9 condimentos bons para sua saúde

Publicado em 9.07.2010

Talvez sua dieta seja mais saudável do que você pensa. Aqueles condimentos que você adora – como ketchup no hambúrguer, ou molho picante nos nachos, pode esconder benefícios para a saúde. Eles podem ajudar a diminuir o apetite, a facilitar a digestão, entre outras coisas. Confira:

1. Ketchup

Reduz o risco de doença cardiovascular

Dose diária: 3 a 4 colheres de sopa

O ketchup contém licopeno, um antioxidante poderoso, que pode retardar o processo que leva à aterosclerose. Um estudo descobriu que os orgânicos contêm até 60% mais licopeno por grama do que as marcas tradicionais, e tem os mais altos níveis de vitaminas A, C e E.

2. Mel de trigo mourisco

Combate o envelhecimento

Dose diária: 2 a 4 colheres de sopa

Mel escuro como o trigo mourisco ou mirtilo contém mais antioxidantes, que protegem as células dos efeitos nocivos dos radicais livres e pode reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, declínio cognitivo, e degeneração macular.

3. Alecrim

Elimina substâncias cancerígenas alimentares

Dose diária: 1 a 2 colheres

Alecrim minimiza ou elimina substâncias cancerígenas formadas quando se cozinha alguns alimentos. Antes de grelhar a carne, temperá-la com alecrim pode reduzir substâncias causadoras de câncer entre 30% a 100%. Cientistas obtiveram resultados semelhantes quanto a adicionar alecrim a massas.

4. Raiz-forte

Desintoxica seu corpo

Dose diária: 1/4 colher de chá

O glucosinolato, composto existente nas raízes e folhas da planta raiz-forte, pode aumentar a capacidade de seu fígado para desintoxicar substâncias cancerígenas e pode suprimir o crescimento de tumores já existentes.

5. Azeite

Aumenta a memória de longo prazo

Dose diária: algumas colheres

O azeite é uma boa fonte de ácido oleico que durante a digestão é convertido em um hormônio (OEA) que ajuda a manter as células cerebrais saudáveis. Um estudo com roedores alimentados com OEA mostrou que eles foram mais capazes de se lembrar como executar suas tarefas do que aqueles que não comeram. O OEA ativa a parte do cérebro responsável por transformar as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.

6. Canela

Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

Dose diária: 1 colher de chá

Quando se adiciona metade de uma colher de chá de canela a um prato de doce, ocorre um aumento mais lento do açúcar no sangue. O tempero aumenta a sensibilidade à insulina, o que permite que você use mais de sua glicose no sangue, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis – isso minimiza altos e baixos, e para os diabéticos, pode significar que necessitam de menos insulina.

7. Molho apimentado

Diminui o apetite

Dose diária: um pouco

Capsaicina é a substância que dá ao molho apimentado seu calor. Comer uma refeição com molho por dia não só reduz os níveis de fome, mas também suscita o GLP-1, um hormônio supressor do apetite.

8. Chucrute

Facilita a digestão

Dose diária: 1/2 xícara

O chucrute é cheio de bactérias probióticas chamadas Lactobacillus plantarum que podem ajudar a aliviar os gases. Também ajuda pessoas que tem problemas com distensão do estômago e desconforto associado com síndromes que irritam o estômago.

9. Pimenta preta

Protege contra o câncer

Dose diária: está sendo pesquisada

A piperina, um composto de pimenta preta, pode ajudar a interromper o processo de auto-renovação de câncer. Ela limita o número de células-tronco, por consequência limitando o número de células com o potencial para formar tumores. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. O Ricardo em 13.07.010 perguntou pelo remédio natural eficaz para tirar os pneus da cintura. Olha, você não encontra melhor do que chá de folha de oliveira ou cápsulas do pó da mesma.
    Se optar pelo chá que é mais barato, ferva 15 minutos em 1 litro de água 2 colheres das de sopa de folha de oliveira moída (rasurada. Deixe arrefecer e beba essa quantidade toda durante cada dia fora das refeiçôes. Use também a canela. Em pó para misturar no prato da comida ou em iogurtes ou em abacate ou em casca para fazer chá (3 chávenas por dia).
    Disponha sempre.

