8 bandidos muito espertos

Por , em 22.07.2010

Sempre há uma notícia no jornal que é de cair o queixo. Mais do que nas manchetes, na vida real os bandidos se aperfeiçoam tanto nas táticas de roubo que ficam mais famosos do que personagens fictícios. Se você busca inspiração para um romance policial pitoresco, dê uma olhada nesta lista de falcatruas criativas e eficientes:

1. Victor Lustig: o criminoso que conseguiu “vender” a Torre Eiffel. Duas vezes!

Em 1925, um vigarista chamado Victor Lustig leu um artigo de jornal sobre o debate em torno dos custos da manutenção dos 36 anos da torre Eiffel. Logo viu as possibilidades por trás deste artigo, desenvolvendo um sistema notável.

Lustig falsificou uma papelaria do governo e convidou seis comerciantes de sucata para uma reunião confidencial em um dos hotéis mais prestigiados de Paris. Lá, ele se apresentou como o vice-diretor-geral do Ministério dos Correios e Telégrafos e disse ao grupo que a manutenção da Torre Eiffel era tão escandalosa que a cidade não poderia mantê-la por mais tempo, e queria vendê-la para a sucata. Devido ao clamor público, o assunto devia ser mantido em segredo até que todos os detalhes fossem pensados.

A idéia não era tão bizarra em 1925 como seria hoje. A Torre Eiffel foi construída para a Exposição de Paris de 1889, e era para ter sido retirada em 1909 e realocada. Lustig levou os homens em uma limusine alugada para uma viagem de inspeção, visando descobrir qual deles era o mais ingênuo. Lustig pediu propostas a serem apresentadas no dia seguinte, mas já sabia que aceitaria a oferta de um comerciante, Andre Poisson. A esposa de Poisson suspeitou, perguntando por que tudo era tão secreto e estava sendo feito rapidamente. Para lidar com a sua suspeita, Lustig “confessou”: como ministro, ele não ganhava dinheiro suficiente para prosseguir o estilo de vida que gostava, e precisava encontrar formas de complementar sua renda. Isto significava que suas negociações exigiam certa discrição. Poisson compreendeu imediatamente: estava lidando com outro funcionário do governo corrupto, que queria um suborno. Não só Lustig recebeu as verbas para a Torre Eiffel, como também ganhou um grande suborno. Lustig e seu parceiro tomaram um trem para Viena com uma mala cheia de dinheiro. Surpreendentemente, nada aconteceu. Poisson se sentiu muito humilhado para se queixar à polícia.

Um mês depois, Lustig voltou para Paris, e no mesmo esquema tentou vender a Torre mais uma vez. Porém, a vítima escolhida foi à polícia antes de fechar o negócio. Lustig conseguiu escapar antes de ser capturado.

2. Frank Abagnale: o impostor adolescente que passou mais de 2,5 milhões de dólares em cheques falsos

Frank se tornou famoso na década de 1960 por obter a aprovação de 2,5 milhões de dólares em cheques falsificados em 26 países ao longo de cinco anos. Ele começou com apenas 17 anos.

Em seu processo, ele alegou ter assumido nada menos que oito identidades diferentes, entre elas um piloto de linha aérea, um médico, um inspetor da prisão, e um advogado. Ele escapou da custódia da polícia duas vezes (uma vez de um avião taxiando e uma vez de uma penitenciária federal nos Estados Unidos), antes de completar 21 anos. Sua história de vida virou inspiração para o filme “Catch Me If You Can” (em português, “Prenda-me se for capaz”) com Leo DiCaprio e Tom Hanks. Atualmente, Abagnale é consultor e professor no Federal Bureau of Investigation e dirige a Abagnale & Associates, uma empresa de consultoria de fraudes financeiras.

3. Anthony J. Curcio: o ladrão de banco que enganou a polícia, “contratando” iscas através de um anúncio

Um ladrão roubou um caminhão blindado de uma filial do Bank of America em Monroe, Washington, por meio de contratação de iscas para intimidar as autoridades. E ainda fugiu por um riacho que dava no Rio Skykomish através de uma tubulação interna.

O assaltante, que usava um colete amarelo, óculos de segurança, uma camisa azul e uma máscara de proteção foi até um guarda que estava supervisionando o desembarque de dinheiro do caminhão e o pulverizou com spray de pimenta, agarrou seu saco de dinheiro, e fugiu do local. O hilário foi que o ladrão tinha colocado um anúncio para trabalhadores de manutenção rodoviária, prometendo salários de U$ 28,50 por hora. Os recrutas foram convidados a esperar perto do Bank of America em torno do momento do assalto – vestindo coletes amarelos, óculos de segurança, uma máscara de proteção, e de preferência, uma camisa azul. Pelo menos uma dúzia deles apareceu.

