Injeção pode acelerar recuperação de quem teve câncer

Por , em 30.08.2010

O corpo humano, geralmente, sofre uma sensível perda de massa muscular mesmo que o câncer não esteja diretamente relacionado a isso. Muitos tumores produzem uma molécula chamada ativina, que desempenha um papel crucial na degradação de fibras musculares. Mas uma pesquisa do Centro de pesquisas Amgen, na Califórnia, sugere que essa perda pode ser reversível.

Em um teste com camundongos, descobriram que, pelo menos para eles, tudo pode ser resolvido com uma simples injeção. O experimento foi o seguinte: analisaram 20 ratos que haviam contraído câncer retal (ou câncer de cólon) e com isso pararam de comer, o que os fez perder 20% de sua massa corporal em três semanas. A tal injeção, que os camundongos receberam, destrói as quantidades excedentes da ativina. Dentro de duas semanas, o apetite dos ratos havia sido restaurado e a massa corporal voltou ao normal.

Dado animador: a injeção parece também aumentar a longevidade dos ratos. No período analisado, todos os camundongos que não receberam a injeção acabaram morrendo, mas 90% dos que receberam continuam vivos. Ainda faltam, contudo, outros testes para confirmar se a mesma injeção pode ter eficácia com seres humanos. [New Scientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!