Assistir futebol aumenta seus hormônios

Publicado em 29.04.2012

Um estudo descobriu que tanto a testosterona quanto os níveis de cortisol aumentaram nos espanhóis que assistiram a
Espanha vencer a Holanda na final da Copa do Mundo de 2010.

Neste estudo, eles analisaram a resposta psicobiológica de homens e mulheres que assistem a esportes quando o resultado da competição está basicamente fora de seu controle.

Cinquenta torcedores do time espanhol assistiram a final em um espaço público ou em casa, com suas famílias ou amigos. Os pesquisadores pediram que eles dissessem suas expectativas e sentimentos antes do jogo, e verificaram sua testosterona e cortisol antes, durante e depois do jogo.

A testosterona, o “hormônio do status”, aumenta quando as pessoas estão diante de uma situação de concorrência que pode desafiar o status social delas. Os resultados do estudo mostraram que os níveis de testosterona dos torcedores espanhóis foram maiores durante o dia do jogo do que em um dia diferente.

Já a exposição a um estresse físico provoca o aumento do hormônio cortisol, que é o hormônio do estresse, e também muda com ameaças ao status social. Os níveis de cortisol foram maiores no dia de jogo do que em um dia diferente também. Os pesquisadores sugerem que a partida da Copa significava uma ameaça à “entidade social” dos torcedores, porque o status social deles estava associado com o resultado da partida e com o desempenho dos jogadores naquele momento.

Outro resultado foi que os níveis de estresse eram diferentes dependendo da pessoa. Os torcedores mais apaixonados sofriam de maior estresse.

Assistir o jogo também foi mais estressante para os homens, o que tem a ver com seu maior interesse no futebol.

Os torcedores mais apaixonados experimentaram o maior aumento do cortisol durante o jogo e acharam o jogo muito mais estressante. Os mais jovens torcedores tinham mais cortisol do que os mais velhos também.

O grupo de cientistas também fez outros estudos utilizando diferentes esportes, como judô e basquete, para tentar avaliar a importância da motivação, avaliação cognitiva e expectativas quando alguém assiste a uma competição.[Science2.0, Foto]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Acredito que ao assistir MMA esse aumento de testosterona seja mais evidente, por ser mais violento…

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
wi
Windows 8 virá em apenas 3 versões, uma delas é para tablets

O número de versões ...

Fechar