Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão

Um estudo mostrou que o chá, feito da flor do hibisco, ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Apenas três xícaras por dia podem ajudar a evitar doenças e ataques cardíacos, além de problemas nos rins.

A bebida contém uma grande quantidade de antioxidantes que, por sua vez, ajudam o corpo a eliminar radicais livres nocivos. Essas substâncias danificam células e o DNA contido nelas.

Estudos mostraram que há um elo entre antioxidantes e a prevenção de doenças que envolvam os rins e o coração.

A última pesquisa envolvendo o chá de hibisco contou com a ajuda de 67 voluntários, entre 30 e 70 anos, que apresentavam pressão alta. As pessoas foram divididas em dois grupos. Um tomou um remédio “placebo” (remédio falso, feito de farinha de trigo. Teoricamente, faz com os pacientes se curem “psicologicamente”, com a força de seus pensamentos), o outro grupo foi tratado com chá de flor de hibisco.

Depois de seis semanas, o grupo que estava usando o chá apresentou uma queda de pressão de 7,2%, em média (alguns apresentaram queda de até 13%). As pessoas que estavam usando o placebo apresentaram 1,2% de redução, apenas.

No entanto, os pesquisadores advertem que o estudo foi muito pequeno. Mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir se o chá de hibisco pode ser usado como forma de tratamento. [Telegraph]

Por: Sergio de SouzaEm: 9.02.2009 | Em Bem-estar, Outras  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)
Curta no Facebook:

48 respostas para “Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão”

  1. gostaria de saber como preprar o cha e como ja tomo remedio para pressão gostaria de saber se a algum risco.compei a erva em uma loja em peruibe este mes nas minhas ferias,a explicação foi para eu tomar apenas uma xicara a noite mas eu gostei do cha e quero tomar um pouco mais par perder peso mas tenho medo de passar mal.fatima colina sp

  2. Estou de regime e estou tomando chá de Hibisco,minha preoccupação é que estou gostando tanto do chá gelado que já substitui pela agua que tomo o dia todo, ao mesmo tempo tenho medo de fazer mal porque estou tomando uns 2 litros por dia ou mais,existe motivo para minha preocupação, ou posso consumir a vontade ?

    • nao é bom substituir o cha pela agua,mesmo tomando qualquer tipo de cha tem que tomar bastante agua.

  3. Olá! Achei muito interessante alguns artigos que li sobre o hibisco. E resolvi testar. Hoje estou começando a tomar o chá pois pretendo perder de 10 á 12 quilos….
    Espero que dê certo!!!

  4. O artigo é bom mas o resto é confuso ,que tipo de plantas, se as de jardim servem, se a folha ou flor seca ou verde , são td informações que faljta e fazem co k o artg seja muito imcompleto, nao ajuda, esinforma até …

  5. Boa tarde!
    A m´edica disse pra mha mãe, que ela não pode tomar antiflamatório, mas o hibisco tem antiflamatório, fiquei
    com dúvidas, por favor me responda, ela tem pressão alta qtas xícaras poderá tomar.
    grato

  6. O Hibisco para ornamentar e o Hibisco para se fazer o chá, não é a mesma planta? E se for a mesma, como posso desidratar a mesma para fazer o chá, ou posso colocar diretamente as flores frescas na água e fever? Aguardo retorno.

  7. eu e minha filha estamos tomando chá de hbisco 2 meses atenção arterial está normal , tomamos o chá a noite o que está ocorrendo estamos emagresendo, hibisco tem este poder emagresedor? responda porfavor

  8. estou tomando o cha a uns 3 meses. e estou tendo um resultado maravilhoso,pois tds achava q estava gravida, e o m peso era 75, hoje peso 63 ,mais quero chegar 58kls…
    n temconta emdicaçoes., tenho asma grave e tomo mts remedios…
    e n sinto nada de errado c o cha, ele faz e mt bem, controla mha pressao , e dioretico, n fico sem esse cha….. bjsss

  9. só queria pedir que retirassem essa foto que é do ornamenta e pusessem a do Hibiscus sabdariffa, que é o que se usa, conforme andei pesquisando desde que o conheci, o certo para se fazer o chá, a planta do qual a gente extrai o material é a que as pessoas chamam comumente de “vinagreira”

  10. como fazer e tomar o cha de ibisco,para emagrecer.mas tenho dor de rins e pressao baixa.a algum problema se tomar?
    Eu tenho esta planta em casa.o chá se faz com as floras,com as folhas ou com o caule?

