
Impressão artística sobre como seria a aparência da morte do universo
Carros ficam sem gasolina, estrelas ficam sem gás e galáxias são engolidas por buracos-negros. Enquanto isso o Universo e tudo o que há nele está acabando, ficando “gasto”. E pesquisadores descobriram que, na verdade, o Universo está 30 vezes mais gasto do que os astrônomos imaginavam.
Cientistas conseguiram calcular a entropia do Universo. Caso você não se lembre de suas aulas de física e química, entropia é a quantidade de energia que pode ser extraída de algo ou de um sistema – por exemplo, podemos medir a eficiência de um motor, quanta energia um combustível fornece ou, nesse caso, a desordem de um sistema.
Usando o tamanho e a quantidade de buracos negros conhecidos, os pesquisadores descobriram que o Universo contém 30 vezes mais entropia do que eles imaginavam. A descoberta também aponta que, por mais que galáxias, estrelas e tudo o mais que há no Universo contribua para a entropia e a desordem, são os buracos-negros supermassivos que são os maiores responsáveis.
Segundo os cientistas, essa descoberta tem fortes implicações na nossa vida e em uma possível vida extraterrestre. O Universo começou com uma entropia baixa e, de acordo com a segunda lei da termodinâmica, essa entropia foi aumentando desde então. Agora o próximo passo é descobrir a quantidade de energia disponível em vários cantos do Universo para calcular se, com essa quantidade de “combustível”, a vida é possível. [Science Daily]



tudo teorias nada de fato, se não for assim então quer dizer que o universo é finito??????????? nem sabem se existi vida fora do planeta, e vida quero falar inteligenti, vão saber de fim do universo ahhh mas váá! E outra pode vim dizer que vivem estudando que estudam 50 anos estes cientistas tudo bem muita coisa eles acertam outras é pura teoria, deduções mais como são cientistas publicam estas bobagens!
atoóóron quebra pau ciencia x religiao
pena q não dá pra conciliar ainda ambos, talvez fosse mais util do q ficar de mimimi
enfim
entom a culpa é dos buracos negros?
EU SABIAAA
rsrsrs
brincadeira,
não sou conhecedora de fisica, minha área é História, entom se a pergunta for idiota relevem
mas tem a entropia a ver com uma outra teoria, a dos anti-universos?
pq já li sobre os buracos negros serem formados de anti- matéria e talz
again, sou leiga master nesses assuntos, mas como boa nerd q sou, procuro tentar conhecer^^
e sim, Cosntantino juntou os escritos da Bíblia, e sim, foi escrito na linguagem da época, pq uma coisa chamada contexto impediria mesmo os mais letrados de escreverem c termos e idéias de hoje (eram profetas, mas não tão visionários assim ^.~)
a fé não se atém a fatos e boatos, eu creio no meu Senhor Jesus Cristo, como creio que os ETs fizeram Macchu Pichu, como tbm espero, para o bem do universo, q jah tenham povoado os lugares com “combustiveis” no universo (magina mais gente fora da Terra? MEDOOOO)
se sou louca, me internem xD
Rafael, eu tenho impressão que o que você afirma não está de acordo com a realidade. Até onde eu sei:
1. o Universo tem entropia. Justamente por ser um sistema fechado e um Universo onde toda a energia acaba se transformando em calor, que é dissipado, sem aproveitamento.
2. o Universo pode ser eterno ou não, a princípio parece que ele é eterno. A “morte” a que se refere o artigo é o Universo chegar em um estado em que não é mais possível haver vida nele, já que a vida depende de um desequilíbrio de energia (por isto a gente precisa comer e beber).
3. não existe “física clássica euclidiana”. Euclides foi um geômetra, e autor do mais famoso livro de geometria da história, o famoso “Elementos”. E quando se fala em “Física Clássica”, está se falando da Física Newtoniana, estabelecida por Isaac Newton, no século 17. Aliás, um modelo pelo qual o Universo seria eterno e estável.
4. o Universo ser ou não eterno não rompe física alguma. Esta é apenas uma hipótese que faz parte do modelo de Universo da física moderna. Fazia parte da física de Newton, e faz parte de vários modelos cosmológicos.
