Descoberta a chave para o sucesso social do adolescente

Por , em 16.05.2008
Revista HypeScience

Alguns adolescentes são conhecidos por todos por serem populares. Outros apenas sentem-se populares. Ambos os grupos se enquadram bem socialmente, de maneira igual, sugere um novo estudo.

Os resultados podem ajudar a justificar a quantidade de tempo que os adolescentes
passam no banheiro se empetecando para ir à escola e tagarelando no telefone

“A percepção dos adolescentes do seu próprio sucesso social pode ser uma maneira crucial de predizer seu ‘funcionamento’” social, disse a pesquisadora Boykin McElhaney, uma psicóloga da Universidade de Virgínia, nos EUA, que liderou o estudo. “Tanto que até mesmo adolescentes que não são muito populares podem demonstrar ajustamento positivo com o tempo se eles possuem um senso interno positivo da sua aceitação social.”

Fatores da amizade

Para chegar a essa conclusão, Boykin e seus colegas pesquisaram mais de 160 adolescentes e pediram para eles mensurarem sobre a sua própria popularidade como a percebiam, incluindo aceitação social e a habilidade de fazer amigos. A popularidade real de cada adolescente, assim como outros fatores sociais, foi colhida através de entrevistas com amigos (escolhidos à mão pelos participantes). Todos os adolescentes completaram a pesquisa quando tinham 13 anos e novamente com 14.

Aqueles que se diziam bem adaptados, não importando a avaliação de seus colegas, ficavam menos hostis enquanto o tempo corria e mais freqüentemente eram mais procurados pelos colegas, do que outros adolescentes. O mesmo ocorreu com os adolescentes que eram considerados populares pelos colegas, não importando a própria percepção sobre sua popularidade. Continue lendo…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

3 comentários

  • Filipe Freitas:

    Vivam as novinhas! xD

  • Aleijada Hipócrita:

    E lá vai o adulto ridículo tentar entender.

  • Júlio César:

    O artigo tem uma ótima idéia, que é interpretar as relações sociais na adolescência.
    Porém é breve, e vago. Difícil de tirar bons proveitos da informação.

Deixe seu comentário!