Thumb up 9
  8. ja faz algum tempo que eu sinto muitas dores no meu peito mais isso so acontece quando eu sofro algum movimento brusco ai vem a falta d ar as dores no peito um engasgo q nao passa o q sera isso ehh ja fiz um eletrocardiograma i nele diz q eu nao tenho nada no meu coracao sera q eu devo realmente confiar?

    Thumb up 31
  9. Eu tenho 32 anos…e um tempo atrás senti uma dor no peito muito forte…depois me apareceu uma tosse que já esta á 2 meses e o médico falou que é tosse cardíaca…Que esta correndo um líquido no coração que isso não é muito bom!!!! Estou com medo.

    Thumb up 25
  10. hola, tenho uma duvida pessoal se alguém puder me ajudar, fiz vários testes pra ver meu coração o ultimo a uns 2 anos nunca tive nda, porem ando sentindo uma dor chata no lado esquerdo, jogo futebol duas vezes por semana e agora iniciei atividades física em uma academia, mas o detalhe que quando estou fzdo atividades físicas não sinto nada de dor, mesmo assim estou um pouco preocupado isso e normal?

    Thumb up 32
  11. Ola tenho 19 anos e a uns 2 meses sinto dores no peito um pouco abaixo do peito essa semana pra tras me deu uma mt forte mas n e bem no peito e abaixo dele um pouco mas pras costelas e eu ja avia sofrido um acidente um carro bateu em min e quebro minha Clavícula mas eu ja to bem da mesma e eu ja tive sopro quando pequeno posso ter algum problema cardiaco ?

    Thumb up 52
  12. Eu tenho 29 anos e tenho umas dores estranhas no peito,as vezes parece que treme,outras um aperto parece que me sufoca,gostaria de saber se devo me preocupar com isso.

    Thumb up 79
  13. Outra. A Phillips fabrica um AED desfribrilador cardíaco usado em emergências de ataques do coração. Portátil, uma maletinha vermelha de 30cm, e de fácil uso. Apenas abrir a maletinha que tem instruções sonoras de como proceder, do tipo: deite o fulano, abra a camisa e coloque o pad azul no lado direito do peito e o pad vermelho no lado esquerdo. Em seguida aperte o botão que dará o choque.Repita se necessário. Nunca precisei utilizar mas parece eficaz o bastante que em alguns países é tão difundido que encontra esses aparelhos em entradas de edifícios de escritórios, shopping centers, fabricas e ate mesmo táxis oferendo o atendimento.

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ovulos
Mulheres perdem 90% dos óvulos até os 30 anos

Cientistas descobrir...

Fechar