Arma magnética atira projétil a 8 mil km/h

Publicado em 5.02.2012

A ideia de uma arma eletromagnética deu um passo a mais quando o exército americano contratou, por R$ 28 milhões, uma empresa para desenvolver parte de uma arma que poderá atirar projéteis até 8 mil quilômetros por hora (km/h).

Esse contrato é a última indicação de que os militares estão levando a sério o desenvolvimento de uma tecnologia que poderia, por exemplo, permitir que navios de guerra acertem alvos até 300 quilômetros de distância em menos de seis minutos.

“O novo sistema vai mudar dramaticamente a maneira como nossa marinha se defende e encara inimigos no mar”, comenta Joe Bondi, vice-presidente de tecnologias avançadas da Raytheon, empresa que ganhou o contrato da marinha americana.

Ao contrário das armas tradicionais, que usam explosivos para disparar o projétil, a nova tecnologia usa eletromagnetismo, acelerando o projétil entre um par de trilhos carregados eletricamente.

Além de conseguir atingir alvos muito longes, o uso das armas magnéticas reduziria a quantidade de explosivos a bordo dos navios.

Um protótipo da marinha foi divulgado em dezembro do ano passado, quando atirou um projétil que carregava 33 megajoules de energia. De acordo com o Departamento de Pesquisas Navais, isso representa cerca de metade da energia esperada para tiros a longa distância. Ainda assim, a marinha precisa gerar uma tonelada de energia para que a nova tecnologia magnética funcione como o esperado.

A Raytheon está trabalhando com uma das peças desse quebra-cabeça, o da “rede de formação de pulso”, que permite que a eletricidade gerada pelo navio seja armazenada por vários segundos e então enviada para a arma, gerando a força eletromagnética necessária.

Entres outros desafios, estão o de montar uma arma que aguente a repetição constante e um sistema de segurança futuro para a arma. De acordo com o Departamento, se eles forem solucionados, a arma magnética será “um soldado de guerra que vai com certeza mudar o jogo”.[MSN]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

59 Comentários

  1. a uns vinte anos,comprava a revista popular cience,que vinha do brasil e por isso vinha em portugues,uma dessas revistas trazia um artigo sobre um canhao electromagnetico,que tinha um cano selado a vacuo e disparava um cubo ,acho muito tempo para ainda estarem a desenvolver a mesma arma,pois com campos electromagneticos dessa potencia,podem fazer armas de plasma,ou de pulso electromagnetico,capaz de inutilizar um exercito ,uma cidade ou talvez um pequeno pais,pois tudo que funcione com electricidade,deixaria de funcionar,automoveis,computadores ,sistemas gps,radares etc,tem algo que nao faz sentido,parece manobra para criar uma fachada .

    Thumb up 8
    • ta jogando muito “COMAND CONQUER tiberium sun”…

      Thumb up 0
    • Olá Castor, beleza ?
      Pior que o Pedro tá certo !
      Lí que já existe a arma de PEM (Pulso EletroMagnético) mas ela teve alguns problemas, então, voltou para aperfeiçoamento.
      Quanto à de plasma, não sei. Mas não duvido nada que já exista também, afinal, a tecnologia do plasma já está bem dominada e destes milicos malucos se pode esperar tudo …
      Abraços

      Thumb up 4
    • Na verdade Castor, oque o Pedro falou não vai muito além da nossa tecnologia não.Como o marcos disse,o PEM, no caso você vai encontrar mais dados procurando por EMP.É uma “bomba” de pulso eletromagnético que pode desligar qualquer tipo de dispositivo eletrônico, coisas como televisão, carros, rádio, satélites, sistemas elétricos, são TODOS afetados por isso, então basicamente se “desativa” uma área com a mesma.O mesmo fenômeno da EMP pode ser observado em algumas coisas que a terra recebe do espaço, como por exemplo em um dos artigos do HS falávamos sobre os efeitos de uma tempestade solar, explosões solares, e alguns desses podem causar um fenômeno “similar” a uma EMP.Sendo muito mais destrutivo.

      Thumb up 0
  2. Por que não dividir 28 milhões de reais, para os pobres?
    Para caridades?
    A necessitados?
    a famintos?
    Por que 28 milhões em algo que pode matar você, seus pais e aqueles que gosta?
    Nessas horas, prefiro ver o Brasil pagando 1,5 milhões de reais ao big brother, ou a shows do Luan Santana..
    Ainda dizem que humano é inteligente ¬¬
    O que posso dizer, sou um.

    Thumb up 2
    • essas pesquisas geram muitos empregos
      e mesmo criado para a a guerra … vc vai usar um dia
      pode ter certeza …

      radio, internet, frauda descartavel, satelites … tudo isso e muito mais
      tbm é culpa da guerra
      vc vive sem ?

      Thumb up 7
    • Isso legitima as mortes geradas pela arma?

      Thumb up 0
    • A Guerra e a corrida espacial, são sem sombra de dúvidas, as duas maiores fontes de tecnologia do mundo.

      Os fins justificam os meios.

      Thumb up 1
  3. com os novos materiais que tem surgido,de resistencia estrutural muito superior ao aço,assim como novos quimicos com capacidades de propulsao superiores,em termos de balistica convencional,pode se ir muito mais longe,alias o canhao que estava a ser construido para o antigo ditador do iraque prova isso , gostei do comentario do cesar .

    Thumb up 1
  4. Ha algum tempo eu pensei em uma arma portátil que poderia disparar projéteis ferromagnético utilizando bobinas e um sequenciador para manter os campos magnéticos em um único sentido,o que criaria um arrasto para o projétil,não fiz um protótipo ainda por falta de tempo,porém fica a ideia para que quiser.

    Thumb up 3
    • Você parece usar a cabeça e ser bem inventivo. Pq não usa isso para criar algo com um objetivo mais nobre?

      Thumb up 3
  5. No filme Transformers 2 há uma simulação de como seria essa tecnologia na prática, sendo um canhão de cano duplo montado na proa de um Destroier.

    Já na série “o universo” da NatGeo é demonstrado um protótipo desse canhão eletromagnético, disparando um pequeno projétil em uma área de testes. O interessante é a possibilidade de usar a tecnologia para viagens espaciais.

    Thumb up 4
    • Sim, isso é o mais interessante e o mais ”certo” em usar esses tipos de tecnologias… Como sempre tudo depende de como se usa e para quais fins.

      Thumb up 1
  6. quem vai declarar guerra são os EUA
    lei marcial implantada
    população na mão do governo e com medo do resto do mundo
    em menos de 5 anos essa guerra starta

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
farside_apollo16
Vídeo: NASA filma o lado oculto da lua

Um lado inteiro da l...

Fechar