5 razões para não tomar refrigerante

Publicado em 15.03.2012

Mesmo que você não saiba por que, com certeza sabe que refrigerante não faz bem. Desprovido de qualquer valor nutricional, essa água açucarada engorda, leva à obesidade e diabetes, além de outros vários males que não recebem muita atenção nas discussões de saúde, mas que listamos aqui na esperança de lhe recrutar para o lado do suco natural, chá e outras bebidas mais saudáveis. Confira:

1 – Envelhecimento acelerado

Normal, diet, light ou zero, todos os refrigerantes de cola contêm fosfato, ou ácido fosfórico, um ácido que dá ao refri seu sabor típico e aumenta seu tempo de prateleira. Embora ele exista em muitos alimentos integrais, tais como carne, leite e nozes, ácido fosfórico em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose, e um estudo sugere que poderia até provocar envelhecimento acelerado.

O estudo, publicado em 2010, descobriu que os níveis de fosfato encontrados em refrigerantes fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que os ratos cujas dietas tinham níveis normais de fosfato. Pior ainda é a tendência preocupante dos fabricantes de refrigerantes de aumentar os níveis de ácido fosfórico em seus produtos ao longo das últimas décadas.

2 – Pode causar câncer

Em 2011, a instituição sem fins lucrativos Centro de Ciência para o Interesse Público solicitou à Administração de Alimentos e Drogas americana para proibir o corante artificial caramelo usado para fazer Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons. O motivo: dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, que já causaram câncer em animais. De acordo com uma lista proposta na Califórnia de 65 de produtos químicos conhecidos por causar câncer, apenas 16 microgramas por pessoa por dia de 4-metilimidazol é o suficiente para representar uma ameaça de câncer. Qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.

3 – Dentes podres e problemas neurológicos

Nos EUA, dentistas até deram o nome de um refrigerante (boca “Mountain Dew”) para uma condição que eles veem em um monte de crianças que o bebem demais. Elas acabam com a boca cheia de cáries causadas por níveis de açúcar em excesso.

Além disso, um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, ou BVO, adicionado para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico industrial usado como retardador de chamas em plásticos. Também encontrado em outros refrigerantes e bebidas esportivas baseados em citros, o produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades. Os pesquisadores também suspeitam que o produto químico se acumula na gordura do corpo, podendo causar problemas de comportamento, infertilidade e lesões nos músculos do coração ao longo do tempo.

4 – Latas tóxicas

Não é apenas o refrigerante que causa problemas. Quase todas as latas de alumínio de refrigerante são revestidas com uma resina chamada bisfenol A (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagir com o metal. BPA é conhecida por interferir com os hormônios e tem sido associada a tudo, de infertilidade a obesidade a algumas formas de câncer. E, enquanto a Pepsi e a Coca-Cola estão atualmente envolvidas em uma batalha para ver qual empresa pode ser a primeira a desenvolver uma garrafa de plástico 100% baseada em plantas que elas estão divulgando como “sem BPA”, nenhuma empresa está disposta a retirar a substância das latas de alumínio.

5 – Poluição da água

Os adoçantes artificiais utilizados em refrigerantes diet não quebram em nossos corpos, e nem o tratamento de águas residuais consegue separá-los antes que entrem nos cursos de água. Em 2009, cientistas suíços testaram amostras de água tratada, rios e lagos na Suíça e detectaram níveis de acessulfame K, sucralose e sacarina em todos, substâncias usadas em refrigerantes diet. Um teste recente em abastecimentos de água municipal nos EUA também revelou a presença de sucralose em todos os 19 estudados. Não está claro ainda o que esses níveis encontrados podem fazer com as pessoas, mas pesquisas anteriores concluíram que a sucralose em rios e lagos interfere com os hábitos de alimentação de alguns organismos.[MSN]

Bônus

Há indicações de que refrigerantes de cola podem prejudicar o esperma e até causar paralisia muscular. Além de potencialmente causarem tantos problemas, podem ser viciantes.

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

126 Comentários

    • Leia os resultados de novos estudos sobre isso e verá que está completamente enganado.

      Thumb up 4
    • É brincadeira, viu.
      HUEHUEHUEHUE

      Thumb up 1
  1. Não é atoa que eu parei de tomar refrigerante.
    E uma série de problemas desapareceram, agora dá pra ver porquê!
    Refrigerante é uma droga que acaba com seu organismo!
    Tirando o fato de dar dores de cabeça, cansaço e ser extremamente artificial!
    Parei e nunca mais tomo essa porcaria!

