6 Truques para encontrar vida alienígena

Por , em 24.02.2010

Até hoje a maior parte das pesquisas sobre vida alienígena consiste em buscar sinais de rádio que seriam mandados por aliens para nosso planeta. Mas mesmo se os ETs não estivessem tentando mandar sinais para nós há algumas coisas que podemos fazer para detectá-los. Confira esses truques que os cientistas poderiam usar para encontrar vida fora da Terra:

1. Poluição luminosa
terra de noite

As cidades terrestres brilham no globo. Cidades populosas alienígenas poderiam fazer a mesma coisa. Tudo que os astrônomos precisavam fazer é observar planetas em potencial. Mas isso pode ser mais difícil do que parece. Mesmo com aparelhos poderosos, o brilho da Terra não é transmitido à distância.

2. Poluentes químicos
terra de noite

Nós poderíamos procurar evidências de poluentes químicos na atmosfera de outros planetas. Componentes artificiais como o CFC (que destrói nossa camada de ozônio) poderiam ajudar a identificar vida inteligente alienígena. No entanto um telescópio mais sensível do que os que temos hoje seria necessário.

3. Lixo nuclear
terra de noite

Os gases produzidos pela fissão nuclear raramente são encontrados no universo de forma natural. Mas criar uma quantidade de gás que possa ser reconhecida da terra precisaria de uma explosão colossal, que arrasaria qualquer sinal de vida em um planeta próximo.

4. Esferas Dyson
terra de noite

Uma civilização extraterrestre também poderia ser notada se fizesse uso de Esferas de Dyson. As esferas Dyson são estruturas hipotéticas construídas ao redor de uma estrela (englobando planetas também), para coletar energia das mesmas. No entanto, o mais próximo de esferas Dyson que os cientistas conseguiram encontrar até hoje foram nuvens de hidrogênio.

5. Estrelas modificadas
terra de noite

Uma civilização avançada poderia modificar seu “sol” para manter seu planeta habitável. O sol pode acabar esfriando com a idade, então uma civilização com tecnologia suficiente poderia estender a vida de sua estrela–mãe.

6. Bolha Fermi
terra de noite

Tão difícil de ser notada quanto as esferas Dyson, uma bolha Fermi é um conjunto de esferas Dyson, que englobam várias estrelas. Isso criaria uma mancha negra na galáxia que denunciaria a existência de uma civilização inteligente. Porém as estrelas seriam identificadas através do infravermelho, pois elas permanecem emitindo calor. [New Scientist]

• yure:

• dida:

deu certo pra mim deu certo e so voces botarem cenoura pao e feijao na janela e de noite voces botam uma filmadora e gravam e vao ver um alienigena

• Celso Machado:

É muito fácil falar que devemos olhar para o nosso planeta, o problema é fazê-lo realmente. Na minha opinião devemos olhar tanto para dentro como para fora e estar atentos. Temos meios para fazer as duas coisas, apesar de não parecer…

Será que tem net de graça em outros planetas?????????

• jc:

ao invés de nos preocuparmos com isso deviamos nos preocupar com o que acontece aqui no nosso planeta

• Amadeus E:

Cara, pra que falar isso pra ciencia? Larga de ser um brasileiro preguiçoso e conformado e vai protestar nas ruas merda, cada setor tem seu papel, cuidar do nosso planeta? as vidas que passam fome? Fala pro governo, não tá satisfeito? Larga a internet seu sedentario, e vai fazer algo que mude.

• Eduardo Silva:

Suas fotos são iradas bicho!!!

• Onofre Vieira:

Meus amigos, é muito bom filosofar, no entanto, posso afirmar que nós somos poeira cósmica. Como o bom Deus iria beneficiar só a Mãe Terra com vida podendo semear vida por todo Universo. Isso não quer dizer que a vida deva ser igual a nossa. Podem ser das mais diversas formas. Vejam na Terra temos vidas das mais diversas formas, começando com células unicelulares, os peixes, os pássaros e assim por diante. Então…ainda temos duvidas?
    Um abraço fraterno a todos
    Onofre vieira

• reginaldo:

cara, concordo plenamente. as pessoas afirmam que deus existe, mas ninguem viu, apareceu jesus que usou um certo surtilegio e se denominou filho de deus, vontade de seus pais. certamente, somos apenas celulas, isto porque a tera esta na distancia ideal do sol “temperatura” e possibilitando a vida. duvida? ferva um leite que e rico em proteinas e outras coisas, completa para a vida. enquanto estiver quente nao tem vida nenhuma, “bacterias” depois que estiver em temperatura ambiente olhe com o micro e vera que gerou vida ali. entao e isso a terra esta em uma distancia certa com temperatura certa e o principal, muita agua. como que nasce a dengue? foi deus que fez patinha por patinha? so balela.

