Água viva robótica tira energia da água podendo se locomover eternamente

Publicado em 10.04.2012

Na busca por um pequeno equipamento capaz de auxiliar em missões de resgate ou exploração, a marinha dos Estados Unidos inventou um mecanismo interessante. Inspirados na famosa água viva, que habita mares do mundo inteiro, engenheiros americanos criaram uma versão robótica do animal, batizada de “Robojelly”.

Na aparência, o aparelho é quase idêntico a uma água viva de verdade. O motor é localizado em uma caixa que faz o papel de “corpo” da água viva. Os “tentáculos”, por sua vez, são feitos de um material conhecido como “liga com memória de forma” (SMA, na sigla em inglês), que permite uma deformação constante e a volta à posição original. Dessa maneira, a locomoção da Robojelly é igual à de uma água viva legítima.

O grande diferencial deste robô é ser energeticamente autossustentável. O combustível que move o aparelho é o hidrogênio, retirado da própria água. Uma vez solta nos mares, a água viva robotizada poderia nadar eternamente.

Além de exploração e resgate, marinha norte-americana tem intenções estratégicas para a Robojelly. A ideia é que se possa criar uma “frota” destes aparelhos discretos, pequenos, energeticamente independentes e totalmente camuflados. Eles serviriam perfeitamente, conforme acreditam as autoridades, para missões de espionagem. [Gizmodo]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. É Gilberto M. você tem razão, até os seres vivos tem desgaste em suas articulações, desgastes dos orgãos, etc. É dificil acreditar em tal proesa.

    Thumb up 0
  2. Nadar eternamente? Hum… Todo motor tem peças móveis, há atrito entre as peças. Se não fosse pelo desgaste natural dos materiais, talvez sim.

    Thumb up 17
    • Quando se referem em funcionar eternamente,em tese, seria por conta do combustível que seria de uma fonte inesgotável de energia por ser retirada do próprio mar. Você tem que aprender a ler raciocinando gente!!!!rsrsrsrs

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
carro
Mais um maluco carro voador que nunca se tornará realidade [vídeo]

Desde o desenho dos ...

Fechar