    Thumb up 69
    • Oi Leandro, boa noite. Gostar é um sentimento as vezes incontrolável, e nem tudo que gostamos está ao nosso alcance. Mas em se tratando de saúde temos de levar em consideração a prevenção como medida não remediativa, mas como hábito de vida saudável. Gosto de muita coisa que infelizmente me faz mal, então … modero muiiiito. Pense nisso como você sendo o moderator dos teus próprios hábitos, e quando se trata de saúde talvez devêssemos pensar como os chineses. “usar a alimentação como um remédio para o corpo”. Comer e beber para viver e viver bem saudável.

      Thumb up 34
  2. Depois de um tempo sem consumir refrigerantes percebi o quanto são horríveis!
    Só o sabor já é motivo para deixar de beber refrigerante, levar em consideração a saúde é apenas um reforço para exterminá-lo da dieta.
    Um suco natural além de ter um sabor mais agradável… é saudável

    Thumb up 50
  3. Cempre fui averssado nestas bebidas açucaradas, o que me fes bastante mal(diabete) não recomendo a ninguem tomar estas porcarias, nosso corpo é bastante sutil, basrante complexo até pela ciencia médica e por nós.
    sertos alimentos deviam ser banidos da face da terra que é tambem indiretamente uma droga, é uma das mais pesada, isto é coisa séria Srs. porque com sertesa que, 60% das doenças entram pela Bôca. *Cai quem quer.

    Thumb up 11
  4. O problema não é a coca-cola mas os seus substitutos, o chá mate gelado poderia ser um deles, porém é mais caro.
    Forçando a barra o chá verde e o chá branco em caixinha de 1L poderiam ser alternativas, mas em qualquer hipótese a coca-cola é a bebida refrecante mais barata que existe.
    Quanto aos malefícios , realmente tem ser analisado pois tem gente que não toma coca-cola mas tb não tem no prato nada da côr verde.

    Thumb up 8
    • Oi Renato. Na verdadeo “problema” pode estar nos hábitos de consumo da nossa sociedade moderna. Queremos tudo pronto. Idustrializado. Chá mate gelado por exemplo é facílimo de fazer. Aguenta dois dias na geladeira tranquilamente, feito em casa é baratíssimo. E de quebra você repõe a VITAMINA C. Importantíssima para o organismo. Custo em média de 2,00 no máximo para cada dois litros de chá. Se quizer uma receitinha básica estou a disposição.

      Thumb up 7
  5. Desde criança, eu nunca gostei de refrigerantes e agora eu tenho 20 anos e é muito raro eu beber, se tiver água, prefiro água. =)

    Thumb up 11
  6. Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
    Faculdade de Educação Física da UFMT
    Mestrado da Nutrição da UFMT
    Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo – 3615 8836
    Consultoria em Performance Humana e Estética

    **O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

    Primeiros 10 minutos:
    10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
    Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

    20 minutos:
    O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
    O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

    40 minutos:
    A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

    45 minutos:
    O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

    50 minutos:
    O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
    As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

    60 minutos:
    As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
    Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
    Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
    Ficará irritadiço.
    Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

    Pense nisso antes de beber refrigerantes.
    Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
    Prefira sucos naturais.
    Seu corpo agradece!*

    Thumb up 88
    • Nossa fiquei chocada,sinceramente to disposta parar de beber, consciencia ta pesada de ler isto aqui.

      Thumb up 8
    • Hellberg,muito boa a sua resposta, posso copia-la e postar no meu facebook,

      Thumb up 2
    • Eu também apenas colei o texto.
      Os créditos são do Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett.

      Thumb up 4
    • O tal professor não assumiu a autoria do texto. O texto é falso. Favor sempre verificar a autenticidade do que é postado.

      Thumb up 3
    • tem tempos que faço campanha para as pessoas largarem o refrigerante. Primeiro, tem um gosto super artificial, principalmente se comparado a um delicioso suco de frutas. Nunca entendí, nós brasileiros, com tanas frutas gostosas, bebermos refrigerantes, algo que nao combina com nada.

      Thumb up 2
    • Boa Dr. Carlos

      Thumb up 0
    • desculpa a todos q nao possuem menor noçao sobre fisiologia ou farmacologia mas esse texto sobre quao terrivel a coca-cola seria é nada menos que um hoax(farsa virtual). primeiro pelos fatos citados serem ou grandes besteiras e talvez mais importante pra quem nao entenda do assunto, o proprio dr carlos alexandre fett ja deixou claro que nunca fez tal pesquisa ou ter falado qualquer coisa a respeito disso, so pesquisar pra saber se as informações quais vcs veêm realmente sao verdade

      Thumb up 2
    • Gabriel Suster, vc se baseia em algo para fazer o comentário que fez, é que nem só o Dr.Carlos Alexandre Fett existe neste mundo, para além de que, não vi referência a estudo nenhum do Sr, Dr, acredito que tenha retirado informação na faculdade onde estudou, isso eu acredito,sendo que, estudos sobre refrigerantes, existem aos milhares e, o que o Dr. Carlos Alexandre Fett refere, todos os estudos referem, uns de uma forma mais elaborada, outros de uma forma mais simplificada, mas, todos dizem o mesmo… Refrigerante ajuda a morrer mais depressa.

