Crianças de 5 anos já entendem o poder do pensamento positivo

Segundo uma nova pesquisa, crianças a partir de 5 anos já entendem que o pensamento positivo pode fazer uma pessoa se sentir melhor.

Os pesquisadores também descobriram que o conhecimento sobre os benefícios do pensamento positivo das crianças é fortemente influenciado por seus pais.

No estudo, 90 crianças com idades entre 5 a 10 anos ouviram seis histórias ilustradas em que dois personagens sentiam a mesma emoção depois de experimentar algo positivo (como ganhar um novo cachorro), negativo (como derramar leite) ou neutro (como uma reunião com um novo professor).

As crianças então tinham que dizer como cada personagem se sentiu em uma escala de 7 pontos; as imagens da escala variavam de um rosto muito triste (0) a uma face neutra (3) até uma cara muito feliz (6).

Para eventos negativos e positivos, os personagens se sentiram “meio tristes” e “meio felizes”, respectivamente, com os do cenário ambíguo se sentindo “ok” (nem triste nem feliz).

Mais pra frente na história, um personagem tem um pensamento otimista, que coloca o evento de ficção em uma luz positiva.
O outro personagem tem um pensamento pessimista, colocando o evento em uma luz negativa.

No fim destas histórias, os pesquisadores pediram que cada criança classificasse na escala de 0 a 7 a imagem como cada personagem se sentiu naquele momento e por quê.

Os participantes também completaram pesquisas que mediam os seus próprios níveis individuais de otimismo e esperança. Os pais também relataram seu otimismo e de seus filhos.

Os resultados mostraram que crianças a partir dos 5 anos já eram capazes de prever que as pessoas iriam se sentir melhor depois de ter pensamentos positivos, mostrando forte compreensão desse fenômeno em situações ambíguas.

As crianças tinham a compreensão de como o pensamento positivo poderia impulsionar o ânimo de alguém em situações que envolviam eventos negativos, tais como cair e se machucar.

Quando se tratava de lidar com situações negativas, os níveis de otimismo e esperança das crianças desempenharam um papel na sua capacidade de compreender os benefícios do pensamento positivo.

Conforme as crianças crescem, elas experimentam um “desenvolvimento significativo” em sua capacidade de compreender a ligação entre pensamentos e sentimentos. O estudo também mostrou que as perspectivas dos pais sobre a vida desempenham um papel importante na compreensão do poder do pensamento positivo de seus filhos.

“O mais forte preditor do conhecimento das crianças sobre os benefícios do pensamento positivo – além da idade – não era o próprio nível de esperança e otimismo da criança, mas de seus pais”, disse Christi Bamford, que conduziu o estudo.

Os pesquisadores notam que suas descobertas ressaltam que a influência dos pais ajuda as crianças a aprender a usar pensamentos positivos para se sentir melhor durante situações difíceis ou negativas.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

3 respostas para “Crianças de 5 anos já entendem o poder do pensamento positivo”

Deixe uma resposta