E se os neandertais não tivessem sido extintos?

Por , em 16.05.2011

Os neandertais foram uma espécie do gênero humano que viveu na Europa e na Ásia ocidental, durante um período de cerca de 130 mil a 30 mil anos atrás. Estereótipos de “homem das cavernas”, os neandertais tinham o topo da testa proeminente e inclinada, assim como pernas mais curtas e ombros mais largos. As teorias de seu desaparecimento apontam para o Homo sapiens (nós) vencendo-os na disputa por comida e território na época em que a última idade do gelo chegou e selou seu destino.

Mas e se nenhuma dessas coisas tivesse acontecido e eles ainda povoassem a Terra? Neandertais poderiam ter persistido em alguns cantos da Europa, até mesmo nos tempos modernos, e é possível que eles tivessem a capacidade de pensar, falar e agir muito parecida com a nossa.

Porém, a hipótese fica apenas no plano das ideia, já que de acordo com Will Harcourt-Smith, professor da City University de Nova York e paleoantropólogo do Museu Americano de História Natural, “é muito mais provável que, mesmo que os neandertais tivessem sobrevivido à última era glacial, tivessem perecido de outra forma”.

Recentes análises genéticas mostram que euro-asiáticos modernos possuem de 1% a 4% de DNA de neandertais em seu genoma, indicando que as duas espécies podiam cruzar, e efetivamente o fizeram.

Os neandertais tinham uma população inicial muito menor do que a de Homo sapiens. Por isso, a menos que os neandertais tivessem se limitado a procriar entre si, os humanos teriam se imposto e, a longo prazo, causado sua extinção. Se isso tivesse acontecido, nós teríamos ainda mais DNA neandertal e talvez – apenas talvez – alguns traços físicos deles. [Life’sLittleMysteries]

Eu imaginava que o Neanderthal havia sido completamente extinto assim perdendo seculos de evolução ,mas a natureza com sua imensa sabedoria salvou em nosso dna essa herança genética .

• Navathumini:

mas por ca temos muitos neandertais!

• Chico:

O Roger Waters é um neanderthal, é só olhar pra cara dele, e ver a ossatura, igualzinha.

• Marcelo Muniz:

O interessante, e que já foi provado, é que a etnia branca, surgiu exatamente do cruzamento do homo sapiens sapiens (não digitei errado não, são 2 sapiens mesmo) com o homo sapiens neanderthalensis, sendo o rutilismo e a péle branca, as características físicas herdadas mais evidentes.
    Tanto é que as únicas etnias que não possuem NADA de DNA Neandertal, são a negra africana e negra oceânica.

• Paullin-007:

Então os brancos são vira-latas? Mistura de duas raças?
      Ahahahahah! Por essa eu não esperava.

Li em algum lugar que os portugueses e espanhóis têm entre 15% e 18% do seu DNA neandertal. Talvez saja por isso que eles são mais peludos que os demais europeus.

• Marcelo Muniz:

Sim, a raça branca é resultado de uma hibridação entre as duas espécies.
      Que irônia não? Os negros que sofreram e foram humilhados até os dias atuais, são os homo sapiens puros.

• Marcelo Muniz:

Aliás, eu tenho uma teoria de que esse proconceito e hostilidade toda do branco em relação ao negro, possa ser algo instintivo, algum instinto neandertal que sobreviveu, ja que na época que as duas espécies conviveram, eram os homo sapiens sapiens os invasores que apresentavam uma ameaça aos neandertais.

não, talves os brancos odeiam os negros porque há indicios de que os árabes e os africanos haviam invadido a europa muito antes da época da colonização e isso gerou revolta entre os povos europeus. bem eu não sei se isso é verdade eu apenas ouvi falar.

• Julian Debortoli:

Isso é apenas uma teoria, não é nada provado.
      Inclusive o gene recessivo que da a mutação da cor ruiva aos cabelos e pelos são originada deles, mas é só uma teoria, que eu acredito, mas não tem nada provado não.

• likki:

Existe no sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, uma população chamada “bugres” – tipo descrito neste artigo, que são exatamente a descrição do leitor Marte. Como jornalista, há uns 25 anos, quando morava lá, entrevistando um veterano de guerra num asilo para velhos abandonados (no centro de Porto Alegre!!!!) conheci um casal de bugres. Meu Deus, semi-humanos. Com certeza herdeiros dessa raça dita como extinta. Ainda existem, é possível encontrá-los pelas matas após muita procura e, mais uma vez, o governo desconhece essas vidas para passar bem.

Registrando: em 2010, no terminal rodoviário de Niterói – Rio de Janeiro – vi um homem, digo, um neandertal em carne e osso. Tinha a aparência simples, como a de um retirante, camisa social azul desbotada e uma calça preta igualmente surrada. Mas fisicamente não dava para ter dúvidas: era um fóssil vivo.

Tive o impulso de tirar uma foto, mas me contive para evitar algum constrangimento – poderia estar atestando o quanto ele era bizarro –. Ainda tão estranho, é que esse homem parecia perdido, como que num mundo desconhecido e seu andar se assemelhava mais ao de um macaco do que de um homem comum. O olhar perdido se justificava, era um terminal rodoviário e ele provavelmente era de fora da cidade, poderia estar realmente perdido, mas o andar siamesco não tinha explicação. Não se tratava de uma pessoa doente, era ágil e aparentemente forte para sua pouca estatura. Rapidamente se misturou na multidão e desapareceu. Na hora uma hipótese foi inevitável: algum gene pré-histórico adormecido resolveu se manifestar no momento da concepção daquele homem.

Era um neandertal com camisa social. A cena ficou perpetuada na minha memória.

• flávio:

se não fossem extintos, os australianos não seriam louros, e seriam vítima de preconceito no resto do mundo por causa de sua aparencia

• Paullin-007:

Se ainda existissem, certamente nós os teríamaos escravizado no lugar dos pobres, negros e índios. E é bem provável que, por serem de outra espécie, teoricamente inferior, seriam criados em cativeiros para procriação, e seria escravos até os dias de hoje, exatamente como fazemos com os bois e cavalos.
    Em suma, seriam tratados como bichos. Acho que nem a igreja romana iria defendo-los. Aliás, o livro de Gênesis teria sido escrito de outra forma, quem sabe a Bíblia toda teria…

• Cybergirl:

“os neandertais tinham o topo da testa proeminente e inclinada, assim como pernas mais curtas e ombros mais largos”
    OMG! Eu tenho um amigo neandertal!

Fala-se por ai que na vedade nós somos resultado de um cruzamento genético de seres mais evoluidos com esses mais primitivos. Existem livros sobre esse assunto,inclusive fala que essa história que uma catástrofe de grande dimensão haveria exterminado os dinos é conversa,dizem que foi um extermínio programado para que a nova raça não fosse ameaçada.
    Se é verdade só o tempo e as pesquisas sérias dirão,mais que dar o que pensar isso é verdade.

• Victor:

Se os neandertais não tivessem sido extintos, estaríamos, com certeza, em guerra com eles ou os segregaríamos de alguma forma… fazemos isso com nossa própria espécie o tempo todo, imagina com quem não é da nossa espécie. Só não sei se eles seriam tão cruéis como nós…

O Gil Brother é um neandertal moderno…….