      Thumb up 1
  7. Muito interessantes as informações, mas vc poderia colocar junto a bibliografia que embasa as suas afirmações, para análise delas, se são realmente confiáveis. Não deixo de concordar que o uso de refrigerantes deve ser ocasional por ser um produto arificial, mas essas afirmações são um tanto pesadas para serem publicadas sem que se possa acessar se suas fontes são seguras e confiáveis. Vale salientar, que poucos trabalhos demonstrando prejuízos de um produto em condições de laboratório não é considerado dado confiável para afirmações contra o produto, mas indica necessidade de mais estudos nesse sentido.

    Thumb up 7
    • Infelizmente não temos artigos com nomes ou marcas de refrigerante por motivos óbvios: $$. Em geral são feitos experimentos para apurar as consequências com componentes similares. Li alguns artigos durante a faculdade. Vou procurar e assim que encontrar repasso para vocês… Ah, alguns experimentos podem ser feitos em casa: sequestro de Ca por refrigerentes a base de “cola”, lise de lipídeos tb… testem…

      Thumb up 0
    • Pode sim. Você não nasceu com ela. O vício em refrigerantes (no geral) é comparado ao vicio em drogas e estimulantes…

      Thumb up 6
    • Oi Annabeth, pense em substituí-la por algo muito melhor como suco de morangos por exemplo. Pense que trocou algo ruim por algo bom, e colocá-la para escanteio ficará muito mais fácil. Ela não nasceu grudada em você, então nada mis natural você lutar para se livrar daquilo que não te proporciona benefício para a saúde. Apenas prazer momentaneo. e logo voÊ precisa tomá-la novamente para obter a mesma sensação. e responda você mesma que nome se dá a essa sensação.

      Thumb up 0
  8. realmente é pura verdade adote tomar o suco natural q além de saudavel é benéfico a saúde

    Thumb up 8
  9. Bom mesmo é ÁGUA DE COCO, MELANCIA… são diuréticos e hidratam. Nada mais saudável!

    Thumb up 28
  10. Apagadores de luz tambem causam cancer porque eles brilham no escuro por causa de radiacao, a mesma coisa com os canudos brilhantes em festas. Uma grande parte dos produtos de plastico sao feitos com um tipo toxico que provoca mortes em criancas e até foi proibido na fabricacão de mamadeiras nos EUA. Refrigerante hidrata mais que água, beber 20 litros de água de uma vez sem parar resulta em morte, isso não acontece com 20 litros de refrigerante. A maioria dos produtos eletrônicos contém chumbo, que tambem é toxico.Enfim…

    Thumb up 2
  11. Só falta aparecer um cientista doido qualquer
    e afirmar q refrigerante é bom para a memória
    pois tem fosforo, é bom para a psique porque
    retira o stress, é bom para a saude pois assim
    como limpa os canos, limpa as veias e acaba com
    o colesterol e a arteriosclerose, é bom para o
    coração, pois deixa o sangue mais fino e o
    coração bombeia melhor… e assim vai!!!
    Desculpe ai gente mas eu adoro um refri, pode
    ser coca, pepsi ou tubaina. E por mais q vcs
    digam eu nunca vou parar de beber. é uma escolha
    pessoal. Pois até o sol dá cancer!!!
    obs: Vcs ja ouviram falar q o fluor que colocam
    em nossa água é cancerigeno??? Que é um subproduto
    ou seja um lixo reaproveitado para dar lucro???
    Informem-se e… um grande abraço a todos!!!!!!!

    Thumb up 2
  12. Tudo em excesso faz mal, e outra cientistas vivem fazendo novas descobertas, a algum tempo atras ouvi dizer que ate a inocente AGUA se bebidas demais lavava os sais que temos no organismo.

    Thumb up 2
    • Isso é verdade! Outro dia vi isso na televisão… 2 litros são mais do que suficientes [de água]

      Thumb up 0
    • Com certeza, principalmente, aqueles a base de cola e cafeína como a Coca-cola e a Pepsi. Eu mesma passo por crises de abstinência quando preciso ficar muito tempo sem beber esses refrigerantes…

      Thumb up 1
  13. É bom saber também que os refrigerantes diet tem um elevado teor de sódio (sal light, olhem o rótulo), causador de pressão alta, se comparado com os refrigerantes comuns. Ou seja, você “atenua” a diabetes, e aumenta a pressão. Legal não!?!