Claro, eu posso estar errado, e se voc~e souber mais do que eu, por favor, aproveite este espaço e esclareça as fontes da sua saíência, para que eu possa aprender também. Não há nada pior do que não saber, e achar que sabe, não acha?
O universo não tem entropia, Ele é eterno, com força infinita. Esse conceito rompe de vez com a física clássica euclidiana.
_stratus, muitos pensam exatamente assim como vc mas pena será quando perceberem tamanha falta de raciocinio, pensando conhecer demais, mas isso em nada importa como ja disse existem aos milhares pensando conhecer td,embora não gastam tempo tirando prova de absolutamente nada.
O problema é que cristãos são muito burros. Não sabem ler seus textos sagrados e os entendem literalmente. Assim, acabam dando asas a imaginação e fazendo surgir idiotices como o criacionismo e pensar que na bíblia se falava de física quaântica e termodinâmica.
Os caras nem faziam a menor ideia sobre estes temas. Somente um burro fundamentalista pensaria que a bíblia trata de temas científicos.
Biblia não é um compêndio científico e nem traz a verdade sobre nada. Apenas demonstra como e no que pensavam homens da idade do bronze a fim de explicar a natureza que os circundava.
É só.
_O entendimento só é dado a quem procura, só encontra quem busca, esta disponível ao alcance de quem quiser, não é obrigado a crer, é preciso antes buscar o entendimento, esta escrito que aquilo que for sagrado tem de ser provado,não adianta ler a biblia como muitos o fazem do início para o fim e do fim para início, pois não é somente lida e sim interpletada, precisa estudo criterioso. para absorver o conhecimento exato.
Como eu havia dito; há na bíblia muitas coisas que somente seram entendida pelos homens no tempo certo.
concordo que acreditar que o homem foi tirado do um bolo de barro ao pe da letra e um jeito inocente de entender as coisas. A bíblia e escrita por parabolas e muita coisa nao pode ser levada ao pe da letra. O significado das parabolas sao revelados por Deus aos homens no tempo certo.
( gargwlas ) em partes eu tabem concordo com vc.
concordo com vcs sobre algumas coisas da biblia.. como nao prefiro me meter nessas coisas prefiro dizer que ela foi escrita para a população de uma epoca.. que nao é a nossa
quanto a quem diz q nao conhece quem nunca pegou pra ler
li a biblia 2 vezes capa a capa
mas assim.. a fé cega de alguns nao sao baseadas em fatos
mas sabe quando a biblia foi juntada em um livro só? duvido que alguns saibam
foi por ordem do imperador constantino para acabar com uma rebeliao crista
agora os imperadores daquela epóca faziam o que bem entendiam… e junte ao fato de ele querer abafar um problema interno no imperio com a escrita da biblia.. tire sua proprias conclusoes
nao descretido a biblia em 100% pq existindo um Deus acredito ter alguma coisa dele lá
agora achar piamente que Deus fez um boneco de barro e assoprou no nariz e deu vida no sentido literal da historia é no minimo ingenuidade
joao Paulo vc esta certo.
para quem diz que a bíblia nao fala a verdade, eu digo que com certeza vcs nunca a pegaram para ler com tempo e atenção. A bíblia e escrita por parabolas e so é dado o entendimento para os que buscam de Deus, ou quando é o tempo de entender.
Nao adianta bater o pé eu fazer careta, a verdade é uma só.
Eu digo com toda certeza sim, pois a Bíblia e a palavra de Deus que foi inaltecida acima de seu nome.
Espero ancioso pelo dia em que toda a verdade for revelada por Deus, e se por ventura as minhas obras nao me derem o direito da vida eterna, eu ficarei feliz em ver a cara de pavor destas criaçoes mau agradecidas que Deus fez.
