AVISO IMPORTANTE: Sua inscrição para o newsletter será cancelada devido a atualizações no sistema. Por favor, recadastre-se clicando aqui.

       
Bem vindo! Aproveite e receba nossos novos artigos gratuitamente no seu email:
Compartilhe
CEZAR RIBAS em 17.06.2009 as 20:00 e atualizado em 21.06.2009 as 23:17

nave dobra espacial

Uma dobra espacial pode ser o jeito mais fácil para conseguirmos chegar às estrelas – apesar de uma recente especulação que elas poderiam causar um buraco negro que poderia engolir a Terra e destruir toda forma de vida que conhecemos. Richard Obousy e Alex Szames, pensando nesse jeito de viajar mais longe, criaram o design de como seria uma verdadeira nave de dobra – e não, ela não se parece com a Enterprise, de Star Trek.

O formato da nave foi criado para conseguir manipular a matéria escura e surfar pela bolha de espaço-tempo que seria criada. Proposta inicialmente pelo físico mexicano Miguel Alcubierre, uma nave de dobra é um veículo que não se move mais rápido que a velocidade da luz – pois isso é impossível, segundo a teoria da relatividade de Einstein. Em vez disso, ela manipula o espaço-tempo, criando uma bolha de dobra nas dimensões previstas pela teoria de cordas – que afirma que o universo tem três dimensões de espaço, além do tempo.

nave dobra espacial

Contraindo o espaço à sua frente e expandindo o espaço atrás, a nave poderia viajar de um ponto a outro mais rapidamente, mantendo a velocidade inferior à da luz dentro da nave, mas viajando muito mais rapidamente pelo espaço. “Podemos usar a analogia de um surfista em uma “onda” de espaço-tempo”, afirma Obousy. Essa “onda” facilita a viagem mais rápida que a velocidade da luz sem quebrar nenhuma lei da física.

Atualmente, as naves que existem são ineficientes para viagens espaciais de longa distância. A Voyager, por exemplo, mais rápida nave espacial existente, precisaria de 74 mil anos para alcançar Proxima Centauri, a estrela mais próxima ao nosso sistema solar, no sistema Alfa Centauri. [Gizmodo, Discovery]


Creative Commons License
Alguns direitos reservados: Você pode copiar este, contanto que inclua dois links: O primeiro, exato para esta página em que está neste momento e outro para a página inicial do nosso site. Violadores destas serão legalmente acionados.

Mais artigos sobre: , ,

7 Comentários »

  1. O desenho parece com a nave do filme Contato(1997) baseado na obra Contato de Carl Sagan.

    OBS: Ano-luz é unidade de distância e não de tempo.

  2. Hehehe, acho que ele quis dizer só anos.

    Tenho curiosidade de saber como que eles projetam isso mesmo sem saber manipular a matéria escura direito.

  3. Realmente se parece muito com a nave do fime Contato, apesar de que eu nunca entendi como seria possível os circulos todos girarem em direções contrárias, mas não vem ao caso.

    Parabéns pelo ótimo site

  4. Essa “onda” facilita a viagem mais rápida que a velocidade da luz sem quebrar nenhuma lei da física.

    Como assim, sem quebrar nenhuma lei da Física,sendo que uma das leis da Física fala que nada pode viajar mais rápido do que a luz.

  5. Caro Dudu, a velocidade da luz é somente uma parte de vários multiplos dela… ou seja, não podemos viajar mais rápido que a velocidade da luz mesmo, isso é fato explicado por Einstein… mas podemos SIM viajar vários MULTIPLOS da unidade C, que é a velocidade da luz….

    Seria como as camadas energéticas dos átomos, quando ganham mais energia, pulam para uma unidade acima e vice versa.

    E isto não implica em quebar nenhuma das leis da física descobertas até o presente momento.

  6. Pela configuração os aneis não se movimentam e sim devem ser utilizados para criar a bolha que o artigo comenta.

    Com as naves atuais… vamos demorar muito mais que 74 anos… muito mais… mas de qualquer forma é interessante ver que tem gente pensando no assunto.

    O autor de Star Trek entre outras séries e filmes não tinham idéia de física ou qualquer outra coisa… um dos poucos autores que realmente tinha essa preocupação era Arthur C. Clarke

  7. Não esquecendo de Isaac Asimov , que além de ser o maior escritor de ficção científica, era físico !

Deixe a sua opinião

Vai nos elogiar?
Então aproveite e assine agora nosso boletim diário?:

ATENÇÃO: NÃO COMENTE ANTES DE LER O ARTIGO ACIMA NA ÍNTEGRA. Procure que seu comentário seja colaborador. Comentários pouco educados, irrelevantes, com grafia muito pobre, ofensivos, injusta ou exageradamente críticos serão deletados antes mesmo de aparecerem aqui.