    Thumb up 8
    • Eu lembro que uma vez o Clínico Geral que cuida da minha família proibiu que todos nós tomássemos DIET COKE [o primeiro refrigerante diet da coca-cola], porque ele causou vários casos de diabetes em pessoas que o consumiam. Tanto que ele foi retirado do mercado e substituído por COCA LIGHT. Eu já prefiro não tomar nada, entre o “regular” e o “diet ou light”, prefiro o primeiro.

      Thumb up 0
  14. “Quase todas as latas de alumínio de refrigerante são revestidas com uma resina chamada bisfenol A (BPA), usada para impedir os ácidos do refrigerante de reagir com o metal.”
    Essa resina tambem é conhecida como verniz interno.Atualmente uma das maiores fabricas na fabricação de latas de aluminium,(Rexam Beverage)usa um verniz que é a base de agua,diminuindo bastante o risco de se desnvolver um cancer devido ao verniz..
    Ja visitei uma das unidade que tem espalhadas pelo mundo e pude confirmar.

    Thumb up 5
  15. O assunto é sobre refrigerantes q fazem mal a saude, mas ñ se enganem os incautos, o suco de caixinha ,os longa vida ,os sucos de latas como lanjal, tanjal, as poupas de frutas congeladas, todos contem Liposfosfato ,um tipo de anti mofo(conservante)q é cancerígeno como os q os refri contem.Saudavel mesmo só agua da bica lá no meio da selva, e só… o resto contem comservantes,leites, vinhos azeites, mel, e chas, ñ tem como viver sem eles, eles ñ nus matam de uma vez ,mas destroem e minam nossa saude ,ñ temos uma boa qualidade de vida,temos dores e males q arrastamos como um fardo pela vida afora. Vivemos mais ,morremos mais velhos ,mas c\ enfermidades q nus fazem sofrer o tempo todo, pagamos caro p\ isso, p\ enrriquecer aos q produzem ,e ao governo em impostos ao adiquiri-los.

    Thumb up 23
    • Você esqueceu de dizer dos agrotóxicos usador em tudo o que comemos. Nem fazendo o suco direto da fruta estamos realmente seguros.

      Thumb up 1
  16. Tudo em demasia faz mal, é preciso equilíbrio até no consumo do suco natural.Os refrigerantes diet engordam e fazem mal devido a grande teor de sódio nos adoçantes, servem mesmo só para quem não pode consumir açúcar.Entretanto foi bom saber sobre os perigos dos refrigerantes. Antigamente, devido a situação financeira, a maioria das pessoas só tomavam refrigerante em ocasiões festivas.

    Thumb up 4
  17. Meu Deus! Troca-se qualquer droga ilícita diária pela bela lata de Coca-Cola, após qualquer refeição. Dessa forma, é provável que efeitos nocivos se equiparam…

    Thumb up 1
  18. bom… sei que nunca é tarde pra modificar os hábiots…..
    sempre soube dos malefícios dos refrigerantes….masssss…. infelismente pra mim a coca-cola é insubstituivel…..
    tenho 65 anos….e felismente na minha infância não tinha tanto refri como tem hoje…..
    tenho pena da juventuderde hoje…….(geração coca-coca & salgadinhos”
    a minha sorte é que tive uma alimentação super saudável qdo era crinaça e jovem………

    Thumb up 3
  19. Acho que vou mandar essa por e-mail pra um colega meu que toma entre tres e cinco litros de coca cola por dia.

    Thumb up 2
    • Achei que eu era o único habitante da Terra que conhecia uma pessoa assim… Também vou lhe enviar um e-mail sobre o artigo… Muito bom e esclarecedor… Quando criança, até uma certa idade, fui viciado em Coca-Cola… Hoje só no Chá-mate.

      Thumb up 1
  20. Gostei, principalmente os americanos e mac donalds tb, prefiro mesmo e uma loirinha gelada…

    Thumb up 3
    • estou contigo marcos nada melhor que uma loirinha fresquinha cheia de vitalidade e muitos benefícios viva a cerveja heheheh

      Thumb up 0
  21. Essa matéria sobre refrigerante me lembrou uma outra matéria que li sobre um cientista que descobriu a origem do câncer, e é justamente a acidez no organismo e o refrigerante, entre outros é um grande causador de acidez no corpo.
    Então basicamente, ter doenças como o câncer depende unicamente do que você ingere.