_Marcos Sousa, digo e afirmo que conhecer é nescessário para um diálogo coerente,pois vejo aqui muitas incoerencias, esta é mais uma, pois leia na sua biblia ou de alguem que tiver, ela ja afirmava que “havia um que morava acima do circulo da terra” na tradução do novo mundo, em outras versões muda um pouco a frase mas mantem o sentido, mesmo assim queriam levar em inquisiçao por estas afirmação no passado pois defendiam que a terra era plana,mas eu tenho certeza que vai aparecer um e dizer que isto foi escrito la após comprovado o fato.Isaias,40:22. a biblia não precisa quem a defenda de acusações tais como ja li aos montes por aqui, fatos falam mais que palavras, o livro mais conhecido e difundido na terra fatos concretos de cumprimentos das suas profecias, até mesmo espalhadada na terra mais que livros considerados sagrados, todas as religiões embora não muito amigas umas das outras mas todas recorrem a ela, mesmo com seus ensinos deturpados mas a usam assim mesmo, visto que ela é explicita em relatar atos falhos das religiões que dizem fazer a vontade de Deus, por que elas não evitam deparar com as verdades declaradas dela criando assim uma outra paralela dizendo e defendendo como verdadeira, isso não ocorre porque Deus não pode permitir que seus apoidores ficam perdidos sem saber em que acreditar, primeiro ele tem de permitir que os seus seguidores incutem nas suas mentes as verdades contidadas nela e cria um numero considerado de apoidores e seu reino, pois todos nós temos que prestar contas quer acredite nele ou não quer o aceite quer não todos estamos debaixo do seu julgamento e quem tiver de ser julgado sairá da sepultura mesmo que ja tenha morrido a vários anos e não tenha mais nem mesmo ossos no seu túmulo, pois a resurreição é a saida encontrada por Deus para aqueles que merecem um segunda chance de viver por toda eternidade, afinal de que pode valer um Deus que não pode me trazer da morte, embora eu não mereça tal dádiva da parte dele esta é a promessa de Cristo antes da sua ascensão aos céus de que sua vida seria dada em troca de muitos
Gargwlas, o problema é que para ver algum sentido no que a Bíblia fala sobre o mundo natural (morcegos são aves, insetos com quatro patas, mundo chato e com quatro cantos, homem feito de barro, luz existindo antes de haver o Sol, etc.), você tem que abrir a cabeça até o cérebro cair para fora.
A Bíblia não tem a palavra de Deus, tem a visão de homens da Idade do Bronze sobre como eles viam o mundo. É interessante, mas completamente errada.
João Paulo,
Eu estou falando de CONHECIMENTO. A bíblia não tem conhecimento, e sim apenas IMPOSIÇÃO de sua verdade absoluta.
A biblia diz que as coisas são da maneira que ela afirma, e diz que todos devemos acreditar nela sob pena de irmos para o inferno se discordarmos… Isso não é conhecimento, é IMPOSIÇÃO SOB AMEAÇA.
Estou falando de conhecimento verdadeiro, que se adquire lendo, estudando, procurando compreender como as coisas acontecem e nao apenas acreditar cegamente.
Concordo que tanto a biblia como a ciencia são feitas por humanos, mas a grande diferença é que a ciencia nao impõe nada como verdade absoluta, ela apenas afirma que as coisas são assim porque tudo ao nosso redor mostra que é assim, existem fortes evidencias praticas no nosso dia a dia, existem observações, pesquisas, testes rigorosos… e todos eles apontam na direção que a ciencia afirma…
Com a biblia ocorre o contrario, tudo que se observa na prática, nas observações, nas evidencias contraria ela, mas mesmo assim ela impõe a sua verdade…
Eu como amante da ciencia e do método cientifico, não acredito em verdades impostas, prefiro acreditar naquilo que o mundo a minha volta… naquilo que o universo me mostra como sendo verdadeiro… e não na palavra de simples camponeses sem conhecimento algum do universo que os cercava….que escreveram um livro em uma época em que ainda se acreditava que a terra era plana…
Não citei ainda o famoso concilio de Niceia, onde o imperador constantino “montou” a biblia cuidadosamente para tornar ela na mais eficiente ferramenta de manipulação em massa já vista na história… mas isso é outra coisa…
Abraço.
meu caro Joao Paulo vc fala de ignorancia da ciencia… mas ignora o fato de nao conhecer a biblia… ela nao diz mentiras.. mas a verdade nua e mastigada nao esta la
nao sou teologo nem pastor nem nada do tipo
mas na explicação ” e Deus fez o homem do pó e assoprou folego em sua narinas dando lhe vida”
no meu entender seria que Deus construiu o homem de pequenas partes (aminoacidos, moleculas, celulas).. e nao que fez um boneco de barro e dali saiu um homem
agora como na biblia poderia estar a explicação que Deus fez moleculas, aminoacidos e celulas?? era uma explicação para os homens daquela epoca e é uma explicação que nao esta incorreta para hoje tambem
aprofunde mais na biblia e entenderá tambem os beneficios da ciencia
open your mind!!!
