7 coisas que são hoje melhores do que previstas em “De Volta para o Futuro II”

Por , em 19.10.2015

Finalmente estamos aqui: na próxima quarta-feira, 21 de outubro de 2015, viveremos o dia em que Marty McFly chegou quando viajou para o futuro em “De Volta para o Futuro II”.

Infelizmente para muitos, a realidade de 2015 não é exatamente a esperada. É triste que ainda não tenhamos carros voadores e skates flutuantes (práticos), mas, em compensação, temos nos superado em muitas outras áreas em comparação com o filme de ficção científica.

Por exemplo:

Chamadas de vídeo

Marty McFly coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 1
No longa, Marty é demitido por seu chefe durante uma chamada de vídeo que se parece muito com o Skype ou FaceTime dos dias de hoje. Obviamente, nós já dominamos esta forma de comunicação, e até conseguimos dar um passo mais longe, com o desenvolvimento de um software de tradução em tempo real que permite às pessoas manter conversas de vídeo ao vivo em diferentes idiomas.

Dispositivos portáteis

Marty McFly coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 2
Os dispositivos portáteis e vestíveis no filme não são bonitos, mas têm muito em comum com os de hoje. Em uma cena, vemos Doc dirigindo o DeLorean com um par de óculos prata hediondo, que se conecta a várias câmeras ao redor do carro, fornecendo-lhe informações em tempo real. Ele também usa um dispositivo de mão (que se parece muito com um smartphone) para obter informações adicionais sobre os objetos ao seu redor.

Já temos telefones e óculos inteligentes – disso todo mundo sabe. Nossos celulares hoje nos dão acesso a praticamente todo o conhecimento da humanidade, bem como uns aos outros, a qualquer hora que quisermos. “O fato de que hoje todos têm um dispositivo que é um computador, uma câmera, um gravador, uma calculadora, uma lanterna… é algo que não tínhamos pensado”, admitiu o roteirista e coprodutor da trilogia Bob Gale ao jornal The Hollywood Reporter.

Scanners de impressões digitais

Marty McFly coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 3
Em “De Volta para o Futuro II”, Biff paga por um táxi usando sua impressão digital. Não estamos nesse estágio ainda, mas o Apple Pay já deixa as pessoas pagarem por algo simplesmente tocando seus iPhones ativados por impressões digitais. A Suécia também está tentando se livrar do dinheiro em espécie completamente.

Por fim, hoje já usamos digitalização de impressões digitais nos aeroportos e para fins de segurança largamente, algo que não aparece no filme. Os cientistas estão até tentando detectar o que comemos recentemente usando o monitoramento de nossas impressões digitais.

Drones

Marty McFly coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 4
Não temos drones que levam cães para passear como no filme, mas temos robôs voadores que são capazes de capturar imagens do alto, monitorar doenças, liberar armas e plantar árvores, algo que o pessoal que criou a história da trilogia nunca sonhou que seria possível.

Bob Gale afirmou que os drones do filme eram “apenas uma piada” e que eles não consideravam seriamente como essa tecnologia iria funcionar.

Telas de TV

Marty McFly coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 5
As telas do filme eram bastante ambiciosas para a época, mas a previsão se concretizou em termos de serem planas e grandes. E nos superamos, tendo em vista que já foram inventadas até telas dobráveis.

O holograma 3D impressionante de “Tubarão 19” em “De Volta para o Futuro” é outro momento em que o filme mostra uma previsão acertada, mas que não captura o quão difundida a tecnologia 3D realmente é hoje – não é preciso nem ir ao cinema para ver um filme em 3D, visto que já existem TVs com essa função.

Tênis que se amarram sozinhos

coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 6

A Nike de fato criou um destes, mas eles são mais divertidos do que práticos. O que o filme não previu foram exoesqueletos – trajes incríveis capazes de dar força sobre-humana e velocidade a seres humanos, para não mencionar o fato de que podem restaurar a mobilidade em deficientes.

Exploração espacial

coisas melhores hoje do que de volta para o futuro ii 7
“De Volta para o Futuro II” não menciona a exploração do espaço, e isso é definitivamente uma das coisas mais legais de 2015 – fizemos o tipo de progresso que os autores da trilogia não foram capazes nem de imaginar em 1989.

Para começar, levamos sondas a Marte e estamos planejando enviar seres humanos para lá nas próximas duas décadas. Também conseguimos pousar uma sonda em um cometa arremessado pelo espaço a 135 mil quilômetros por hora. Já descobrimos planetas fora do nosso sistema solar e estamos mais próximos de encontrar alienígenas do que nunca.

Ou seja, percorremos um longo caminho desde “De Volta para o Futuro II”, e a falta de hoverboards é o de menos. Além do mais, ninguém quer comer alimentos desidratados em 2015. [ScienceAlert]

1 comentário

  • alexandre:

    Uma outra coisa boa é que não temos que usar 2 gravatas como no filme.
    Poxa, usar uma gravata ja é uma mer… imagina duas

Deixe seu comentário!