    Otto Heinrich Warburg (1883-1970).
    Ganhou prêmio Nobel em 1931 por sua tese “A causa primária e a prevenção do câncer”
    Segundo este cientista, o câncer é a consequência de uma alimentação antifisiológica e um estilo de vida antifisiológico.
    Por que?… porque uma alimentação antifisiológica – dieta baseada em alimentos acidificantes + sedentarismo, cria em nosso organismo um ambiente de ACIDEZ.
    A ACIDEZ por sua vez, EXPULSA o OXIGÊNIO das células!!!
    Ele afirmou: “A falta de oxigênio e a acidez são as duas caras de uma mesma moeda: quando você tem um, você tem o outro.”
    Ou seja, se você tem excesso de acidez, então automaticamente falta oxigênio em seu organismo!
    Outra afirmação interessante: “As substâncias ácidas repelem o oxigênio; em
    oposto, as substâncias alcalinas atraem o oxigênio. ”
    Ou seja, um ambiente ácido é um ambiente sem oxigênio.
    E ele afirmava que: ” Privar uma célula de 35% de seu oxigênio durante 48 horas, pode convertê-la em cancerígena .”
    Ainda segundo Warburg: “Todas as células normais tem como requisito absoluto o oxigênio, porém as células cancerosas podem viver sem oxigênio – uma regra sem exceção. ”
    E também: “Os tecidos cancerosos são tecidos ácidos, enquanto que os saudáveis são tecidos alcalinos.”
    Portanto, o câncer não seria nada mais que um mecanismo de defesa que tem certas células do organismo para continuar com vida em um ambiente ácido e carente de oxigênio.

    Thumb up 10
    • Perfeitamente. Por isso é aconselhável manter o organismo mais alcalino possível. Para tanto, um copo com água, suco de limão e uma colherinha de bicarbonato de sódio duas vezes ao dia.

      Thumb up 6
    • isso realmente é aconselhável bovidino ? há alguma citação cientifica ? se houver favor post para mim, obg

      Thumb up 0
  22. ” Ainda bem que conheço os efeitos nefastos que a coca-cola faz no organismo, por isso deixei de tomar essa bebida desde os meus mais tenros anos, graças a um livro que li sobre tal bebida. inté

    Thumb up 0
  23. Tomo raramente,coca cola mais raro ainda, prefiro sucos naturais.
    Mas relmente temos q ter cuidado, esse pessoal pra lucrar
    coloca qualquer coisa em suas composições, e nós não nos ligamos nisto , o resultado nunca é bom.

    Thumb up 8
  24. O mais incrível é que as pessoas bebem refrigerante para matar a sede e o resultado é que ficam com mais sede.

    Thumb up 26
    • Eh claro amigo, levando em conta que metade de uma lata de coca eh açucar.

      Thumb up 1
  25. Eu tomo 2 a 3 vezes por semana.Trabalhei na fábrica da Coca Cola em 1994/1996. O xarope que continha a chamada fórmula secreta, chegava em caminhões de São Paulo e era estocada. É claro tomavamos à vontade. Não engordei mas tive muitas cáries. Na época estavam lançando as garrafas retornaveis de plástico. Foi preciso então trazer dos Eua, uma máquina pra cheirar as garrafas usadas que retornavam à linha de produção, pois gasolina, quaisquer produtos químicos com cheiro forte e até ratos mortos dentro das garrafas. Estas precisavam ser descartadas pois mesmo com o processo de lavagem o cheiro permanece na lavagem. Muitas vezes o” Maradona” entopia ( Esse era o apelido da máquina, pois ela gostava de cheirar coisas estranhas rs..) e falhava, pois com 10 garrafas por segundo, as vezes passava uma ou outra ( sem percebermos) antes do travamento automático da linha. Então se você quer evitar mal ainda maior ,não tome refri de embalagens plásticas retornaveis.

    Thumb up 6
    • Caro amigo, vc acha que a linha de produçao nada mudou em 15 anos?!? Reveja seus conceitos!

      Thumb up 0
    • … Ao Jefferson !”””Caro amigo, vc acha que a linha de produçao nada mudou em 15 anos?!? Reveja seus conceitos!..””. Não sei se mudou pra pior ou melhor..é só curiosidade. A maquina que cheira as garrafas pode até ser outra agora , mas se voçe já trabalhou em fabricas , sabe que o fator humano, o descuido , causa muitos erros. Não existe linha de produção 100% segura..