    • como fazer e tomar o cha de ibisco,para emagrecer.mas tenho dor de rins e pressao baixa.a algum problema se tomar?
      Eu tenho esta planta em casa.o chá se faz com as flores,com as folhas ou com o caule?

  11. Tomo o chá de Hibisco há cerca de 15 dias. Já vi muita diferença, especialmente pelos suas propriedades diuréticas.
    Tomo o chá gelado, adoço com adoçante em gotas (70 gotas por litro) e armazeno em garrafas pet de refrigerante na geladeira.
    Com isso, diminuí muito o consumo de refri aqui em casa e só tenho visto benefícios.

    Indico de verdade.

    Welton Leandro Valdir

    • EU TB FAÇO A MESMA PERGUNTA. POSSO TOMAR O CHÁ JUNTO COM A SIBUTRAMINA?

    • A Subitramina tem contra-indicação para pressão alta, assim qualquer substância que ajude a controlar a pressão é válida. Outra contra-indicação importante é a preexistência de problemas cardio-vasculares. Quem tem histórico de problemas cardíacos tem que ficar longe da Subitramina. Postei sobre o assunto no meu blog Emagrecer com Saúde é Fácil, http://emagrecercomsaudeefacil.blogspot.com.br

  12. Artigo é bom.
    Tive muitos problemas esta semana com a pressão alta mais eu tinha o hibisco em casa e fiz e em menos de meia hora de 180×100 ela baixou para 120×70 estou recomendando para todos ah!eu não sei mais perdir 2 kilos em menos de uma semana é claro com alimentação sem nenhuma gordura tambem

  13. O Hibisco para ornamentar e o Hibisco para se fazer o chá, não é a mesma planta? E se for a mesma, como posso desidratar a mesma para fazer o chá, ou posso colocar diretamente as flores frescas na água e fever? Aguardo retorno.

  14. Parabens pela reportagem! É muito interessante termos o conhecimento de produtos naturais que nos auxiliam no controle de diversas doenças, proincipalmente as que mais matam no mundo inteiro. Gostaria de saber se o chá é realmente feito com as folhas desta espécie da imagem acima, ou se é de outra espécie? Gostaria, também, de saber mais detalhes sobre a confecção do chá. Grato.

    • tomei hibisco com marapuana catuaba no de cachorro e tribulus no primeiro dia em diante por uma semana minha fome aumentou muito e engordei um quilo e meio.eu sei e que sou exagerado.tou com medo de continuar engordando, agora estou so com o hibisco sabdariffa.

  15. Gostaria de tirar uma duvida ,algumas reportagens diz para quando comecar a levantar a fervura colocar a erva e desligar,outras reportagens diz para deixar ferver por 5 minutos,qual reportagem esta correta?

  16. muito boa esta explicação, estou tomando o hibisco em 1 mês minha barriga diminuiu certa de 40%, ou seja, ao me pesar pude ver que diminui de 4,5kg a 5kg. Meus pés inchavam e a pressão era muito alta, com o tratamento diário de 3 a 5 copos consegui mudar este panorama, e o que é mais incrível, não fiz nenhum tipo de regime, pq acho um pecado, tanta gente passando fome e a gente fazendo regime, o certo é educar o estômago, ou seja, comer a quantia certa, mas não deixar de se alimentar, enquanto o mundo lá fora tem fome!
    abraço e sucesso no site!

    sds/ mary

Deixe uma resposta