• mauricio:

Concordo com Vargas, Vamos ser mais seletivos no contexto.
    Vamos estudar a vida fora da terra, como atualmente faz a exobiologia,

• Vargas:

Geralmente gosto das matérias de vocês, mas esta foi de doer de ruim. Seria interessante qualificar um pouco mais, assim vão perder a audiência.

• Leandro:

O Orlando falo tudo….para um pais subdesenvolvido e….para os otimistas….em desenvolvimento.
    Num sejam tão pessimista pode ser que encontremos a solução para nossos problemas em outras civilizações inteligentes, imagine que eles ja passaram por isso
    Alias nos poderiamos ja resolver isso, como meu prof. de hist. disse estamos num estado mto proximo ao da França antes da sua Revolução Francesa que mudou mta coisa, por sera que aqui num rola uma revolução?
    voltando aos ETs concordo com o Wanderson…pode tamem ser que os ETs olhem pra gente como olhamos para as formigas, por isso nenhum contato.

A possibilidade de se encontrar vida além da nossa no universo esbarra em um problema;nós não sabemos como encontrar,não sabemos como a vida se transforma e se processa em outros planetas,por isso,tomamos como ponto de partida a nós mesmos,nem se quer consideramos que as outras civilizações “aliens” podem ser muito diferentes da nossa,tanto moral como tecnologicamente.As possibilidades são muitas em relação a questão da vida e sua complexidade pelo universo a fora.

Algumas podem ser tão atrasadas que nem se quer conhecem formas de energia e que,ao invéz de respirarem oxigênio,respirem gás carbônico,por exemplo.
    Outras podem estar muito avançadas,com tecnologias e formas de energia que ainda não descobrimos e que nunca ouviram falar “combustível fóssil” e se ouvissem,teriam nojo.
    E que podem ter um céu verde celeste invéz de azul,com várias luas do que apenas uma.

Assim como há países com culturas e hábitos diferentes,deve haver civilizações em outros planetas muito diferentes da nossa também,pois uma civilização nunca é igual a outra.
    Portanto,a possibilidade de encontrarmos uma civilização “escarrada e cuspida” como a nossa pelo universo,é coisa de ficção científica ou na melhor das hipótese,quase impossível.

• Gilberto V. de Almeida:

Dentro da evolucao universal,iniciada com o BIG BANG ,a vida e’ tao somente um meio de caminho. De sua evolucao veio(e por certo a tempos em outros planetas) a vida inteligente.Porem a vida ,como conhecemos e’ fragil, mas capaz de criar a vida robotica,que mesmo embrionaria , ja se mostra muito melhor e mais resitente e versatil que a nossa. Com o tempo se tornara muito mais inteligente que nos e com capacidade replicante evolutiva.Com isso tomarao nosso lugar como os seguintes mestres cucas do universo na construcao do grande bolo do destino do universo ate’ que outra entidade maior e melhor tambem os substitua.

• Reginaldo Ferrão:

Não podemos esquecer que é bem possível que (se já não estiveram vivendo entre nós) receberemos uma nave não tripulada extraterrestre primeiro. Vejam nosso caso. Nós mandamos sondas não tripuladas para pesquisas em planetas do sistema solar. Quem garante que eles náo fazem o mesmo.
    É bem possível que as os ovnis que supostamente aparecem em todo o mundo são naves não tripuladas extraterrestres. Pensem bem. (Não descarto também que sejam naves humanas protótipos ou naves espiãs ou de estudo, todas secretas).

• Orlando:

Manuel em 26.02.2010:
    “E o padre?”

Se ferrô…

• Manuel:

E o padre?

