Novas evidências apontam para água em Marte

Por , em 11.08.2011

A NASA já escolheu um local de pouso para sua próxima volta por Marte, com o objetivo de buscar mais sinais de água no planeta.

Novas evidências do passado aquático de Marte sugerem que a água pode se esconder sob finas camadas de ferrugem espalhadas ao redor do planeta vermelho, em áreas que refletem as condições encontradas em regiões desérticas da Terra.

Essa é uma boa notícia para a missão que a NASA lançará em direção ao planeta no final deste ano. O explorador vai pousar na Cratera de Gale, em parte porque o local oferece condições promissoras para a busca de sinais de água.

Os cientistas sabem há muito tempo que Marte é o lar de alguns carbonatos – minerais que se formam rapidamente em grandes massas de água e que podem apontar para a história úmida do planeta – mas eles suspeitam que os carbonatos podem estar escondidos debaixo da ferrugem (óxido de ferro) que cobre muitas regiões de Marte.

Pesquisadores conduziram experiências de campo em regiões desérticas semelhantes a Marte. Eles perceberam a importância do verniz quando investigaram rochas carbonáticas revestidas com óxidos de ferro, coletadas no Deserto de Mojave, Califórnia.

Quando examinaram o verniz oxidado no laboratório, os cientistas descobriram que ele escondia sinais de carbonatos, além de algas verde-azuladas desidratadas. Como a superfície do planeta secou lentamente, os cientistas acreditam que o verniz pode ter estendido temporariamente o tempo em que Marte foi habitável.

Os organismos no Deserto de Mojave são protegidos da luz ultravioleta mortal pelo revestimento de óxido de ferro. Este mecanismo de sobrevivência pode ter desempenhado um papel em Marte, se é que já houve vida na superfície do planeta.

A nave espacial da NASA, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), já encontrou manchas de carbonatos, de 60 a 150 metros de largura aproximadamente, na superfície marciana.

Agora, pesquisadores da agência espacial encontraram também manchas escuras que surgem periodicamente na superfície de Marte e que podem ser resultado do fluxo de água salgada no planeta.

A água congelada já foi detectada perto da superfície, em várias médias e altas latitudes, mas nunca houve nenhuma evidência definitiva de que água líquida ainda correria pela superfície do planeta.

As coisas mudaram. A descoberta das estranhas linhas escuras marcianas foi feita com base em um algoritmo que foi capaz de detectar mudanças sutis em Marte ao longo do tempo. Com ele, foi possível observar que algumas das manchas cresceram mais de 200 metros em apenas dois meses terrestres (confira, aqui, a galeria de fotos da superfície marciana obtidas pela NASA).

As manchas escuras, que podem ser provenientes da água salgada, surgem na temporada quente de Marte e desaparecem na fria. Elas descem encostas íngremes, como crateras, geralmente nos locais em frente ao equador. Essas linhas podem ter centenas de metros de comprimentos, mas apenas cerca de meio metro de largura.

E por que seria água salgada que flui nas encostas marcianas? A explicação dos cientistas é a de que a água salgada seria mais capaz de permanecer líquida em temperaturas frias do que a água pura, que congelaria na superfície de Marte. A fonte da água ainda é um mistério, mas as especulações dizem que ela surgiu do vapor da atmosfera ou do gelo do subsolo.

Fazer uma busca de indícios de vida em Marte não é tarefa simples, já que o custo e a dificuldade de levar uma sonda para Marte são grandes. No entanto, se a vida existe, é possível que esteja nessas salmouras, o que dá uma nova direção aos cientistas.

Os pesquisadores advertem que as observações não são à prova de água salgada líquida em Marte. As manchas podem ter surgido de outras maneiras, mas a água salgada é a melhor hipótese até agora. [MSN, Space]

• tony:

a verdade é a pressão atimosférica (muito menor do que a da terra)em marte esta “puxando´´ a água para cima, ou seja a água esta brotando em marte

• burro:

…mas,cade a água?????

• clodomortoniano:

Galera a água de marte etá em um dos meus vídeos aproveitem!!! http://www.youtube.com/user/clodomortoniano

• leonardo:

”E volta o cão arrependido…”

Eu acho que a agua liquida é questão de ciclos, por exemplo: Em um ciclo de 10 anos marte fica mais proximo do sol e a agua de congelada derrete e forma esses rios secos. Sl

• Ozzy:

1986, se nao me engano foi a primeira e ultima tentativa de mandar uma missão tripulada a um astro, no caso marte, e com o fracasso dessa nenhuma outra foi pensada, ja fazem 25 ANOS,
    mas nem na lua pelo menos???