      Thumb up 1
  26. Ah ainda bem que eu gosto de queijo. kkkkk
    Velho tudo faz mal hoje em dia, até aqui em São Paulo a Agua da bilings sabe a represa billings? então faz um teste na agua de lá e amo vero quanto ela ta contaminada só que fica tudo por baixo dos panos né. Imagina o quanto deve ter de óxido de chumbo la :/

    Thumb up 1
  27. Parei de tomar coca-cola aos 18 anos não somente por razões ideológicas, mas realmente percebi que me sentia mal sempre que consumia o refrigerante. A partir daí, a única exceção era a coca. Depois de um tempo, passei a tomar apenas a fanta laranja, que erro!!! parei de tomar qualquer tipo de refrigerante há 1 ano e nem sinto falta, pelo contrário, me sinto melhor, mais independente e diferente de todo mundo que se vai comer pizza tem que tomar refri, se for comer hambúrguer, tem que tomar refri, feijoada então…e o churrasco…eu aprendi a viver sem refrigerante e garanto que estou bem melhor assim: sem refrigerante e sem álccol, me sinto limpa! ^^

    Thumb up 5
    • Bebosim to vivendo, tem gente que não bebe e ta morrendo, eu bebo sim…..(Rita Lee ? Se não me engano)

      Thumb up 0
    • Bem lembrado, Felipe! O governo brasileiro criou lei proibindo refrigerantes ou cervejas em latas. Mas a FAMIGERADA cOCA-cOLA, NÃO TÁ NEM AÍ PRA SAUDE DE NINGUEM!!!

      Thumb up 10
    • Eu quiz dizer: “latas de FERRO”. Me desculpem!

      Thumb up 0
    • As latas são de quê?

      Thumb up 0
    • adamantiun

      Thumb up 9
    • O correto seria adamantium. Mas isso é ficção.

      Thumb up 8
    • Pessoal, pessoal… Vamos juntar umas latas de coca e criar o Wolverine!!!

      Ah se liga fio…
      Adamantium, só nas suas idéias mesmo… Isso como o tio ali em cima disse é fictício.
      E ainda mais, se existisse um material realmente com as características do mesmo, vc acha que fariam latinha de coca cola?!?!…

      Só nesses sites para se ler isso.

      Thumb up 1
  28. o refrigerante tem muitos produtos quimicos adicionados com o açucar -q adicifica o sangue, faz mal pra caramba, e o alcóol tb faz mal p o corpo e principalmente p o cérebro, o alcóol provoca danos em moléculas do cérebro, procurem se informar. Tão achando q só refrigerante q faz mal é, tão muito enganados, tão qerendo nos matar e nos deixarmos ignorantes, retartados para ficarmos na obdiencia e burros.

    Thumb up 8
  29. depois deste artigo nada melhor que comemo…alias bebemorar uma deliciosa breja e de garrafa hein!!!

    Thumb up 5
  30. Agora tudo faz mal? Eu tomo três vezes por mês no máximo.Não gosto de refrigerante de cola, só guaraná. Suco natural eu tomo sempre, pois é melhor em tudo.

    Refrigerante faz mal para quem toma todos os dias. Tem gente que diz que só consome produtos naturais, mas respira o ar podre das grandes cidades.

    Thumb up 17
    • Eu tenho que comentar isso…
      Tem algo que faça mau a Chuck Norris?
      Ta perdendo a invencibilidade com o tempo?
      (por favor senhor Chuck foi só um conetário)
      hahahahah

      Thumb up 6
    • Não amigo, é que para viver na Terra entre seres frágeis como nós, Chuck Norris tem que assumir uma forma humana e limitar seus próprios poderes e sua força incontrolável, caso contrário, por exemplo, ele devastaria cidades inteiras com um simples espirro… As vezes ele perde o controle, foi quando seu estômago reagiu por ele comer um suchi estragado no Japão (até hoje acham que foi a Bomba Atômica que fez tudo aquilo), outra vez quando lavou suas havaianas no mar (a verdadeira causa dos tsunamis na Ásia), e a última vez quando chegou com fome demais numa festa de despedida de solteiro… ele comeu um bolo inteiro antes que seus amigos conseguissem lhe avisar que havia uma stripper dentro…

      Thumb up 10
    • Também prefiro suco natural.

      Thumb up 11
  31. MrBeckBrazil, não defenda uma droga só pelo simples fato do seu gosto por ela. Pesquise e leia os efeitos dela a curto e longo prazo. Analise sem se deixar levar pela emoção.

    Thumb up 7
    • PESQUISA VOCÊ, EU JÁ SEI TUDO SOBRE ESTA PLANTA DADIVA DE DEUS.

      Thumb up 3
    • Pois é, Sr MrBeckBrazil. Infelismente as pessoas, em sua maioria, vão na moda de se espelhar em tudo nos Estados (des)Unidos da America. Foram eles que “boataram” para o mundo que a plantinha, DIVINA PLANTINHA, fosse vista como a diabolica “ERVA DO DIABO”. Cruz credo!!! Mas quem usa, ou já usou sabe que Ela não traz mais MAUS OU MALES, que o usuario já não possua em seu intimo. Mas ao usar, ele saberá e sua consciencia é que vai decidir mudar ou não. Pois a decisão de tudo, cabe ao LIVRE-ARBÍTRIO, DEIXADO PRA NÓS PELO MESMO SER (DEUS) QUE CRIOU A CANABIS!!!