• Orlando:

O ser humano deveria concentrar seus recursos tentando melhorar a si mesmo ou consertar a sua casa em progresso de destruição, e não gastar trilhões em pesquisas e armamentos. Porque queremos descobrir aliens, para mostrarmos a eles a nossa cupidez e ignorancia ?. Ou para convertermos novos mundo a nossa ignorancia ?.

Enquanto isto, crianças são abandonadas e morrem de fome ou são refens de traficantes; hospitais abandonados e atulhados de seres humanos sofrendo horrores; hospicios lotados de trapos humanos; politicos em Brasilia e no resto do país roubando e matando; cadeias super lotadas; crianças sem uma miséra cadeira de escola decente para estudar sentadas no chão (enquanto isto o governo propoe um programa espacial); crianças indo para a escola com fome e continuando com fome pois a merenda foi desviada ou o “guverno” ou “puliticos” desviaram a grana ou não previu e preferiu gastar a grana em embelezar a cidade, etc, etc, etc.

• wilson:

Eu conheço dois alíenigenas e eles estão em Brasília:José Sarney e Marco Maciel!!

• mel:

Mas já não foi comprovado q existem alienigenas escondidos pelo governo dos EUA , e não divulgados , para q a populaçao não entre em panico. Parece q estão estudando estes alienigenas q foram capturados, é verdade ou mentira? Eu acredito q possa ser verdade…a propósito, concordo com o Alex.

• mel:

• Manuel:

Talvez encontramos o padre dos balões em outro universo!!!

• Cláudia Bandeira:

O nosso planeta tem grandes chances de se destruir antes de encontrar vidas inteligentes em outro planetas. Veja só os exemplos que temos com tantas guerras e falta de respeito com a nossa nave Terra! Mas, quem viver, verá!

Nao entendo! O site diz sobre outras formas de se encontrar vida alienígena! E só coloca exemplos que não podem ser usados, dessa forma eu mesmo colocaria centenas. É falta de matéria?

• samuel:

Existe a teoria da Terra rara, se você perceber a sorte que temos e todos os fatores que contribuem para que a biofesra continue estável você disanimará ao tentar encontra vida complexa extra terrestre

Bom… as esferas de Dyson certamente precisaram de cetenas senão milhões de anos para serem construidas… na série Star Trek eles encontram uma, realmente bem interesssante, apesar de abandonada.

Se pensarmos que a nossa existência tem pouco mais de 13 bilhões de anos e que este deve estar pronto para ter vida desde o 7 a 8 bilhão… e que a nossa exitência neste planeta tem pouco mais que 1 bilhão de anos… sendo a inteligente pouco mais de 100 mil anos… a detectável pouco mais de 100 anos… devemos imaginar que podem ou até existiram outras civilizações tanto na nossa galáxia, como em outras… mas estas já podem ter deixado de existir…

A evolução é implacável… mesmo a nossa certamente um dia deixará de existir… mesmo expandindo, mesmo se tornando um grande império, como nas séries Doctor Who, Star Trek e outros autores procuraram mostra… no Doctor Who os humanos deixaram de existir depois de 1 bilhão de anos… principalmente devido a evolução genética e pelos ajustes que foram feitos… falando em evolução, na séria Star Trek Voyager, 2 tripulantes são acelerados na sua evolução ao chegaram a se tornar seres parecidos com baratões… sem fala e inteligencia… triste fim.

• mauricio:

O melhor método de detecção até o momento comprovado, é a emissão de ondas hertezianas provocadas pelas atividades desta sociedade alien.
    Devemos lembrar que deverá existir, uma sincronização tecnológica, nossa tecnologia só detectara ondas de rádio de uma outra civilização que faça uso do espectro de rádio.
    Outros métodos de detecção existe mas está em um estágio embrionário.

• miguel:

se existe bilhoes de galaxias por ai sera que nao tem nem uma viva alma nesses bilhoes de planetas talvez tao lonje que o homem nao tenha condiçoes de saber. um dia quem sabe.

• tainá rodrigues:

nossa, mas e se no planeta num aver seres TÃO inteligentes a ponto? talvez animais aliens, ou até bactérias extraterrestres!!

• Manuel Bravo:

Será que o nosso Divino e querido Planeta é único em todo Universo?