João Paulo, eu não entendi seu comentário, que negocio e este de poder sobre-humano, do que vc esta falando?
Em momento algum eu discordei da teoria Criacionista. Me faz um favor, leia o comentário outra vez e depois comente, pois eu percebi que vc não interpretou corretamente o que eu escrevi.
E Sr Marcos Souza, muitas pessoas dizem que não acreditam na Bíblia porque ela foi escrita por homem, e por que eu iria acreditar nestes livros escritos por homens que se sentem donos da verdade?
Se a Bíblia não é verdadeira, então nada no mundo e verdadeiro. E digo mais; porque eu devo ser humilde e abrir meu coração para novas teorias se você ( s ) não fazem o mesmo. Desprezam qualquer explicação que venha a ser baseada nas escrituras sagradas, tenho certeza que muitos dos que á despreza nunca tiraram um tempinho para examiná-la
ou tentaram buscar de Deus algum sinal de sua existência.
_Caro Antonio, pra que crer em Deus como criador se não for possivel acreditar no seu poder sobre humano? esta escrito que o homem contruiu sua casa, mas quem criou todas as coisas foi Deus, e tambem que ele fez todas as estrelas e que cada uma dela tem um nome, ja parou pra pensar no numero de estrelas no universo, vc diz que ele fez coisas grandiosas e não pode sustentar sua fé nas palavras dele, talvez pensando vc como muitos que conheço que atribui a biblia apenas como livro de histórias e não como luz que conduz a salvação, o próprios apóstulo disse, se não formos capaz de crer no que significou a vinda de Cristo, então abandonamos tudo inclusive a pregação e vamos cair na farra bebemos farreamos e morremos e pronto, este ponto de vista é o mais sensato possivel pra quem não pode crer em Deus pois se ele não esta debaixo de um jugo e não há esperança porque viver fiél até o fim. Estas palavras significa que a vida tem sim um propósito acredita ou não isso é pessoal, mas creio fielmente que estamos nas mãos do Soberano e ele não nos quer morto as trágédias é uma questão de tempo e não pra toda eternidade, a palavra de Deus tem respostas a qualquer dúvida.
Prezado Antonio Carlos,
Caso você não saiba, a evolução não é apenas uma hipótese ou uma suposição como você imagina…
As evidencias de que ela é real são incrivelmente contundentes… hoje em dia nenhum cientista sério tem qualquer duvida de que a evolução é um FATO.
se vc tiver humildade e interesse em adquirir conhecimento, procure aprender mais a respeito, leia livros que tratam do assunto… com o tempo você verá que a evolução nao carece de mais provas… já foi comprovada a muito tempo… quem diz que não é porque não tem conhecimento…
Vivemos em um pedaço de rocha que flutua no espaço, não aparecemos por acaso. Queira ou não, fomos criados e não evoluímos do nada, a ciência pode ser uma criança, mas nao vai chegar a ser adulta, pois Deus limitou a sabedoria do homem. Como diz o titulo deste artigo`A morte do universo está bem mais próxima do que imaginávamos´´ um dia tudo vai se acabar e a ciência nunca vai conseguir provar que evoluímos dos macacos, pois não há provas concretas ate hoje. Tudo não passa de simples teorias. A verdade é uma só, goste ou não.
Eu não tenho nada contra a ciência, a acho maravilhosa, mas quando contraria a verdade, ela deixa de ser ciência e vira ignorância, pois ignora o que e real. Usam as matérias e substancias criadas por Deus, para contrariar sua própria existência. Isso e um absurdo, mas haveria de acontecer.