      Thumb up 1
    • drea, cachaça, para-tudo e jurubéba

      Thumb up 2
  32. Aqui em casa só compramos refri se for festa, devido a quantidade de gente que gosta, porque por nós, a festa seria só com suco.
    Qual a graça de beber um monte de gás que incha a barriga e dá enjoo????

    Thumb up 3
  33. Refrigerante realmente não traz benefícios pra saúde.
    Há uns 2 meses só tomo agua e sucos naturais, a melhora no meu organismo é impressionante! Nem suco de pacotinho tipo tang eu tomo mais, com certeza o nível de doenças diminuiria consideravelmente se todos cuidassem mais da saúde. Pena que o governo ainda lucra com doenças, por isso não há divulgação dos males que certos alimentos e bebidas causam.

    Thumb up 15
    • Veja o caso da dengue, por exemplo, para poder faturar muito junto com a industria farmaceutica, criou-se o mito do “paracetanol” ser o unico possivel ao inves da dipirona, muito mais barata. O SUS só utiliza dipirona, e são milhares de casos tratados por dia. E não vemos milhares de pessoas morrendo por isso a cada dia. E ainda tem gente que diz que tudo é “conspiração”. QUANDO A HIPOCRISIA VIRA REGRA, A VERDADE PASSA À SER VISTA COMO CONSPIRAÇÃO! E tenho dito!!!

      Thumb up 5
    • dengue mata .. ae ninguem arriscaria sem ter provas
      uma vida em jogo
      é complicado
      mais vou estudar sobre isso
      eu não sabia

      vlw

      Thumb up 0
  34. O que ocorreu com o cigarro nas decadas de 30 a 70, onde quem fumante era sinal de status, esta se repetindo agora com as cervejas. Estao produzindo uma geraçao de viciados, alcolatras e quimicamente dependentes. Hoje a cerveja é passada como estatus, diversao e modo de ser. A garotada adora, mas nao pensam que daqui a 10 , 20 anos terao serios problemas de saude. E o governo, deixa correr solto, nao informando, esclarecendo essa geraçao de que bebida com alcool tras serios problemas e pode destruir a vida de muita gente, como ocorre com acidentes de transito, causados por embriagues. Se liga adeptos do desce redondo, do experimenta, da numero um e por ai vai, quando tomarem uma decisao, será tarde demais.

    Thumb up 3
    • Mas não se pode pensar que o governo deve ser o pai do povo,se não vira comunismo. Nós é que devemos controlar ,não o governo.

      Thumb up 1
  35. Eu odeio coca-cola,cigarro e tudo que e prejudicial a saude,porque viver com saude e tao bom,e melhor voce tomar um bom suco natural do que estas coisas cheias de quimica,porque quem ganha com estas vendas e apenas os governos e os donos da fabrica.ABRA SEUS OLHOS AMIGAO REFRIGERANTE MEM PENSAR,PORQUE SAUDE E O QUE ENTERESSA!

    Thumb up 10
  36. Parei por causa “da 3″, mas vou continuar firme e forte graças a essas outras 4. :D (suco de laranja s2)

    E digo mais, é sempre bom pensar 2x antes de consumir QUALQUER alimento industrializado, pois o foco da MAIORIA destes está no sabor que deve não só agradar, mas às vezes até VICIAR. Eu sei que parece óbvio mas parece que tem gente que nem pensa nisso…

    Thumb up 0
  37. Eu tava com vontade de tomar uma coca bem gelada cheia de gás! E ao ler esta reportagem acho melhor continuar com essa vontade…

    Thumb up 7
  38. a OMS não está nem ai para o que acontece no mundo. Cigarro, bebida e refrigerante.

    Thumb up 10
    • Mais eu me importo comigo então eu não consumo cigarro, bebida e refrigerante.

      Thumb up 33
    • Já somos 2 :)

      Thumb up 0
    • A OMS é das primeiras que quer matar a humanidade (isso segundo os “amantes da conspiração”).

      Thumb up 4
    • Mas não é assim . . . de uma vez só! É aos pouquinhos, lentamente para poder faturar muito junto com a industria farmaceutica. Veja o caso da dengue, por exemplo, criou-se o mito do “paracetanol” ser o unico possivel ao inves da dipirona, muito mais barata. O SUS só utiliza dipirona, e são milhares de casos tratados por dia. E não vemos milhares de pessoas morrendo por isso a cada dia. E ainda tem gente que diz que tudo é “conspiração”. QUANDO A HIPOCRISIA VIRA REGRA, A VERDADE PASSA À SER VISTA COMO CONSPIRAÇÃO! E tenho dito!!!

