Cobra marinha gigante é um gerador de eletricidade

Este novo tipo de cobra marinha não tem nada de comum: foi projetada para flutuar logo abaixo da superfície do mar para capturar a energia das ondas, o que se transforma em energia elétrica. Uma equipe de cientistas do Reino Unido está trabalhando no projeto e está testando versões menores em um tanque. Mas a versão final do gerador teria 7m de largura e quase 200m de comprimento e terá a capacidade de gerar 1 megawatt, energia suficiente para 200 casas. Veja no vídeo como a ‘jibóia’ funciona.

As cobras de borracha são basicamente ancoradas em uma ponta para que se dobrem de acordo com a passagem das ondas, gerando uma saliência na água que fica dentro da mesma. Isso tudo é empurrado através de um gerador ao final da ‘cauda’ da cobra.

Pesquisadores da Universidade de Southamotin pensam que o equipamento será mais resistente do que outros equipamento geradores de energia baseados em ondas do mar, devido à menor quantidade de partes móveis e o fato de que é feita, em sua maior parte, de materiais resistentes à corrosão por água salgada.

E também tem a vantagem de assemelhar-se com uma surpresa saída de um filme de ficção científica para os mergulhadores. Veja no vídeo como a ‘jibóia’ funciona. [Fontes 1 2]

Por: Alessandra NogueiraEm: 7.07.2008 | Em Outras, Tecnologia  | Tags:  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Cobra marinha gigante é um gerador de eletricidade”

Deixe uma resposta