6 Truques para encontrar vida alienígena

Publicado em 24.02.2010

Até hoje a maior parte das pesquisas sobre vida alienígena consiste em buscar sinais de rádio que seriam mandados por aliens para nosso planeta. Mas mesmo se os ETs não estivessem tentando mandar sinais para nós há algumas coisas que podemos fazer para detectá-los. Confira esses truques que os cientistas poderiam usar para encontrar vida fora da Terra:

1. Poluição luminosa

terra de noite

As cidades terrestres brilham no globo. Cidades populosas alienígenas poderiam fazer a mesma coisa. Tudo que os astrônomos precisavam fazer é observar planetas em potencial. Mas isso pode ser mais difícil do que parece. Mesmo com aparelhos poderosos, o brilho da Terra não é transmitido à distância.

2. Poluentes químicos

terra de noite

Nós poderíamos procurar evidências de poluentes químicos na atmosfera de outros planetas. Componentes artificiais como o CFC (que destrói nossa camada de ozônio) poderiam ajudar a identificar vida inteligente alienígena. No entanto um telescópio mais sensível do que os que temos hoje seria necessário.

3. Lixo nuclear

terra de noite

Os gases produzidos pela fissão nuclear raramente são encontrados no universo de forma natural. Mas criar uma quantidade de gás que possa ser reconhecida da terra precisaria de uma explosão colossal, que arrasaria qualquer sinal de vida em um planeta próximo.

4. Esferas Dyson

terra de noite

Uma civilização extraterrestre também poderia ser notada se fizesse uso de Esferas de Dyson. As esferas Dyson são estruturas hipotéticas construídas ao redor de uma estrela (englobando planetas também), para coletar energia das mesmas. No entanto, o mais próximo de esferas Dyson que os cientistas conseguiram encontrar até hoje foram nuvens de hidrogênio.

5. Estrelas modificadas

terra de noite

Uma civilização avançada poderia modificar seu “sol” para manter seu planeta habitável. O sol pode acabar esfriando com a idade, então uma civilização com tecnologia suficiente poderia estender a vida de sua estrela–mãe.

6. Bolha Fermi

terra de noite

Tão difícil de ser notada quanto as esferas Dyson, uma bolha Fermi é um conjunto de esferas Dyson, que englobam várias estrelas. Isso criaria uma mancha negra na galáxia que denunciaria a existência de uma civilização inteligente. Porém as estrelas seriam identificadas através do infravermelho, pois elas permanecem emitindo calor. [New Scientist]

Autor: Eduardo Martins

1. é poderiamos utilizar esses prosseços porém o custo disso seria muinto grande falvez um telescopio como ou hubble ou melhor com equipamentos infra vermelho e que podesse indentificar gases e luz mesmo que fraca poderia resolver porém o custo iria ficar entorno de 15 milhões sei lá por que não sairia muintisimo caro mais com cooperação de todas as potências mundiais fornecendo dinheiro e técnologia daria

2. deu certo pra mim deu certo e so voces botarem cenoura pao e feijao na janela e de noite voces botam uma filmadora e gravam e vao ver um alienigena

3. É muito fácil falar que devemos olhar para o nosso planeta, o problema é fazê-lo realmente. Na minha opinião devemos olhar tanto para dentro como para fora e estar atentos. Temos meios para fazer as duas coisas, apesar de não parecer…

4. ao invés de nos preocuparmos com isso deviamos nos preocupar com o que acontece aqui no nosso planeta

• Cara, pra que falar isso pra ciencia? Larga de ser um brasileiro preguiçoso e conformado e vai protestar nas ruas merda, cada setor tem seu papel, cuidar do nosso planeta? as vidas que passam fome? Fala pro governo, não tá satisfeito? Larga a internet seu sedentario, e vai fazer algo que mude.

5. Meus amigos, é muito bom filosofar, no entanto, posso afirmar que nós somos poeira cósmica. Como o bom Deus iria beneficiar só a Mãe Terra com vida podendo semear vida por todo Universo. Isso não quer dizer que a vida deva ser igual a nossa. Podem ser das mais diversas formas. Vejam na Terra temos vidas das mais diversas formas, começando com células unicelulares, os peixes, os pássaros e assim por diante. Então…ainda temos duvidas?
    Um abraço fraterno a todos
    Onofre vieira

• cara, concordo plenamente. as pessoas afirmam que deus existe, mas ninguem viu, apareceu jesus que usou um certo surtilegio e se denominou filho de deus, vontade de seus pais. certamente, somos apenas celulas, isto porque a tera esta na distancia ideal do sol “temperatura” e possibilitando a vida. duvida? ferva um leite que e rico em proteinas e outras coisas, completa para a vida. enquanto estiver quente nao tem vida nenhuma, “bacterias” depois que estiver em temperatura ambiente olhe com o micro e vera que gerou vida ali. entao e isso a terra esta em uma distancia certa com temperatura certa e o principal, muita agua. como que nasce a dengue? foi deus que fez patinha por patinha? so balela.

6. Concordo com Vargas, Vamos ser mais seletivos no contexto.
    Vamos estudar a vida fora da terra, como atualmente faz a exobiologia,