As evidências se amontoam de que Vênus foi habitável

Por , em 11.08.2016

Se você pudesse usar uma máquina do tempo e voltar 3 bilhões de anos no passado e pousar em qualquer ponto do nosso sistema solar, que local escolheria? Seria o planeta Terra, com sua atmosfera irrespirável? Ou Marte, nossa versão mais fresquinha? Que tal Vênus?

Atualmente Vênus tem fama de inferno tóxico, mas há 3 bilhões de anos, pode ter sido o lugar com melhores condições para a vida. Essa hipótese tem se fortalecido com os modelos climáticos desenvolvidos pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA.

Esses modelos mostram que por 2 bilhões de anos, Vênus pode ter tido temperaturas agradáveis e oceanos com água, apesar de receber 40% mais radiação solar que a Terra recebe hoje. Mas tudo isso depende de um fator: se Vênus tinha a mesma velocidade de rotação que tem atualmente ou não.

“Se Vênus tinha rotação mais rápida, então tudo se perde. Mas, com as condições certas, você tem temperaturas quase iguais às da Terra. Isso é incrível”, diz Michael Way, autor principal do novo estudo, que foi publicado na revista Geophysical Research Letters.

As condições para vida na Terra mudaram com o passar dos milênios, se alterando entre bola de fogo para bola de gelo, enquanto acumulava oxigênio em sua atmosfera. Indícios mostram que Marte também passou por muitas mudanças e que é provável que no passado fosse mais úmido e com oceanos, apresar de ainda não ser claro se havia oceanos líquidos ou se a água estava congelada.

Mas e Vênus? Atualmente o planeta tem atmosfera grossa, nuvens tóxicas e pressão atmosférica 100x maior que a da Terra, mas há 700 milhões de anos sua superfície era coberta por vulcões e há evidências de que o planeta costumava ter muito mais água – talvez o suficiente para ter oceanos.

Modelos climáticos

Way e seus colegas utilizaram informações coletadas pela sonda espacial Magellan e as combinaram com projeções passadas das condições de humidade e radiação do planeta. Esses dados foram usados para criar os modelos de clima global, parecidos com os que utilizamos para estudar as mudanças climáticas na Terra.

Há 2,9 bilhões de anos, Vênus tinha temperatura média na superfície de apenas 11°C graus. Há 700 milhões de anos, a temperatura mudou muito pouco, aumentando quatro graus. Isso mostra que o planeta passou pelo menos 2 bilhões de anos com temperaturas de clima temperado.

Essas projeções só funcionam se considerarmos que Vênus tem as mesmas características topográticas que tem hoje. Se o modelo for repetido com mudanças em sua topografia para que fique mais parecida com a da Terra atual, a temperatura aumenta consideravelmente.

“Queríamos ver qual efeito a topografia pode ter no estado climático desse planeta. Com certeza, é um grande efeito”, diz Way. A diferença acontece por conta da quantidade de superfície reflexiva em Vênus e na dinâmica de sua atmosfera.

Já quanto à sua rotação, o modelo utilizou a velocidade de Vênus atual, de 243 dias terráqueos. Mas se Vênus tivesse a rotação de apenas 16 dias terráqueos, o planeta ficaria muito quente. Isso porque a velocidade influencia os padrões de circulação atmosférica. “A Terra tem muitas células de circulação porque nosso planeta tem rotação rápida. Mas se tivesse rotação lenta, teríamos apenas uma no norte e uma no sul. Isso muda as dinâmicas atmosféricas do planeta de forma significativa”, explica ele.

Origem da vida na Terra

venus 2
Dizer que um planeta tem condições para sustentar vida não significa que este local, de fato, teve vida. Mas esta ideia abre novas possibilidades para a origem da vida na própria Terra. Sabemos que Marte e Terra tiveram troca de material no passado distante, com a ajuda de meteoritos. Este fato fez com que astrobiólogos se perguntassem se o Planeta Vermelho poderia ter enviado vida para a Terra.

Se confirmarmos que Vênus também poderia ter tido boas condições para sustentar a vida, essa hipótese pode passar a incluir Vênus também. É possível que meteoritos vindo de Vênus para a Terra tenham trazido vida para o nosso planeta.

Para avançar neste caminho, precisamos analisar rochas de Vênus para poder compará-las com as encontradas na Terra. Até então, não podemos descartar a possibilidade de que nossos ancestrais distantes podem ter se originado no planeta vizinho. “Pode ser que a vida tenha começado em Vênus e depois passado para a Terra. Ou vice-versa”, diz Way. [Gizmodo]