Os policiais conseguiram encontrar Curcio, recuperando uma quantidade “significativa” do dinheiro, e detendo-o na prisão do condado de Snohomish.

4. A mulher que roubou uma casa, foi encontrada pelo proprietário, mas escapou dizendo que estava na casa errada

Um morador de Maple Avenue, nos EUA, disse à polícia que retornou para sua casa cerca de dez horas da manhã e viu que uma mulher estava em sua sala de estar. A mulher disse ao morador que entrou por engano em sua casa através da garagem pensando que era a casa de sua amiga. Em seguida, alegou que estava indo para um endereço falso, e telefonou para uma pessoa que ela disse ser sua mãe antes de sair. O morador logo descobriu que jóias e dinheiro haviam sido roubados.

5. Colton Harris-Moore: o menino de 19 anos que roubou três aviões e um iate

Harris-Moore é suspeito de incontáveis assaltos ao redor dos Estados Unidos, e também no Canadá e nas Bahamas. Uma vez que muitos dos supostos crimes de Harris-Moore foram cometidos enquanto ele estava com os pés descalços, a mídia o apelidou de “bandido descalço”. Não só existem várias músicas escritas sobre ele, como também há um grande fã-clube do garoto na Internet. Uma página no Facebook dedicada a ele tem mais de 89 mil fãs. Harris-Moore foi capturado nas Bahamas, em julho 2010.

6. O vovô de 70 anos que já roubou 11 bancos

O FBI está em busca de um homem não identificado, apelidado de “bandido velhote”. Ele tende a usar um boné de beisebol, óculos e um casaco ou paletó, e é visto ocasionalmente com oxigênio ou bengala. No último assalto, ele foi também usou luvas de látex. O velhinho é suspeito de realizar seu 11º assalto. A polícia diz que é possível que ele possa ser um homem mais jovem usando uma máscara ou maquiagem para se fazer parecer mais velho.

7. Angie Sanclemente Valencia: a modelo de lingerie que dirigia um cartel de contrabando de cocaína

Angie Sanclemente Valencia é uma modelo de lingerie da Colômbia, que na verdade é a cabeça de um grupo que carrega drogas para a Europa. Ela era casada com um traficante de drogas muito perigoso. Angie contratava apenas modelos glamorosas para o transporte de drogas da América do Sul para a Europa. Ela descreve as mulheres que trabalham para ela como anjos insuspeitos e belos. Sua rede de contrabando começou a desmoronar quando um de seus “anjos” foi capturado na Argentina transportando 55 kg de cocaína. Angie foi detida após uma caçada internacional de dois meses.

8. Bruce Reynolds: o homem que comandou um assalto a um trem sem usar armas

O episódio de 1963 ficou conhecido como “The Great Train Robbery” (o grande roubo do trem), e ocorreu na Inglaterra. Um grupo de 15 membros, liderado por Bruce Reynolds, incluindo Ronnie Biggs, Charlie Wilson, Jimmy Hussey, John Wheater, Brian Field, Jimmy White, Tommy Wisbey, Gordon Goody e Buster Edwards, roubou o equivalente a 74 milhões dólares. Embora nenhuma arma tenha sido usada no assalto, o motorista do trem, Jack Mills, foi atingido na cabeça com uma barra de ferro, causando um olho roxo e hematomas faciais. Bruce foi um dos três membros da quadrilha que nunca foram presos ou identificados. Os outros 13 foram detidos depois que a polícia descobriu as suas impressões digitais em um esconderijo. [Oddee]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

43 comentários

  • John:

    Ow mark , o cara bem informado daqui , saiba que na igreja catolica tambem dizimam os mesmos 10% , seguindo o que consta na biblia deles tanto a dos evangélicos…

    pesquise entes de falar doutrina e costumes nao sao roubos leia a biblia e veja que nela esta escrito que o dizimo é pra manutenção da igreja e que a mesma nao tem fins lucrativos , ow será q vc acha que Deus vai mandar ouro do ceu pra pagar a energia…

  • Mark:

    em resposta a Marianinha tambem temos as Igrejas Evangelicas que cobram os Dizimos (10%) dos seus ganhos e vendas de carros apartamentos etc…

    A não menos importante “fogueira santa” onde os “fieis” depositam seus o ]bjetos de valor para se livrar de todos os males que os atingem….

