Submarinos com ogivas nucleares batem no atlântico

Por , em 16.02.2009

Não se preocupe, a foto deste submarino nuclear é de 2005 após ter batido em uma montanha submarina.

Primeiro os satélites colidem no espaço e agora dois submarinos carregando mísseis nucleares (O HMS Vanguard britânico e o Le Triomphan da França), bateram no Atlântico neste mês. Mas parece que é um caso típico de “só arranhou a pintura”.

As notícias foram confirmadas pelo Almirante Sir Jonathon Band:

“Recentemente os dois submarinos entraram em contato a uma velocidade muito baixa. Ambos os submarinos permaneceram seguros e não houve ferimentos. Nós podem confirmar que a capacidade se manteve inafetada e a segurança nuclear não foi comprometida. O HMS Vanguard voltou em segurança da Faslane sob propulsão própria em 14 de fevereiro.”

O incidente pode ter ocorrido entre os dias 3 e 4. Os submarinos, cada um com cerca de 150 metros de comprimento e te de diâmetro, tinham 250 marinheiros em seu interior e 16 mísseis balísticos de 35 megatons com mais de 8 mil km de alcance.

A Marinha Real disse que não houve perigo real e a segurança do arsenal britânico se manteve intocada (não houve proclamação dos franceses). Mas de acordo com um informante senior da Marinha Real britânica “é muito improvável que tenha ocorrido uma explosão nuclear. Mas um vazamento radioativo é uma possibilidade. Pior do que isso, poderíamos haver perdido a tripulação e as ogivas nucleares. Isso teria sido um desastre nacional”. [Sky News]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!