6 estratégias naturais para prevenir resfriados

As estatísticas mostram que a maioria das pessoas pega resfriados pelo menos duas vezes no inverno. Mas há maneiras melhores de se prevenir do que tomar vitamina C artificial todos os dias, ou então tomar aquela mistura famosa de alho com laranja em um chá, no café da manhã. Confira seis dicas naturais e fáceis de serem seguidas que irão manter os resfriados longe, durante todas as estações do ano:

1. Durma bem

Estudos mostram que o sono regula os níveis de cortisol, o hormônio responsável pela produção de células imunológicas. E, como você sabe, um sistema imunológico forte é básico para prevenir resfriados. Dormir pelo menos sete horas por noite é a maneira mais fácil de afastar os vírus. Uma pesquisa recente indica que pessoas que não dormem direito pegam a doença três vezes mais facilmente do que aquelas que têm o sono em dia. Se você tem problemas com insônia, especialistas sugerem um exercício de relaxamento – basicamente pense em todas as suas atividades do dia, mas em ordem reversa, começando com o que você fez antes de ir para a cama e terminando com a primeira atividade do dia.

2. Faça exercícios

Pesquisas revelam que exercícios moderados – 90 minutos por semana – aumentam a capacidade do sistema imunológico. Mas apenas exercícios moderados. Outros estudos mostram que exercícios de alta duração e intensidade o tornam ainda mais vulnerável a resfriados. E, se você já estiver infectado, não deixe de seguir o conselho – fazer exercícios moderados fazem com que a recuperação seja mais rápida.

3. Tome banhos quentes e frios ao mesmo tempo

As mudanças de temperatura no banho também fazem com que seu sistema imunológico fique mais ativo. Depois de ter se lavado, regule o chuveiro para uma temperatura bem quente e fique sob a água por 30 segundos. Então regule a temperatura para obter água fria e fique sobre a água por 10 segundos. Repita isso por três vezes, terminando com a temperatura fria (só tome cuidado para não queimar seu chuveiro). O vapor do chuveiro também ajuda a limpar suas fossas nasais, caso você esteja sentindo seu nariz entupido.

4. Coma ostras

Não, não tem nada a ver com a crença popular de que elas são afrodisíacas. O fato é que esses moluscos são uma grande fonte de zinco, e o zinco aumenta muito a sua imunidade. Como é difícil incluir ostras em sua dieta diária (você não vai querer levá-las de marmita para seu escritório, certo?), procure por alimentos que também contenham a substância, como sementes de abóbora e cereais matinais que sejam fortificados com zinco.

5. Vitamina D

Pessoas com baixos níveis dessa vitamina se tornam mais vulneráveis a resfriados. Então tome leite, coma peixes (especialmente o salmão) e tome Sol regularmente – isso fará com que seus níveis de vitamina D sejam os ideais, o protegendo da gripe.

6. Use soro nasal

O soro nasal não serve apenas para quando seu nariz está trancado. A substância limpa as passagens nasais e sua solução impede que bactérias e vírus se instalem em seu sistema respiratório. Os médicos aconselham que você limpe a embalagem do seu soro nasal após cada uso, com água e sabão. Sem a higiene necessária você estará trazendo bactérias e vírus para seu nariz em vez de expulsá-los. [CNN]




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)


Curta no Facebook:

18 respostas para “6 estratégias naturais para prevenir resfriados”

  1. Tá tudo errado, anunciaram gripe e quando abro é resfriado, gripe e refria não é a mesma coisa.

    Como faço para não receber mais essas “notícias” desse site??
    Quero cancelar minha assinatura daqui.

  2. Esta de banho quente alternado como frio funciona mesmo. Eu faço mesmo no inverno, e faz anos que não gripo.
    Outra dica : ao tirar o pé do sapato ou tenis, nunca colocar em piso frio e nunca usar blusão que tape o pomo de Adão, sempre camisa em gola V

  3. Me fez lembrar da tribo africana com um sistema imunológico extremamente eficaz.
    Cada manhã eles comem um pouquinho de um peixe que fica apodrecendo na porta de saída de seus abrigos.
    Fazem-o desde crianças.
    Será que nossos químicos modernos, possuem uma idéia de manutenção de vida tipo “END GAME” de Alex Jones?

  4. Isso depende de pessoa para pessoa. Um velho truque é nunca ficar sem camisa, mesmo uma camiseta. Depois de tomar banho de piscina ou mar, não fique muito tempo com a sunga ou biquini molhados. E se ficar gripado faça um chá com alho, canela, cravo, folha de pitanga e no final esprema um limão, tome bem morno com um comprimido anti-gripal e se agasalhe, vc vai suar até não aguentar mais, isso é tiro e queda.

  5. Permita discordar do íten 3. Em condições naturais não somos submetidos a choques de temperatura. E do íten 6. Penso que a higiene normal com as vias nasais é suficiente. Parto do seguinte raciocínio: se uma criança for submetida a constante assepsia e privada do contado com o meio embiente (terra, areia, água) ficará muito mais susceptível a doenças.

  6. A do soro nasal foi novidade, pensei que só servisse para quando o nariz estivesse congestionado.
    E higenizar o soro, era tão óbvio, mas a gente deixa de fazer isso pensando “o soro é só meu mesmo…” por que a gente tende a esquecer as coisas óbvias? Que coisa!

Deixe uma resposta