Franbogado, é mais ou menos isso mesmo. A ciência não emite julgamentos conclusivos por que existe a possibilidade dela estar errada. Mas em alguns casos a quantidade de evidências acumuladas é tão grande e a probabilidade da ciência estar certa é tão grande, que nem se questiona mais. Por exemplo, ninguém mais questiona que a Terra orbita em torno do Sol, e não o contrário. Também não questionamos mais se a matéria é composta de átomos. Ou que a forma da Terra é semelhante a uma esfera, e não chata ou piramidal. Também não se questiona se aconteceu evolução. Ou se aconteceu ou não um Big Bang. Em todos estes casos a quantidade de evidências e a variedade delas é tão grande, que temos praticamente certeza que estamos certos quanto a estes aspectos.
Veja que no caso de teorias alternativas ao Big Bang, só para citar um exemplo, todas as teorias alternativas incorporam algumas observações consideradas fatos: a radiação cósmica de fundo, o desvio para o vermelho de galáxias distantes, a expansão do Universo, e mais algumas outras coisas. Em outras palavras, as teorias alternativas à teoria do Big Bang são, elas próprias, modificações da Teoria do Big Bang, já que muitos elementos da TBB fazem parte das teorias alternativas. Por que simplesmente a quantidade de evidências é acachapante. Ninguém questiona se o Universo está em expansão, ou se existe uma radiação cósmica de fundo, etc.
Partindo destas constatações, percebemos que existem algumas pedras firmes sobre as quais dá para sustentar novos crescimentos, novas teorias. Para derrubar estes fundamentos, é preciso destruir muitas evidências, muitas provas, muitos fatos, etc.
O Endereço da comunidade para quem estiver interessado em conhecer é:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1324700
César,
Se você tiver orkut, dê uma olhada na comunidade “QI” … seus comentários seriam muito bem vindos lá…
O mesmo convite vale a todos aqueles que gostam de conversar e debater assuntos interessantes como os que são vistos aqui na HypeScience.
Abraços,
Conclusão:
1: Os fatos podem iludir por serem falseados por outros fatos/fenomenos;
2: Os pontos de vista podem iludir, por serem falseados por outros pontos de vista restritos e limitados à compreensão pessoal;
3: Enquanto os irmãos aqui se pegam e se apegam, o universo segue seu proprio rumo, indiferente à opinião dos astronomos e fisicos e/ou quem quer que seja. Que assim seja, Amem!
Apesar de que aqui seja um SITE e NAO um FORUM, fica sempre registrado o pensamento dos seus muitos usuarios.
Eu estou começando a achar que o gargwlas e o Cesar é a mesma pessoa. Cesar realmente, uma das minhas duas cabeças e chata.
gargwlas, ciencia e uma coisa e babação e outra. Mas porque vc que e um cara tao inteligente esta perdendo o seu tempo discutindo com um burro, fã de CSI ? nao se rebaixe tanto gênio.
vai em frente. Divulgue seus estudos e suas descobertas…… a!! tinha esquecido que vc nunca descobriu nada, vc e daqueles que
consegue se exaltar com a capacidade dos outros…. mas deixa pra la, eu estou mesmo interessado em saber o que vai acontecer hoje em CSI…
brandao.. só pra deixar claro q eu vi seu comentario…. pq eu nem me darei o trabalho de responder vc… claramente vc nao sabe o que é ciencia… ciencia não é opniao, é comprovaçaõ de teorias e fatos..
Tenho notado que atualmente todo mundo tem que ter “opinião própria”, não importa se está certa ou errada. Quer dizer, de preferência, se estiver errada, melhor ainda.
Bom, eu tenho a opinião que o mundo é redondo, então o Brandão, para não ser “baba-ovos” meu, deve ter a opinião firme de que ela é chata. Isto é que é ser original!
