Como o entrelaçamento quântico construiu o tempo

Por , em 29.05.2015

Físicos e matemáticos têm buscado uma Teoria de Tudo que unifique a relatividade geral e a mecânica quântica. Enquanto a relatividade explica a gravidade e fenômenos em grande escala, tais como a dinâmica das estrelas e das galáxias no universo, a mecânica quântica explica fenômenos microscópicos em escalas subatômicas e moleculares. Agora, cientistas afirmam ter encontrado uma resposta que pode levar a essa teoria universal e mostrar de onde surgiu o espaço-tempo.

O princípio holográfico é amplamente considerado uma característica essencial de uma teoria universal bem sucedida. O princípio holográfico afirma que a gravidade de um volume tridimensional pode ser descrita pela mecânica quântica numa superfície bidimensional do volume envolvente. Em particular, as três dimensões do volume deverão surgir a partir das duas dimensões da superfície. No entanto, a compreensão dos mecanismos para o surgimento do volume da superfície até agora eram indefinidos.

Um novo estudo, comandado por Hirosi Ooguri, professor da Universidade de Tóquio (Japão), ao lado de colaboradores, descobriu que o entrelaçamento quântico é a chave para resolver esta questão. Usando uma teoria quântica (que não inclui a gravidade), eles mostraram como calcular a densidade da energia, que é uma fonte de interações gravitacionais em três dimensões, usando dados de emaranhamentos quânticos na superfície. É mais ou menos como diagnosticar as condições no interior do seu corpo olhando imagens de raios-X em folhas bidimensionais.

Isto permitiu aos cientistas interpretar propriedades universais do entrelaçamento quântico como condições para a densidade da energia que devem ser satisfeitas por qualquer teoria quântica consistente da gravidade, sem realmente incluir explicitamente a gravidade. A importância do entrelaçamento quântico foi sugerida antes, mas seu real papel no surgimento do espaço-tempo não estava claro até este trabalho.

Ação fantasmagórica à distância

O emaranhamento quântico é um fenômeno pelo qual estados quânticos tais como rotação ou polarização de partículas em locais diferentes não podem ser descritos de forma independente. Medir (e, portanto, agir sobre) uma partícula significa que também se age sobre a outra, algo que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância”. O trabalho de Ooguri e seus colaboradores mostra que esse entrelaçamento quântico gera as dimensões adicionais da teoria gravitacional.

“Sabe-se que o entrelaçamento quântico está relacionado com questões profundas na unificação da relatividade e da mecânica quântica gerais, tais como o paradoxo das informações dos buracos negros e o paradoxo firewall”, diz Ooguri. “Nosso artigo lança nova luz sobre a relação entre o emaranhamento quântico e a estrutura microscópica do espaço-tempo através de cálculos explícitos. A interface entre a gravidade quântica e a ciência da informação está se tornando cada vez mais importante para ambos os campos. Eu mesmo estou colaborando com cientistas da informação para prosseguir esta linha de investigação adicional”, afirma. [ScienceDaily]

• Carlos Alberto Barreto Corcinio:

Alguém pode me responder?
    Há uma diferença entre a gravidade e a aceleração na dimensão emaranhada??

• Josemar Santos:

Exatamente! os atomos que eu urinei ontem estão fazendo parte de alguma planta ou ser vivo agora. sera que o entrelaçamento me liga a eles?

• VALFRIDES JR:

Elegante pensar no futuro, a ciência provará a existência do princípio inteligente, interligado num mundo atômico unificado matematicamente.

• VALFRIDES JR:

…e o princípio inteligente de Einstein retornou aglutinando novos átomos em um novo corpo, retomando o trabalho atual, quem será ele hj?

Sem recriar as conexões nervosas não tem Einstein, e estas se perderam quando os neurônios de Albert Einstein morreram.

• VALFRIDES JR:

Seria tão elegante pensar que Einstein está vivo, apenas os átomos de seu corpo retornaram à sua origem primitiva, compondo outros corpos.

Considere que a maioria dos átomos que faz o teu corpo, agora, não estarão no teu corpo daqui a alguns anos…

• Marcello Portari:

Não entendi bulhufas, mas acho maravilhoso que o homem estava se adiantando no entendimento do universo.