Cura da AIDS? Transplante de medula desaparece com HIV de paciente

Publicado em 12.11.2008

virus

Um transplante de medula óssea que usou células-tronco de um doador com resistência natural ao vírus da AIDS fez desaparecer o HIV por quase dois anos, até o momento, em um paciente.

O paciente é um estadunidense que mora na Alemanha, que tinha leucemia e havia contraído o vírus HIV — o vírus da imunodeficiência humana, causador AIDS. Ele recebeu um transplante de medula óssea de um doador saudável, que é a melhor chance de cura para a doença, para substituir todas as suas células que ‘fabricavam sangue com câncer‘.

Mas os médicos alemães Gero Hutter e Thomas Schneider procuraram um doador especial, que tinha uma mutação genética conhecida por ajudar o corpo a resistir à AIDS. A mutação afeta receptores celulares chamados CCR5 que o vírus da AIDS utiliza para invadir, infectar, se reproduzir e destruir as células do sistema imunológico.

Após o transplante de medula não apenas a leucemia desapareceu, mas o HIV também.

CURA DA AIDS?

Segundo a clínica onde o transplante foi efetuado já transcorreram 20 meses desde o transplante. O HIV não é mais detectado em seu sangue e em outros possíveis reservatórios do corpo. Mas há possibilidade de que ainda esteja lá.

Os pesquisadores também disseram que este nunca será um tratamento padrão para a AIDS, já que é um procedimento perigoso e extremamente rigoroso para os pacientes.

A equipe disse que não foi possível encontrar quaisquer traços de HIV no sangue do paciente de 42 anos de idade, que permanece anônimo. “O vírus é enganador. Ele sempre pode retornar”, disse o Dr. Gero.

A mutação no CCR5 ocorre em cerca de 3% dos europeus e é possível que a terapia genética possa um dia promover a cura da AIDS em pacientes com HIV, afirmaram os cientistas. [Reuters]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

582 Comentários

  1. e verdade que o coctel cura a aids ou so ameniza os simtomas da doença so sei que tenho trabalho sobre isso e quero tirar nota 10 ok valeu

    Thumb up 6
  2. olá pessoal tenho apenas 16 anos no dia 13/03/2012 fiz meu exame de HIV e deu reagente. mais nao tinha acreditado e quando recebi ontem a confirmação do resultado. agora vou correr atras do tratamento. agora não entendo uma coisa e que a pessoa que tive relações nao me avisou nada acho que ela queria que eu pegasse mesmo …

    Thumb up 18
  3. Samuel. também tenho 16 anos é descobrir que tenho o vírus do HIV to muito triste mais a melhor coisa foi eu ter falado pra mima mãe. e claro que sua mãe vai lé ajudar sua família moro em uma cidade pequena tbm no interior de NATAL-RN mais eu vou fazer o tratamento. ainda vou fazer um exame de carga viral pra saber se o vírus ta ativo ou inativo. e não saia falando pra pessoas que vc não confia a melhor maneira e falar pra família como eu falei. quando recebi o resultado quase me matei. mais pensei bem.

    Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Preliminares não são importantes para o orgasmo feminino" class="upprev_thumbnail" rel="<strong>Cura da AIDS</strong>? Transplante de medula desaparece com HIV de paciente">preliminares-grande
Preliminares não são importantes para o orgasmo feminino

Uma nova pesquisa de...

Fechar