• José Calasans.:

Concordo com o Marcos,já mandaram várias sondas para marte e eles não tem certeza de que existe água lá,porém,conseguiram descobrir água nos confins do universo,é realmente um paradoxo.Estão subestimando nossa inteligência.

• Alan Carlos:

Bem observado, caro colega. Mas se nos questionarmos sobre o porquê de a busca por vestígios de água em planetas ou corpos celestes se dá pela tentativa de investigar vestígios de vida… Mas se, em nossos devaneios, pensarmos um pouco mais abstratamente, podemos concordar que não apenas carbono e oxigênio são elementos essenciais para a manutenção da vida. Aqui na Terra, por um mero acaso da evolução, seres que usavam desta fonte de energia e de composição da própria matéria foram os mais bem adaptados. Isto porque neste planeta é um elemento abundante. Mas o que dizer de bactérias “extremófilas” (o caso das termófilas, por exemplo, que são das mais antigas formas de vida existentes)? Enquanto se procura algum planeta universo afora com condições semelhantes à deste planeta… Acho que deveríamos nos atentar à idéia de que não são apenas as condições ou elementos encontrados aqui quepodem devenvolver e manter a vida, tal como ela deve ser concebida.

• CASTOR:

hipermetropia … esses telecopios estão igual ao meu avô … só enchergam de longe
      pra ver de perto embaça … ae eles não sabem
      ¬¬

• adelimar:

porque nao explorar primeiro a lua ?,ja que dizem ter ido la,e de la fazer a ponte espacial para outros planetas .nao levo nada a serio no que estes astronomos da nasa disem ,acho que estas viagens de sondas e mais uma maneira de arrancar dinheiro do governo ,e dizerem que sao eficazes em alguma coisa ,por isto o besteirol nao termina ,afinal nada melhor do que ganhar dinheiro facil.

• Cético:

Ponte espacial?? já tomou o remédinho hoje??

• CASTOR:

ficaria mais caro lançar um foguete da lua
      mais de la seria mais facil e um pouco mais perto(ao meu ver)

agente ja teria uma base fora da terra
      experiencia em colonizar outro “mundo”
      experiencia em trabalhar com baixa gravidade
      mais noção de como seria criar vegetais fora da terra e outras coisas mais

os astronaltas que sentiram isso na pele estão com mais de 70 anos cada

estão botando a carroça na frente do burro

Engraçada essa dúvida sobre água em Marte… Não “como nada” dessas suposições astronômicas. Como é que não sabem se tem água em Marte quando aqui mesmo nesse site tem uma matéria sobre a descoberta de bilhões de vezes a água dos oceanos num quasar num buraco negro. Essa água do buraco negro não seria uma bufa? Como é que esses caras querem que acreditemos neles quando conseguem precisar uma coisa tão longe e não enxergam o que está tão perto. Será que de algum telescópio aqui na Terra consegue-se ver a bandeira americana na superfície da Lua?

• Bruno Juncklaus:

Daqui do Brasil não, mas que tá estranho essa notícia tá sim. Já haviam dito terem descoberto água em Marte, agora isso? x_x

• Cristiano:

Enxergar bandeira na Lua, nem com o telescópio Hubble… é questão de óptica física, que impede que telescópios consigam uma resolução deste porte para objetos tão pequenos à distância de 400.000 km. No site http://www.apolo11.com explica bem esta questão.
      De outro lado, visite o site http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html, que explica detalhadamente a bobagem destes conspiracionistas que afirmam que o homem não foi na lua, apesar dos astronautas terem trazido meio tonelada de rochas de lá, e nunca um cientista sequer contestou a ida à lua. Não tem como ter enganado 50.000 físicos durante 40 anos, ainda mais com a União Soviética espionando os americanos com sondas pousadas na Lua.

As chances de haver vida microbiana em Marte são grandes.
    Vocês concordam?

• JUCABALA:

As chances são grandes, o fato de existir ferrugem sobre o planeta indica a presença de oxigênio na atmosfera, e esse oxigênio pode ser de origem microbiana.