Metais estranhos são um novo estado da matéria que compartilha características fundamentais com buracos negros

Por , em 24.07.2020Metal estranho supercondutor compartilha características com buracos negros

Pesquisadores afirmam que, pela primeira vez, os “metais estranhos” — além de serem um novo estado de matéria bizarro — também compartilham as mesmas características com os buracos negros.

“Metais estranhos” são bizarros até mesmo para os padrões da física quântica e um novo estudo, publicado esta semana na revista científica PNAS por cientistas do Instituto Flatiron e Universidade de Cornell (ambas nos EUA), mostra que há grandes similaridades entre os metais estranhos e buracos negros. Essas similaridades surpreendentes poderão ajudar cientistas na investigação de reinos desconhecidos da física quântica.

Novo estado da matéria

O modelo teórico gerado pelos cientistas mostrou que os metais estranhos são um novo estado da matéria que fica entre dois outros estados conhecidos antes: os espelhos giratórios isolantes de Mott e os líquidos Fermi.

Extremas condições

A resistência elétrica de metais, ou seja, o nível em que o fluxo elétrico é impedido, é causada por inúmeros fatores. No entanto o novo estudo descobriu que caso um metal supercondutor — um metal super-resfriado que conduz a eletricidade sem resistência ou perdas — é aquecido a uma temperatura em que continua conseguindo superconduzir, ele se transforma em um metal estranho. Nesse momento, sua resistência é estipulada exclusivamente pela temperatura e outras duas constantes básicas: exatamente os três aspectos que especificam muitas qualidades de um buraco negro.

“O fato de os chamarmos de metais estranhos deve dizer quanto os entendemos”, disse Olivier Parcollet, do Centro de Física Quântica Computacional do Instituto Flatiron, em uma declaração. “Metais estranhos compartilham propriedades notáveis ​​com buracos negros, abrindo novos caminhos interessantes para a física teórica.”

A pesquisa pode ajudar outros cientistas a compreenderem como supercondutores de temperatura mais alta funcionam.

As três constantes de um buraco negro e metais estranhos

Várias características de um buraco negro e dos metais estranhos são determinadas por:

• Temperatura;
  • Constante de Planck e
  • Constante de Boltzmann.

Quanto tempo a colisão de dois buracos negros emitirá ondas gravitacionais, por exemplo, também é determinado pelas mesmas constantes.

“O fato de que encontramos a mesma escala entre todos estes sistemas diferentes, de metais planckianos a buracos negros, é fascinante.” [Phys, Futurism]