    Thumb up 9
  2. Valeu….uma ótima matéria….vcs poderiam fazer um cardápio completo em cima dessas pesquisas maravilhosas…seria interessante… tipo, “O Cardápio Perfeito” para a saúde, variando os alimentos dentro do mês.Eu iria amar. Parabéns.

    Thumb up 2
  3. otimo,
    reafirmando, alimentos, remedios e veneno são apenas variações de dose !!!

    vale para tudo.

    Thumb up 1
  4. ola pessoal gosto muito dessas materias mas eu particular gostaria de saber como consigo um remedio caseiro para a obesidade na barriga
    ricardo

    Thumb up 1
  5. GOSTARIA DE SABER SE A PIMENTA É RECOMENDADA MESMO NOS CASOS DE HEMORRÓIDA OU SUSPEITA DE CANCER ANAL

    Thumb up 1
  6. “um pouco”, “algumas colheres”? Não muito específico para uma matéria científica…

    Thumb up 2
  7. Para quem sofre de Pressão Alta não é recomendável nem o Ketchup e nem a Canela.
    O Mel de Abelha sendo tomado “uma ou duas” colheres antes de dormir é muito bom e se fizer uso continuado em menos de um mês perceberá uma grande diferença no estado físico, emntal e emocional. Incrível.
    Um xícara de chá de alecrim entre a refeição noturna e a hora de dormir deixa o coração zerinho em folha bom para qualquer partida emocianante. Oh!…
    As pimentas, principamente a pimenta-do-reino, não é legal pra quem toma umas bititas, não é bom pra sofre ou é propenso a desenvolver infecções nas hemorróidas. kkk…
    Ao levantar cedo, em jejum, deemos tomar pelo menos dois copos de água e depois de meia hora uma colher de azeite de oliva. Dar um tempo de mais meia hora para fazer a refeição matinal (café).
    Com essas regras seguidas ao ponto pode-se tomar todas nos finais de semanas e fumar toda a Souza Cruz.
    O excesso é que faz mal e as pessoas impertinentes matam.

    Thumb up 4
  8. O azeite de oliva também combate o LDL (mau colesterol).Uma colher de café por dia é recomendado. A pimenta (qualquer uma) emagrece, pois acelera o metabolismo. A canela idem.

    Thumb up 0
  9. Sou um eterno visitante destes espaços, porém nem sempre deixo meu comentário, (razões pessoais) É muito bom saber destas descobertas melhor seria se pudéssemos ter melhor acesso em outras informações de como encontrar este produto depois de pesquisado e disponibilizado ao consumidor. Já fiz muitas perguntas aqui sem nenhuma resposta, mas nem por isso deixo de acompanhar as pesquisas.

    Thumb up 1
  10. Muito legal essa reportagem, espero que vocês produzam mais neste estilo.Vale lembrar: um ponto para nossa saúde.

    Thumb up 0
  11. matéria simples, porém relevante…Muito boa. Só lembrando que todo excesso faz mal.

    Thumb up 0
  12. Marcos, o café, assim como outros alimentos, tem seus benefícios e seu lado prejudicial, isto que está te confundindo ;)

    Thumb up 0
  13. vc está certo marcos…. apenas eles não conseguem explicar que eles estão certos também. café faz bem à saúde se tomado com moderação, mas se tomar com exageros ataca ao organismo.
    chocolate tambem eh bom pra saude, mas se comer em exagero causa obesiade, problemas cardiacos e outros. resumindo, todos alimento é bom para nossa saúde, porém tudo em exagero é veneno não importa o que seja.

    Thumb up 0
  14. Eu não consigo entender mais nada um dia voce le que tal alimento faz mal e no outro dia que faz bem, como exemplo o café etc…

    Thumb up 0
  15. Muito legal essa matéria, parabens pessoal do Hypescience! mas lembrem-se de que tudo o que se usa demais faz mal.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!