8 previsões absurdas para o futuro que quase se tornaram realidade

Por , em 1.10.2013

Em 1925, o professor britânico A. M. Low escreveu uma previsão divertida de como seria a vida no próximo século. O futuro seria cheio de carros voadores, rádios relógios e trajes de uma peça.

A M Low

A M Low

Mais absurdo ainda, no entanto, é que muitas dessas previsões se tornaram parcialmente realidade. Não, nós não vamos trabalhar em carros populares aéreos, mas todos já vimos macacões o suficiente para durar até o século 23.

E melhor ainda são as previsões que quase se tornaram realidade. Veja 8 delas:

1. Rádio relógio

“O típico homem do futuro será chamado por um rádio despertador pela manhã para fazer um tratamento de luz de rádio ou uma massagem”, escreveu.

Rádios relógios realmente surgiram na década de 1940, mas, infelizmente, massagens ainda não estão incluídas.

2. O terno macacão

“Ele [o típico homem do futuro] vai colocar seu terno de uma só peça sintético… Homens e mulheres vão se vestir quase iguais”.

Roupas sintéticas são, de fato, baratas e acessíveis, mas geralmente não vêm na forma de macacões. Ainda assim, todos nós conhecemos alguém que possui um. Esse alguém pode ser nós mesmos.

3. Careca e belo

“Ele [o típico homem do futuro] vai usar o chapéu quase continuamente, porque todo mundo vai ser careca”.

Não temos certeza de por que o futuro exige a calvície, mas poderia muito bem ser o nosso caminho. Quase todas as culturas têm abraçado a eliminação de pelos, pelo menos parcialmente.

4. Comer sem necessidade de usar as mãos

“Seu café da manhã [do típico homem do futuro] pode vir da cozinha comunitária por tubos”.

Se esse tipo de comida tivesse feito mais sucesso do que apenas com pessoas neuróticas por dietas extremas, nós provavelmente estaríamos comendo alguns petiscos semilíquidos agora mesmo.

5. Aventuras distantes

“A maioria das viagens [dos empresários] será por via aérea, e ele [o típico homem do futuro] vai passar o fim de semana na Ásia ou na África”.

Sim, muitos empresários de fato viajam quase que exclusivamente de avião. E jatos particulares tornam possível para alguns passar um fim de semana bem longe de casa – já para quem voa de classe econômica, ainda é bastante impossível viajar para outro continente só para ficar um fim de semana, dada as horas necessárias de aeroporto e de voo.

6. Sem barulho, sem problemas

“O mundo em que vive [o típico homem do futuro] vai ser muito mais silencioso do que hoje, já que o ruído será eliminado antes do tempo”.

Mesmo que o homem do século 21 não tenha eliminado o ruído, pode cancelá-lo à vontade. Bastam coisas simples como par de fones ou tampão de ouvido.

7. Chamada de conferência

“A televisão vai tornar conferências de negócios de longa distância possíveis”.

Por alguma razão impossível de ser explicada, muitos escritórios ainda usam telefones, mas os mais espertos usam ferramentas como o Skype para ouvir, ver e conversar com pessoas em outros lugares.

8. Carros voadores

“Haverá um maravilhoso veículo Pegasus, um aerocarro, que pode voar, assim como cruzar as estradas”.

Não há ainda uma tecnologia disponível comercialmente, mas não é como se faltassem tentativas – algumas já bem sucedidas, aliás. [POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Paulo VJ Castilho:

    Acredito que houve um equívoco no item 4. Ele não quis dizer que os alimentos viriam em forma líquida dentro de tubos, mas que seriam transportados por encanamentos pneumáticos.

  • Rogerio79:

    E quem falou, que nos estamos vivendo no tempo, que ele previu?

  • Gilliard Vasconcelos:

    matéria inútil.

Deixe seu comentário!