Desde quando ser inteligente significa ter “opinião própria”? Originalidade não significa inteligência, nem mesmo significa que se está correto (ou errado). Nenhuma opinião tem valor científico algum se não tiver embasada em evidências.
gargwlas vc esta babando ensima dos ovos do cesar, seu baba ovo. se ser burro e ter opiniao propria, e nao comer vomito dos outros caes, eu sou mesmo. seu paga pau!!
citação:
” Que nos interessa saber como foi criado o Universo e se Ele se vai extinguir… Importa sim, saber que se/quando isso acontecer, nós estejamos em paz, porque desempenhamos um papel aqui na Terra que foi o mais adequado a todos…..”
meu caro Al Rama Lahan, mais uma vez irei tocar no assunto.. imagine-se a 500 anos atras… vc com o total conhecimento e certeza na cabeça que a terra era plana e no final tinha um abismo e falasse exatamente isso para Cristovao Colombo e Pedro Alvares Cabral ???
nos intessa muito saber de onde viemos.. pra onde vamos.. como é feito a materia.. tudo é importante saber…..
vamos SUPOR que o sol ira explodir em 100 anos (a extimativa é de 7 bilhoes de anos) mas vamos supor que seja em 100… agora me diga… não seria interessante toda a comunidade cientifica teorizar, experimentar, aprender e for fim achar uma solução para migrar-mos de planeta??
mas pode nao ser o sol… pode ser um meteoro…
e não venha me dizer q se for assim q assim será… q tenho certeza que se um caso for te atropela e voce puder sair da frente.. com certeza saira…
quanto a teorias malucas e tudo mais…. o Sr Brandao e Antonio Carlos duvido que sabem que utilizão, utilizaram ou vão utilizar algum dia….
Falo sobre a Lei da Relatividade Geral de Albert Einstein e a dilatação de acordo com a gravidade aplicada (menos gravidade o tempo passa mais rapido, mais gravidade o tempo passa mais lento)
e isso é levado em consideração na correção dos relogios dos satelites de GPS, que se nao fosse pela teoria o Sistema de Posicionamento Global acumularia um erro de 10km ao dia.
Não é achismo, não é maluquice.. esta ae para todo mundo ver.. para nao ficar em minhas palavras segue uma fonte com um texto simplificado o suficiente para entenderem
http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/artigos/T%20R_GPS_intro.html
exatamente o que nos difere dos cães e todo o resto Sr Antonio Carlos é nossa capacidade de pensamento abstrato… de pensar, de fazer e de teorizar em busca da verdade…..
Senhores… ponham uma coisa na cabeça… nos somos crianças rastejando atras do conhecimento ainda… de dezenas de milhares de anos de Homo Sapiens Sapiens somente a 100 anos conseguimos voar…. e a 50 conseguimos deixar nosso planeta…
A pergunta: diante disso porque achar que nao descobriremos mais nada?? que os cientistas estão enrolando?? comparado com o que temos que solucionar, não se passou nem a primeira semana do primeiro ano.
Brandao.. morra burro então.. voce ao que me parece é mais um dos 98% que acreditam que estamos no auge de nossa evolução e que daqui não conseguiremos passar…. a 1000 anos tinhamos certeza que a terra era o centro do universo.. a 500 anos tinhamos certeza que ela era chata…. começa a pensar assim… o que teremos descoberto daki 1000 anos… abra a mente e talvez voce encontre a verdade…
obs: BBB ou CSI o tempo perdido com inutilidade é o mesmo.. acho que voce entendeu isso…
Antonio Carlos, você não sabe o que a ciência fala, e critica a própria ignorância.
Ninguém surgiu em uma explosão. Nem mesmo o Universo, por que o Big Bang não foi uma explosão, e ninguém “apareceu” no Big Bang.
A teoria da origem da vida é a da biogênese primordial, que fala que a vida começou com uma molécula auto-replicante, a partir dos experimentos de Oparin-Muller.
A teoria da evolução é que fala que todos os seres vivos compartilham de um ancestral. Por esta teoria (que é comprovada), a partir do momento que surgiu o primeiro ser vivo, ele começou a evoluir por mutações aleatórias e seleção natural das mutações mais favoráveis, na competição pelos recursos, e pela passagem de caracteres por hereditariedade. Esta teoria afirma que o ancestral mais remoto DE TODOS OS SERES VIVOS era uma “célula primordial”, muito rudimentar, e que o ser humano é um primata, e tem outros primatas como ancestrais RECENTES.
Não há nenhum conflito entre estas teorias.
