A morte do universo está bem mais próxima do que imaginávamos

Publicado em 1.02.2010

morte universo
Impressão artística sobre como seria a aparência da morte do universo

Carros ficam sem gasolina, estrelas ficam sem gás e galáxias são engolidas por buracos-negros. Enquanto isso o Universo e tudo o que há nele está acabando, ficando “gasto”. E pesquisadores descobriram que, na verdade, o Universo está 30 vezes mais gasto do que os astrônomos imaginavam.

Cientistas conseguiram calcular a entropia do Universo. Caso você não se lembre de suas aulas de física e química, entropia é a quantidade de energia que pode ser extraída de algo ou de um sistema – por exemplo, podemos medir a eficiência de um motor, quanta energia um combustível fornece ou, nesse caso, a desordem de um sistema.

Usando o tamanho e a quantidade de buracos negros conhecidos, os pesquisadores descobriram que o Universo contém 30 vezes mais entropia do que eles imaginavam. A descoberta também aponta que, por mais que galáxias, estrelas e tudo o mais que há no Universo contribua para a entropia e a desordem, são os buracos-negros supermassivos que são os maiores responsáveis.

Segundo os cientistas, essa descoberta tem fortes implicações na nossa vida e em uma possível vida extraterrestre. O Universo começou com uma entropia baixa e, de acordo com a segunda lei da termodinâmica, essa entropia foi aumentando desde então. Agora o próximo passo é descobrir a quantidade de energia disponível em vários cantos do Universo para calcular se, com essa quantidade de “combustível”, a vida é possível. [Science Daily]

Autor: Cezar Ribas

1. AFFS vei que besteira por que não explica numa linguagem em que todos entendem´e coloquem mais fato nessa matéria

2. tudo teorias nada de fato, se não for assim então quer dizer que o universo é finito??????????? nem sabem se existi vida fora do planeta, e vida quero falar inteligenti, vão saber de fim do universo ahhh mas váá! E outra pode vim dizer que vivem estudando que estudam 50 anos estes cientistas tudo bem muita coisa eles acertam outras é pura teoria, deduções mais como são cientistas publicam estas bobagens!

3. atoóóron quebra pau ciencia x religiao

pena q não dá pra conciliar ainda ambos, talvez fosse mais util do q ficar de mimimi

enfim

entom a culpa é dos buracos negros?
    EU SABIAAA
    rsrsrs

brincadeira,
    não sou conhecedora de fisica, minha área é História, entom se a pergunta for idiota relevem
    mas tem a entropia a ver com uma outra teoria, a dos anti-universos?

pq já li sobre os buracos negros serem formados de anti- matéria e talz

again, sou leiga master nesses assuntos, mas como boa nerd q sou, procuro tentar conhecer^^

e sim, Cosntantino juntou os escritos da Bíblia, e sim, foi escrito na linguagem da época, pq uma coisa chamada contexto impediria mesmo os mais letrados de escreverem c termos e idéias de hoje (eram profetas, mas não tão visionários assim ^.~)

a fé não se atém a fatos e boatos, eu creio no meu Senhor Jesus Cristo, como creio que os ETs fizeram Macchu Pichu, como tbm espero, para o bem do universo, q jah tenham povoado os lugares com “combustiveis” no universo (magina mais gente fora da Terra? MEDOOOO)

se sou louca, me internem xD

4. Rafael, eu tenho impressão que o que você afirma não está de acordo com a realidade. Até onde eu sei:

1. o Universo tem entropia. Justamente por ser um sistema fechado e um Universo onde toda a energia acaba se transformando em calor, que é dissipado, sem aproveitamento.

2. o Universo pode ser eterno ou não, a princípio parece que ele é eterno. A “morte” a que se refere o artigo é o Universo chegar em um estado em que não é mais possível haver vida nele, já que a vida depende de um desequilíbrio de energia (por isto a gente precisa comer e beber).

3. não existe “física clássica euclidiana”. Euclides foi um geômetra, e autor do mais famoso livro de geometria da história, o famoso “Elementos”. E quando se fala em “Física Clássica”, está se falando da Física Newtoniana, estabelecida por Isaac Newton, no século 17. Aliás, um modelo pelo qual o Universo seria eterno e estável.

4. o Universo ser ou não eterno não rompe física alguma. Esta é apenas uma hipótese que faz parte do modelo de Universo da física moderna. Fazia parte da física de Newton, e faz parte de vários modelos cosmológicos.

Claro, eu posso estar errado, e se voc~e souber mais do que eu, por favor, aproveite este espaço e esclareça as fontes da sua saíência, para que eu possa aprender também. Não há nada pior do que não saber, e achar que sabe, não acha?

5. O universo não tem entropia, Ele é eterno, com força infinita. Esse conceito rompe de vez com a física clássica euclidiana.

6. _stratus, muitos pensam exatamente assim como vc mas pena será quando perceberem tamanha falta de raciocinio, pensando conhecer demais, mas isso em nada importa como ja disse existem aos milhares pensando conhecer td,embora não gastam tempo tirando prova de absolutamente nada.

7. O problema é que cristãos são muito burros. Não sabem ler seus textos sagrados e os entendem literalmente. Assim, acabam dando asas a imaginação e fazendo surgir idiotices como o criacionismo e pensar que na bíblia se falava de física quaântica e termodinâmica.

Os caras nem faziam a menor ideia sobre estes temas. Somente um burro fundamentalista pensaria que a bíblia trata de temas científicos.

Biblia não é um compêndio científico e nem traz a verdade sobre nada. Apenas demonstra como e no que pensavam homens da idade do bronze a fim de explicar a natureza que os circundava.

É só.

8. _O entendimento só é dado a quem procura, só encontra quem busca, esta disponível ao alcance de quem quiser, não é obrigado a crer, é preciso antes buscar o entendimento, esta escrito que aquilo que for sagrado tem de ser provado,não adianta ler a biblia como muitos o fazem do início para o fim e do fim para início, pois não é somente lida e sim interpletada, precisa estudo criterioso. para absorver o conhecimento exato.

viagem espacial