A face do medo é explicada

RSS Feeds
Notícias por Email Grátis (34.152 assinantes)
 ou Assine o RSS RSS Feed?
  Avalie: 
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
em 16.06.2008 as 23:23 e atualizado em 20.06.2008 as 0:48

Todo mundo conhece a face do medo.

Frente ao assassino que segura a motosserra em um filme de terror, a donzela em apuros normalmente arregala os olhos expande as narinas horrorizada.

Expressão de Medo - Revista HypeScience

Anteriormente se pensava que as expressões faciais mais fáceis de reconhecer tinham função meramente comunicativa e social entre os seres humanos. Mas cientistas descobriram que esta expressão, a do terror, não é apenas coisa de cinema, mas realmente serve uma função biológica ao alterar a maneira que os sentidos percebem o mundo.

A nova hipótese afirma que mudanças na expressão levam a diferentes quantidades de entrada de dados sensoriais. É o que afirma Joshua Susskind, psicólogo graduado pela Universidade de Toronto que trabalhou no estudo testando a função das expressões faciais. “A idéia e que o medo é para a vigilância. Você pode esperar que as mudanças no rosto, como olhos arregalados, possam ser características do medo porque você está tentando obter mais informações do seu ambiente.” Efeito-Biquíni torna os homens impulsivos

Olhos semi-cerrados e nariz fechado

Para testar esta hipótese, Joshua e seu colaborador, Adam Anderson, e outros colegas usaram imagens de rostos de pessoas que posavam com expressões associadas ao medo e repulsa. Usando modelos estatísticos, a equipe analisou as faces e descobriu que duas expressões produziam os efeitos faciais opostos.

Em seguida os cientistas testaram que funções estas mudanças faciais serviam. Eles tomaram diversas medidas de percepções sensoriais como volume de ar inalado, largura do campo visual e da visão periférica e a velocidade do rastreamento visual. Os pesquisadores perceberam que as expressões de medo fizeram com que os voluntários respirassem mais ar, tivessem o campo de visão maior e pudessem rastrear objetos mais rapidamente. Parar de fumar é contagioso

“Nós descobrimos certos padrões na maneira que os rostos mudam entre o medo e a repulsa”, disse Joshua. “Estas mudanças foram bastante consistentes com a idéia de que o medo expande as superfícies sensoriais. A repulsa parece produzir o efeito oposto, contraindo a entrada sensorial.”

Quando as pessoas espremem os olhos em aversão e fecham as narinas elas vêem menos e sentem menos odores. Continua…

Continue lendo este artigo »

Envie por email Envie por email

Mais sobre ,
Para continuarmos sendo sempre um site gratuito, colabore compartilhando nossos artigos com seus amigos de maneira fácil e rápida. É só clicar no link Compartilhe logo acima, à direita.

2 Comentários »

  1. Esta é a primeira vez que entro neste site…Fantástico, vocês me surpreenderam e me conquistaram.
    Um sinal de vida inteligente na net…..Parabéns a todos vocês

    Valdir Brandini

  2. Esta tambem é a primeira vez que entro no site, ótimo em todos os aspectos, parabéns a hypescience!

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e mande este artigo por e-mail e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.

Newsletter Grátis?

Leva apenas 2 minutos! Cadastre-se
Clicky Web Analytics