Café pode prevenir câncer?

Publicado em 18.12.2008

cafe cancer

Cientistas que acompanharam os hábitos de ingestão de bebidas de pacientes por 13 anos, descobriram aqueles que beberam ao menos uma xícara de café por dia tinham bem menos chance de desenvolver tumores do que as pessoas que bebiam raramente.

As descobertas, publicadas na revista científica American Journal of Epidemiology, sugerem que uma dose diária de cafeína pode reduzir alguns riscos do álcool e do fumo; as principais causas destes tipos de câncer.

Estudos anteriores produziram resultados ambíguos no sentido de descobrir se o café teria mesmo efeitos protetores e fizeram supor que poderiam aumentar os riscos de câncer.

Mas os especialistas da Universidade de Tohoku , no Japão, concluíram nesta última investigação que certos elementos químicos encontrados na cafeína protegem o DNA das nossas células contra os danos que podem levar a mutações e ao câncer.

Fumar e beber em excesso são grandes acusados de causarem vários tumores, pois contém moléculas danosas chamadas de nitrosaminas.

Para descobrir se o café oferece alguma proteção, os pesquisadores estudaram quase 40 mil pessoas entre 40 e 64 anos de idade durante 13 anos.

Durante este período, 157 pacientes desenvolveram câncer de boca ou de garganta.

Quando os pesquisadores analisaram suas dietas e estilos de vida descobriram que aqueles que bebiam ao menos uma xícara de café todos os dias tinham 49% menos chances de serem afetados do que aqueles que não bebiam ou o faziam raramente.

Eles afirmaram que “Uma das descobertas mais significativas foi a associação inversa entre café e as pessoas com alto risco de desenvolverem estes tipos de câncer, que são aqueles que bebem álcool e fumam. Apesar de parar de fumar ou beber ser a melhor maneira de reduzir o risco, o café também pode ser fator de prevenção”.

Outros estudos reportaram efeitos diferentes do hábito de beber café regularmente. Um deles levantou preocupações sobre as gestantes que bebem café terem bebês menores e o outro sugeriu que quatro ou mais xícaras por dia reduziriam as chances da mulher engravidar.

No lado positivo, foi descoberto que o café combate a depressão, protege contra a perda da memória e reduz as chances de câncer de fígado. [Telegraph]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Muito bom saber sobre estes benefícios do café.

    Parece-me que infelizmente as pesquisas não são sempre favoráveis. Talvez com mais e mais pesquisas os cientistas descubram de vez todos os reais benefícios e malefícios do café.

    Já fiz extensas pesquisas sobre ele. Todavia, o pessoal do contra fala que as grandes empresas de café protegem o produto falando de benefícios falsos, assim como também falam o mesmo sobre a soja. Ambos são bem rentáveis no mercado. A soja é bem mais lucrativa do que os brasileiros percebem.

    Enfim, vamos continuar observando a evolução das pesquisas!

    Um abraço!

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
robos-enxame-g
Robôs se unem para resgatar crianças

Este vídeo mostra um...

Fechar