  • wilson s. trindade:

    eu concheço um que robou todos os brasileiros, foi identificado , e taí soltinho soltinho, esse sim é que eu chamo de esperto; parabéns Paulo maluf esses aí de cima não chegam nem perto da sua esperteza !!!!! cuidado prá polícia não descobrir viu ?

  • Elisiario Silveira Ferreira:

    Imaginemos no Brasil, quantos casos piores ou iguais a esses.
    Se gritar pega ladrão,não fica um.ahahahahahahahah!

  • Lucian:

    8. Bruce Reynolds: 15 pessoas
    ………………….
    13 identificados e presos
    3 desconhecidos
    TOTAL: 16
    ………………….

    ??????????????????????????????????????????????????????

    • Luis Katsuragi:

      N seria Bruce Reynolds e mais 15 pessoas??

  • vielmond:

    é a velha piada. Na europa existe um escola para ladrões. Terminado o curso cada formado recebe um passaporte para o país onde quer executar suas atividades. Quando chega um que pede um passaporte para o Brasil o “reitor” manda fazer um curso de aperfeiçoamento de seis meses jà que vai roubar os ladrões !

  • Marianinha:

    Nesta lista deveria constar também a Igreja Católica que consegue vender um pedaço do Céu, através das indulgências pagas e do comércio da terra (onde Jesus pisou), água (do rio Jordão),palha (da manjedoura), madeira (da cruz)etc…etc…etc…

  • Misabel:

    Elio Earli

    Ele foi preso sim,mas fez um acordo com os Federais para ajudar na captura de outros “espertinhos” e hoje, regenerado, é isso ai…

  • JAMES COLEMAM ALVES:

    Ei, vocês que estão “clamando” pela inserção de políticos brasileiros deixaram escapar um detalhe: a lista é de bandidos reconhecidamente EXPERTOS. No caso dos políticos brasileiros, a pobreza política da maioria da população não permite essa classificação. Até mesmo políticos IDIOTAS conseguem se dar bem por aqui!

  • luciana:

    Conheço um que usa a cueca de sacola para guardar o roubo.

  • JOSÉ:

    E o lula ele ganha de todos desta lista ele passou o conto do vigário nos bispos da CNBB e até no papa JOÃO PAULO II durante 30 anos .

  • Carlos – R.J.:

    Na atual lista, faltam personagens bem atual e genuinamente brasileiro, tais como: Paulo Maluf,Renan Canalha, José Sarney e família, Antony Garotinho e família, entre outros.

  • ERVAL RANGEL:

    Esse pessoal para estar no jardim de infancia perto dos que estão em Brasilia. fala serio. Se mandarmos todos para la, certamente sarião pós graduado e alguns com mestrado.

  • Joao Marcos:

    Eu sei aonde tem uma turma muito mais esperta do que essa aí!advinhem!

  • Teco:

    Cara, não precisaria ir tão longe e em eras distante para uma lista recheada

  • Josiane Camargo:

    os ladrões dos tempos de hoje são evoluidos de acordo com o progresso da globalização e o avanço da tecnologia, esperto o vendedor da torre Eifel, rsrs, mas esperto mesmo é Harris-Moore, esse realmente alem de esperto é inteligente, pena que usa pra fazer coisas erradas…

  • Josiane Camargo:

    ola a todos.
    nos tempos de hoje, com o avanço da tecnologia e a globalização, nenhum ladrão conseguiria vender a torre Eifel, rsrs, eles vendem “pequenos volumes” em grande quantidade,,, rsrs

  • Douglas:

    esqueceram do cara que a algumas decadas atras sequestrou um avião lotado nos EUA utilizando uma falsa bomba escondida numa maleta e que ao receber o resgate deu instruções de como e para onde o piloto deveria voar para ele pular de paraquedas fugindo com o dinheiro. Detalhe: o avião sequestrado foi seguido por dois caças da força aerea americana cujos os pilotos não viram nem quando ele saltou sobre uma area de floresta, depois de varias semanas de buscas pela area nem o paraquedas foi encontrado, crime perfeito! 8] (fonte: revista mundo estralho)

  • MARCOS:

    No brasil não pode colocar senao vamos demorar muito tempo para ver tudo…

  • ANILSON:

    Faltaram os politicos brasileiros que roubam se recandidatam e novamente são eleitos (pois o povo não tem memoria)estes sim estes são espertos e na maioria das veses tem proteçaõ policial

  • Laercio:

    Tem um certo senador pelo Maranhão que dá de 10 a Zero nessa turma.

