Algas podem matar células de câncer

Publicado em 1.05.2012

Além de serem nutritivas e saborosas, as algas são cada vez mais empregadas na indústria de cosméticos e, agora, podem ajudar a combater o câncer de pâncreas. Biólogos da Universidade de Kiel, no norte da Alemanha, utilizaram algas marrons (Saccharina latissima) do Mar Báltico em sua pesquisa.

Segundo a bióloga marinha Verena Sandow, apenas algas de tonalidade marrom ouro que estavam soltas de outras algas e organismos foram recolhidas. Dessa maneira, não contribuíram para qualquer desequilíbrio marinho.

De volta ao laboratório, as algas coletadas foram congeladas e purificadas. Depois, segundo os pesquisadores, eles aplicaram um solvente especial e conseguiram extrair diversas substâncias, como polifenóis, carotenóides, ácidos de ômega 3, antocianinas, entre outras.

Então, os cientistas alemães trataram de testar quão efetivos os extratos eram em condições estéreis. Eles colocaram os extratos em contato com células pancreáticas cancerosas e, alguns dias depois, as células doentes pararam de se reproduzir.

Embora os resultados tenham sido promissores, a bióloga alemã ressalta que ninguém ainda sabe que substância, em particular, é responsável por fazer as células de câncer pararem de crescer.

O próximo passo é descobrir qual ingrediente foi eficaz para esse fim. [DeutscheWelle]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

1. o futuro ja chegou. isso muito tem haver com tempos biblicos, onde as pessoas viviam muito. claro que nao existiam tantas doencas como hoje. mas tudo indica que estes tempos estao voltando atraves do avanco acelerado da ciencia moderna, que e capaz de curar tudo. quem sabe num futuro nao muito longiquo, o odio que existe em alguns seres humanos, possa ser varrido para sempre do mundo; pois se desejamos viver com mais saude e qualidade de vida, prescizamos ter paz. parabens a todos os cientistas que buscam cada vez mais salvar a humanidade.

2. que um dia o cancro se torne uma doença cronica; e que nos humanos, vamos morre só pelas essa 3 maneiras: pela maldade do homem, idade avançada e por acidentes qualquer tipo.

60 Dollar Light Bulb