O universo em um clique

Bebidas açucaradas podem aumentar a pressão sanguínea

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 15.03.2011 as 20:51

Share

Além da diabetes e da obesidade, um novo estudo sugere que apenas uma bebida açucarada por dia pode contribuir para o aumento da pressão sanguínea também. Quanto mais açúcar a pessoa ingere, maior a sua pressão arterial tende a ser.

O estudo incluiu cerca de 2.700 homens e mulheres de meia-idade do Reino Unido e dos EUA. Cada bebida (refrigerante, suco) que os participantes do estudo consumiram diariamente foi associada com um pequeno aumento, mas mensurável, da pressão arterial sistólica e diastólica de 1,6 e 0,8 pontos, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, um aumento dessa magnitude não é motivo de grande preocupação, assim os resultados podem ter de ser melhor interpretados. Não é incomum que a pressão sanguínea de uma pessoa varie 1 ou 2 pontos por dia.

No entanto, o aumento “insignificante” pode adicionar substanciais riscos à saúde pública, quando multiplicado por populações inteiras. Do ponto de vista da saúde pública, abaixar a pressão arterial 1 ou 2 pontos em uma comunidade pode se converter em menos derrames e talvez menos ataques cardíacos.

A pesquisa não prova que as bebidas açucaradas aumentam diretamente a pressão arterial, apenas sugere que pessoas que bebem refrigerantes e bebidas similares tendem a ter uma dieta e um estilo de vida menos saudáveis.

Em média, além de consumir mais açúcar e calorias, os participantes do estudo que bebiam refrigerantes consumiam menos nutrientes e eram mais gordos.

Críticas também surgiram do modo como o estudo foi conduzido, que incidiu apenas em uma seção transversal de pessoas e não seguiu os indivíduos ao longo do tempo.

Tudo isso torna difícil identificar o efeito das bebidas açucaradas. De qualquer forma, os pesquisadores dizem que suas descobertas aconselham as pessoas a diminuir o consumo de bebidas açucaradas para melhorar a saúde cardíaca.

Água e sucos 100% de frutas são boas alternativas, apesar do suco conter açúcar e ter um alto valor calórico. Portanto, deve ser limitado a uma porção por dia. Segundo os pesquisadores, a moderação em tudo é a principal conclusão do estudo. [CNN]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

One comment

  1. Alter ego: Crítco /

    Digam algo que um diabetico já não saiba.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.