Como Star Trek tem ajudado a criar a escola do futuro

Publicado em 26.11.2012

Com mesas touch-screen que podem ser usadas simultaneamente por mais de uma pessoa, as salas de aula SynergyNet dão um ar mais tecnológico ao trabalho em equipe (muito similar ao da série Star Trek – Jornada nas Estrelas). O projeto, conduzido por pesquisadores da Universidade de Durham (Inglaterra), está em desenvolvimento há três anos e já teve a participação de mais de 400 estudantes com idades de 8 a 10 anos. As salas foram implantadas em 12 escolas e são usadas especialmente para o ensino de Matemática.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a tecnologia ajuda os alunos a trabalhar em equipe para responder as questões colocadas pelos professores. “Nosso objetivo é encorajar níveis de comprometimento muito maiores entre os estudantes, em que o conhecimento é obtido por compartilhamento, solução de problemas e criação, ao invés de escuta passiva”, explica a professora Liz Burd. “Essa sala de aula permite tanto o comprometimento ativo como o acesso igualitário”.

As mesas com touch-screen estão conectadas entre si e também com uma lousa principal e possuem teclados virtuais acionados por toque (de forma parecida com o que ocorre em tablets). Para a pesquisadora Emma Mercier, aprimorar a capacidade dos alunos para resolver problemas de matemática é desafiador, mas pode ser facilitado por meio da tecnologia e do ensino colaborativo.

Apesar dos bons resultados observados pela equipe, as salas de aula SynergyNet estão longe de ser implementadas em larga escala, devido especialmente ao elevado custo das tecnologias e de suporte técnico (gastos que, vale ressaltar, foram reduzidos ao longo do desenvolvimento do projeto).[Eurekalert]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Não de hoje que Star Trek vem prevendo o que vai acontecer no futuro.Por isso sou trekker com orgulho.

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hi-octopus-seagull-8col
Duelo incomum: polvo devora gaivota no Canadá

É comum encontrar ga...

Fechar