      Thumb up 2
    • EU adorava coca-cola + o meu namorado proibiu-me de beber…actualmente bebo mtos sumos naturais de frutas e sumos das fábricas…Vou contar as minhas (os) para diminuirem ou deixarem de consumir refigerantes…Mto obrigada pela dica…

      Thumb up 0
  39. Quando tomava refrigerante eu era imenso. Cortar a bebida me enxugou mais de 7 kilos.

    Thumb up 14
    • Todos os dias de manhã na escola eu tomo uma garrafa de sumo…+ ainda bebo refigerante…por semana uma vez…

      Thumb up 0
  40. Muito boa essa explicação dos males dos refrigerantes; é de grande ajuda e conscientização da população. É uma bebida muito gotosa, a sensação a beber é incrível, sei disso pois tomo a 10 anos. Estou com 19 anos agora. Mas não bebam, além do que foi dito aqui, se vocês pesquisarem descobrirão coisas piores. Eu ja mudei meu hábito a 4 dias, é difícil lutar contra esse vício, mas estou vencendo, só bebo suco natural e chás. E Estou mudando minha alimentação para o vegetarianismo também!
    Acredito que isso é só uma elevação de conciência e conforme o tempo for passando todos vão evoluindo. Não é a toa que menos de 1/3 da população mundial sabe disso e os que sabem devem levar essa concientização a todos, ja que as empresas capitalistas agressivas não se importam com nossa saúde, somente nós por nós mesmos.
    Paz.

    Thumb up 2
  41. mesmo antes de saber disso (e olha que sei disso a anos e anos atras) nunca tomei refrigerante porque todo bendito refrigerante me deixa horrivelmente enjoado.

    Thumb up 3
  42. É que nem o cigarro. Mas pelo menos ele ainda avisa que você poderá ter Câncer.

    Thumb up 2
  43. Fiquei um ano sem tomar nenhum refrigerante ,e sem nenhuma dieta perdi 5 kgs e consegui manter me assim , até que esse ano resolvi voltar a beber somente coca zero , em quase 3 meses engordei 2 , sem mudar nada na minha rotina a nao ser o refrigerante.

    Decidi cortar de vez esse mal dos meus habitos , nao é tao dificil assim como as pessoas pensam ,depois da primeira semana voce nem pensa mais nisso , hoje prefiro mil vezes uma boa taça de vinho do que um copo desse veneno ..

    Thumb up 34
    • Uai, tu trocou o refrigerante pelo vinho, na mesma quantidade? Ouvi dizer que agua é bonzinho p/ nosso organismo :)

      Thumb up 0
    • É por isso que prefiro uma boa caipirinha…

      Thumb up 14
    • Eu tambem sou mais a caipirinha. Só que a minha é sem açucar(que afeta os ossos e etc…), e sem gelo(sabe lá que agua é aquela?). “Lá em casa tem duas piscinas / Uma é pura, a outra é com limâo…”. E SALVE O PREMEDITANDO O BREQUE, GENTE!!!

      Thumb up 3
    • Coca-Cola, isso sim é bom, dps penso na saúde, rs ( e olha que sou diabético )

      Thumb up 0
  44. Excesso, exceso minhas crianças é tudo
    até sexo em excesso faz mal,
    dentes podres?
    vc acha q uma criança q bebe refri a doidado nao vive comendo doce, q da uma cede!!!
    se elas concerteza Escovassem os dentes depois nao teria problema
    faz 20 anos q tomo refri e todos eram minha idade sempre falam q eu sou mais jovem,
    só não bebo refri diet,light
    é beber e morrer esses sim mata a pessoa

    Thumb up 0
    • Realmente, o que poucas pessôas sabem é de que o homem, a cada ejaculação, põe pra fora do corpo vitaminas e proteinas e sais minerais essenciais, pois vem daí o suporte para que mantenha os espermas vivos por um determinado tempo. (até quatro horas in vitro). Entre estes minerais está o Zinco, um importante elemento que tem papel fundamental na saúde da pele, ossos, restauração da cadeia de regeneração dos tecidos e orgãos. (ajuda a estabilizar as cromatinas com DNA das células espermáticas. Uma deficiência de zinco pode resultar em uma redução de fertilidade devido à fragilidade maior do esperma. A deficiência de zinco pode também afetar de diversas formas a vagina.) O sexo em excesso realmente enfraquece, pois a reposição das vitaminas não ocorre na mesma velocidade. As famosas concentrações de futebol antes do campeonato visa aliás evitar que seus jogadores façam sexo e tenham seu desempenho e performance e concentração comprometidos.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
3792906411_d3f8762924_z
Menino com cérebro que encolhe deixa médicos perplexos

Os médicos sabem que...

Fechar