  • Annabela:

    Esqueceram do Brasil nessa lista, hahahahaha.

    Eu pessoalmente poderia listar outros 10 😛

  • mario sergio:

    Perto dos nossos póliticos e policiais esses ai estão no jardim de infãncia!!!kakakakkaaa

  • EUNUMSEIDINADA:

    TODOS NÓS BRASILEIROS CONHECEMOS UM POLITICO QUE CERTAMENTE COLOCA TODOS ESTES NO BOLSO.

  • Lemos Neto:

    …verdade meus irmãos que elegeram os politicos brasileiros
    como sendo os campeões dos campeões em falcatruas, senão veja:
    “além de roubarem e desviarem para laranjas e apaniguados, ainda inventam leis ou decretos, que os livra sempre de sus-
    peitas ou mesmo a cadeia”.
    Portanto meus irmãos de infortúnio…MORTE AOS POLÍTICOS.

  • Higor:

    Muito bom,

    Vou tenta vender o Cristo Redentor como sabão para as lavanderias.

  • Alex Keher:

    Todos esses da lista são “dentinho de leite” perto de alguns brasileiros. Uma olhada rápida nos jornais e revistas e vemos que os crimes perfeitos existem. Alguns políticos brasileiros já sabem o caminho.

    Quer coisa mais incrível que roubar o dinheiro de milhões de pessoas, todos tomarem conhecimento disso, não ser preso, não devolver, e ainda ser remunerado?

  • Vagner Liu:

    Resumindo, é melhor não olharmos muito para aparência porque elas sempre nos enganam. Me lembro que uma vez comprei uma loja virtual e só depois de um tempo que percebí que os produtos dela não existiam, mas ai eu já havia pagado por ela. Mas o aprendi com quem já disse uma vez:”nem tudo que brilha é ouro”.
    Abraços!!

  • Reinaldo Kozoski:

    Tem bandido pra todo gosto !

  • wilson:

    Quem vendeu a torre Eiffel foi um gênio;otário foi quem comprou !
    Isto é como o golpe do paco!Tem sempre um achando que é esperto!!

  • m.r.f.:

    Impresssionante, mas não é só no exterior, faltou para a coleção de bandidos, o 9°bandido brasileiro, o cidadão, Geraldo “o estelionatalio de carreira”, falsifica documentos, plantas de imóveis, se apresenta como Eng° Civil, grande amigo de gerentes bancários, se compromete a “ajeitar financiamentos para aquisição de casa própria” e aplica o “Golpe da Casa Própria”, aí ele leva até sua vida, se não se cuidar, leva seu nome pro SPC, individa vc até os últimos fios de cabelo, some no mundo e a justiça??? não pode fazer nada, pq golpe de estelionato é um dos crimes mais polêmicos do Código Civil brasileiro, até que se prove o contrário, o “bandido” é “inocente”. Parabéns pra justiça brasileira!!

  • claudemir da silva:

    cada bandido com sua astúcias

  • claudemir da silva:

    cada bandido com sua artimanhas

  • Raul Nogueira:

    VICTOR LUSTIG – Já o conhecia de tempos, Livro – 48 Leis do Poder..

    Livro fantástico com muitos causo extremamente espertos.

  • Jaqueline:

    A do Victor Lustig, vender a torre Eiffel… essa é boa. hahaha

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Todos estes aí são fichinha perto de nossos políticos !!
    Abraços

  • Rodolf Willliam Hamer:

    Esqueceram de listar os políticos do Brasil.

  • Elio Earli:

    Misabel… nem todos foram presos. Conforme o texto, “Frank Atualmente, Abagnale é consultor e professor no Federal Bureau of Investigation e dirige a Abagnale & Associates, uma empresa de consultoria de fraudes financeiras.”

    Concordo com Patricia: O cara que vendeu a torre Eifel é um ultragênio!

  • EUSTRÓPIO:

    VENDO:
    PREÇO DE OCASIÃO.
    CONGRESSO NACIONAL EM BRASÍLIA.
    MULTIUSO, MAS SE QUISER PODE MANTER COMO DEPÓSITO DE ESTRUME QUE CAI BEM

  • Misabel:

    Não são tão espertos assim…afinal todos foram pegos!!!rsrsrsrs

  • Patricia:

    Assisti ao filme “prenda-me se for capaz, sensacional!Mas certamente o mais criativo de todos foi o que vendeu a torre Eifel. Heheheh..

Deixe seu comentário!