Raio trator sonoro pode LEVANTAR e MOVER objetos

Por , em 28.10.2015

Uma equipe de pesquisadores das Universidades de Bristol e Sussex, ambas na Inglaterra, em colaboração com a empresa desenvolvedora de tecnologia Ultrahaptics, construiu o primeiro raio trator sonoro do mundo que pode levantar e mover objetos usando ondas sonoras.

O que são raios tratores?

Raios tratores são raios misteriosos que podem agarrar e levantar objetos. O conceito tem sido usado por escritores de ficção científica, e séries como Star Trek, mas desde que foi concebido tem fascinado cientistas e engenheiros. Os pesquisadores têm agora construído um raio trator que usa ondas sonoras de alta amplitude para gerar um holograma acústico que pode pegar e mover pequenos objetos.

É tão incrível quanto parece!

A técnica, publicada recentemente, poderia ser desenvolvida para uma vasta gama de aplicações. Como, por exemplo, poderia dar origem a uma linha de produção sonora que poderia transportar objetos delicados e montá-los, sem qualquer tipo de contato físico humano.
Por outro lado, uma versão em miniatura desta tecnologia poderia fazer o transporte cápsulas de medicamentos ou instrumentos de microcirurgia através de tecidos vivos. Seria algo realmente revolucionário, especialmente para a medicina.

Asier Marzo, estudante PhD e autor desta pesquisa inacreditável, disse que foi uma experiência incrível ver, pela primeira vez na história, um objeto ser mantido no lugar por um raio trator. Este momento, como ele muito bem ressalta, foi a consagração do trabalho de toda uma vida.
Não sei você, mas eu queria estar lá para ver ao vivo também!

Mais longe que nunca

Bruce Drinkwater, Professor na Universidade de Bristol no departamento de Engenharia, acrescentou que todos os cientistas sabem que as ondas sonoras podem ter um efeito físico, mas esta pesquisa dá um passo além. Os resultados mostram que nós podemos controlar o som a um grau nunca antes alcançado. E manipular este efeito físico.

Sriram Subramanian, professor de Informática da Universidade de Sussex e co-fundador da Ultrahaptics, explicou que o dispositivo em questão manipula objetos no ar e, aparentemente, desafia a gravidade. Em linhas gerais, o que ele faz é controlar individualmente dezenas de alto-falantes para nos mostrar uma solução ideal para gerar um holograma acústico que pode manipular vários objetos em tempo real, sem contato.

Auto-falantes

Os pesquisadores usaram uma série de 64 alto-falantes em miniatura para criar um alto campo de ondas sonoras de alta intensidade. O raio trator funciona em torno do objeto com som de alta intensidade e isso cria um campo de força que mantém os objetos no lugar. Controlando cuidadosamente a saída dos alto-falantes, o objeto pode ser, então, movido ou girado.

Demonstração

Falar é fácil. Teorizar é um pouco mais complico. E fazer isso acontecer na prática foi difícil, porém não impossível. Tanto que a equipe foi lá e fez.

No experimento, foi demonstrado que três formas diferentes de campos de força acústicos trabalham como raios tratores. O primeiro é um campo de força acústica que se assemelha um par de dedos ou a uma pinça. O segundo é um vórtice acústico preso no centro e o terceiro é melhor descrito como uma gaiola de alta intensidade que envolve os objetos e os prende no lugar de todas as direções. [phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!