Agora compare estas descrições bem básicas do que a ciência afirma, com o que você acredita, e você vai perceber que na verdade não sabe o que a ciência afirma. Você confundiu tudo, misturou as coisas, e ficou revoltado por que não faz sentido a mistura que você fez. Eu não condeno a sua revolta. Eu também ficaria revoltado se pensasse que a ciência afirma estas coisas. Só que eu sei um pouco mais que você, e vejo o tanto que falta para ti: estude. Estude com humildade. Comece por colocar na cabeça que você não sabe o que a ciência afirme, e neste espírito de autocrítica e humildade, receba o conhecimento científico, e tente, antes de criticar, entender. Depois que você entender, e perceber a besteira que escreveu nesta última mensagem, então você pode partir para criticar. A ciência tem muito espaço para críticas, mas críticas fundamentadas. Precisamos de pessoas que, antes de dizer que tudo está errado, que saibam o que é que a ciência afirma.
A bola está contigo. Fique na areia, latindo para a caravana, sem saber de onde ela vem, para onde ela vai, e como ela viaja, ou junte-se a ela, aprenda de onde ela vem, reflita com entendimento sobre como ela viaja e maravilhe-se ao conhecer para onde ela vai.
A caravana vai chegar ao mesmo fim que as outras; ao nada.
Quem compoe a caravana, um dia sera devorado pela terra, assim como os caes. Qual a diferena entre os caes e a caravana?
Os caes sabem que sao caes, nao tentam ser o que nao sao.
A verdade e que sempre havera quem descorde sobre este assuntos, mas nao ha uma certeza plena sobre para as teorias cientificas, assim como muitos duvidao da teoria criacionista.
Porem, realmente nao a uma concordancia entre a ciencia sobre este assunto. Nas escolas sao ensinadas varias teorias; que viemos de macacos, ou que evoluimos de uma bacteria que nasceu na agua, e tambem que o mundo foi formado por uma explosao. Fala serio, da para acreditar nestes caras??
Eu nao desvaloriso o trabalho da caravana– quer dizer; dos cientistas, mas neste assunto a ciencia estacionou e nao anda mais.
penso que tem coerencia, pois tudo tem um fim e um recomeço,o cosmo surgiu e expande rapidamente e velozmente,em certo momento nao havera mais espaço ou energia penso eu.
Acho pouco provavel que a raça humana com deficit de conhecimento e sofisticaçao do qual possuimos seja capaz de prever tais acontecimentos!!!!
Os cães ladram e a caravana passa.
Este ´´sabios´´ es ´´estudados´´ podem estudar mais de 30 anos,
ou a vida inteira, mas nunca vao ter condiçoes de responder as perguntas que a humanidade faz.
E quanto a benificia-se das descobertas da ciencia, somos nos cidadãos comuns que custiamos estas pesquisas, pagamos empostos e o salario deste estudiosos, entao temos direitos.
Simplesmente aprendemos filtrar o que e bom e ruim.
A ciencia cura, restaura, modifica e cria, mas nao muda a verdade sobre nossa existencia.
Temos apenas condição de modificar os elementos da natureza, nossa mãe, mas não de conhecer sua essência.
Eu acho incrível este pessoal. A ciência é humilde, e, em vez de tirar explicações da cartola, como era o costume antes de Galileu, Newton e Bacon, ela examina os fenômenos com cuidado, tenta encontrar relações e deduzir como a natureza funciona. Mas se alguma coisa sai diferente do que foi escrito por profetas bêbados da Era do Bronze, todo mundo se sente autorizado a menosprezar décadas de pesquisas, o trabalho constante de pessoas que estudaram pelo menos 30 anos de suas vidas, e se dedicam justamente a, com os limitados recursos disponíveis à nossa espécie, responder aquelas perguntas que assombram a humanidade desde sempre: quem somos, de onde viemos, e para onde vamos.
Fica o cidadão comum satisfeito em saber o que a espécie, na sua pesquisa mais sóbria, descobriu? Não. Ficam chamando os cientistas de arrogantes e de ignorantes.
Esta definitivamente é uma espécie que merece definhar. Esta geração tem a luz, mas a despreza. Beneficia-se da ciência, mas a trata como um filho bastardo. A ingratidão dos ignorantes não conhece limites…