Açúcar, assim como o sal, pode aumentar a sua pressão sanguínea

Publicado em 2.07.2010

Comer muito sódio, componente do sal, pode aumentar muito a sua pressão sanguínea. Agora cientistas acreditam que o açúcar pode ter o mesmo efeito.

Pessoas que têm uma dieta muito rica em frutose, um tipo de açúcar, têm maiores chances de desenvolver hipertensão. Beber duas latas e meia de refrigerante por dia, ou consumir o equivalente em frutose em outros alimentos, aumenta o risco de hipertensão em 30%.

O estudo analisou alimentos como chocolate, refrigerante, biscoitos, balas e outros alimentos que contenham xarope de milho (adoçante que contém altos níveis de frutose). Os cientistas acompanharam 4500 adultos que não sofriam com hipertensão e a quantidade de frutose que eles ingeriam por dia.

Os voluntários que consumiam mais do que 74 gramas de frutose por dia (o equivalente a 2 latas e meia de refrigerante) tinham mais chances de ter pressão alta e, posteriormente, desenvolver hipertensão. A hipertensão pode danificar seus vasos sanguíneos e também aumenta os riscos de doenças cardíacas e renais. [CNN]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Reportagem muito superficial e pode induzir o leitor à interpretação errônea de que o açúcar poderia mesmo influenciar na pressão sanguínea, pois conforme a fonte(CNN)não é bem assim que acontece e aponta falhas nessa pesquisa.

    Thumb up 4
    • Concordo plenamente Dênio! é necessário mais pesquisas a respeito do assunto, os leitores devem tomar cuidado para não confundir “resultado de pesquisa” com aquilo que já “foi comprovado cientificamente” são coisas diferentes!

      Thumb up 1

Envie um comentário