Maconha atrapalha o desenvolvimento do cérebro

Publicado em 5.02.2009

Fotos de maconha

Um estudo descobriu novos efeitos da maconha no cérebro de jovens ou adultos que façam uso da substância: Eles têm maiores chances de ter problemas no desenvolvimento do cérebro.

Analisando imagens de tomografias, cientistas perceberam anormalidades nas áreas do cérebro responsáveis pelo armazenamento de memórias, pela linguagem e pelas habilidades físicas.

As descobertas sobre estes efeitos da maconha são preocupantes, pois o uso da maconha é mais recorrente em adolescentes, fase em crucial para o desenvolvimento e amadurecimento do órgão.

“As fotos de cérebros de usuários e de pessoas que nunca chegaram perto da droga foram comparadas. Nosso estudo revelou danos críticos nos cérebros de usuários recorrentes da cannabis (maconha), e em regiões muito importantes do cérebro” declarou um dos autores da pesquisa que revelou as descobertas, Manzar Ashtari, do Hospital da Filadélfia, nos EUA.

Mesmo assim, os resultados são considerados “preliminares” – ainda mais pesquisa é necessária para poder afirmar essas descobertas com certeza.

De acordo com Ashtari o estudo envolveu um pequeno número de voluntários. Dos 14 usuários de maconha, 5 tinham histórico de alcoolismo, o que pode ter contribuído, também, para o resultado. Outra hipótese é que, talvez, as anormalidades no cérebro dos pacientes tenham causado essa predisposição para o consumo de drogas.

“Mesmo assim, os resultados que conseguimos já reforçam a idéia de que jovens devem permanecer afastados das drogas, além das razões óbvias, por causa do desenvolvimento neural que acontece nessa idade” comentou Ashtari. [Live Science]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

183 Comentários

    • O que define se a pessoa é viciada ou não, é a frequência durante esses 10 anos que ela faz uso da droga, não apenas o tempo total. Pare e pense antes de falar besteira. Se a pessoa usa 2x ao dia todos os dias, pode ser viciada, agora se ela usa 1x a cada 15 dias nos últimos 10 anos, apenas para uso recreativo, não tem nada a ver com vicio. Tente usar a cabeça da próxima vez que postar algum comentário.

      Thumb up 13
  1. O problema não é a droga, é o que leva um sujeito a ela.

    Ninguém gosta de sofrer. A sociedade e as relações pioram, na mesma proporção que aumenta o uso de drogas para suporta-las.

    Quem não sabe dos riscos, e que qualquer tipo de dependência, não é legal?

    Esta sociedade é podre, cheira mal, é hipócrita, é doente!

    Quem esta de bem com a vida, não foge dela, “não precisa relaxar”.

    Porque encher a cara sempre pôde? Tomar um monte de coisas para dormir pode? Sempre(desde 1980) tive a impressão, que um cigarro de maconha não parecia ser pior, que um copo de whisky.

    A tendência é piorar, sinceramente, não sei onde vai dar…

    Faço trabalhos sociais diversos e contínuos a 30 anos, fui anônimo até o ano passado.

    Na minha verdade, descobri que não adianta reclamar do mundo ou dos outros, dos governos…

    O mundo melhora se quiser, eu não posso mudar o mundo…mas eu posso me melhorar.

    Estou melhor a cada dia, não foi fácil, mas ficar esperando as coisas melhorarem, hoje tenho certeza que teria sido muito pior. Hoje estou bem, sem stress, sem ansiedade…

    Eu entendo quem usa, não apoio, mas entendo, não julgo, é verdade! Desde que a pessoa se garanta sozinha, e não encha o saco de ninguém. Tenho bastante experiência e sei que a maioria no final não se garante e acaba deixando a conta pra gente pagar.

    Nunca experimentei maconha nem outras drogas, por isso não posso comparar com bebidas alcóolicas que usei de forma moderada na adolescência, por causa da minha timidez. Logo entendi que era melhor investir na solução das minhas inseguranças e medos e parei de beber, hoje não bebo nem coca cola, estou parando com os refri.

    Dou cursos gratuitos de educação atualizante para pais e professores, mas são poucas as pessoas que possuem tempo para mudar, só possuem tempo para chorar…e reclamar…

    Mudar é muito difícil não é fácil. Ignácio B. M. Iglesias-GAV

    Thumb up 30
    • Concordo se e somente se for o caso da pessoa fumar para superar problemas, em MUITOS casos funciona. Eu mesmo era péssimo durante todo o ensino médio, terminei e comecei a fumar maconha, o que eu menos esperava aconteceu, algo despertou minha mente, comecei a estudar incansavelmente, ela me trouxe uam percepção que eu não tinha na vida.

      Não fumo todos os dias, e fumo uma quantidade mínima se comparado a maioria. Acho que o segredo é usar com responsabilidade que muitas portas abriram.

      ‘Ao nascer o sentimento de entusiasmo, o universo aplaude tal iniciativa e conspira a seu favor, colocando-o a serviço da humanidade.’

      Thumb up 6
  2. Rpaaz a maconha tem um efeito tranquilizante que é otimo tira qual quer stresse e outra faz vose relaxar a maconha é bom prejudica como quel quer um cigarro prejudica mas acho que todos que fuma deveria ter o direito de fumar e naum ser criticado”

    obs: estou lombrado heheheheh’

    Thumb up 26
  3. eu sou usuario de maconha a dez anos e ate entao numca senti nada de anormal em meu corpo ou cereblo pois nao sou viciado e quando quero eu parro alias de 2 em 2 doi anos eu parro por vontade propia e acredito que deveriam e deve liberar- para uso recleativo e estudos cientificos

    Thumb up 15
    • Esse comentário é uma prova que fumar maconha causam problemas no desenvolvimento do cerebro.

      Thumb up 15
    • ta legal,ta legal voce nao teve problema nenhum com maconha ne?bom,mas por favor,melhora seu portugues,OK?

      Thumb up 2
  4. Danny, Charles, o mais ignorante Rômulo, assim como todos respeitam a opinião de vocês todos deveriam pensar na linha de Catarina, esse é um país livre, pena que têm tanta ignorância. Espero que esse país seja no futuro melhor do que é hoje assim como progrediu comparado a décadas passadas.
    A vitória sera de todos se troca cimos a nicotina pela cannabis.

    “O homem ingeri álcool, afia a faca e mata. O homem fuma maconha, afia a faca e diz… Deixa a vida vai mostrar pra ele.” Bob Marley

    O maconheiro mais consciente e ídolo da paz que esse mundo já viu.

    Elem Kathucy respeito

    Thumb up 9
  5. ja fumei maconha parei mais não tenho nada contra quem fuma mais eu acho q as leis são muito rigidas nesse assunto pois é uma planta é natural deus feis assim

    Thumb up 27

Envie um comentário

Leia o post anterior:
australopitecus-g
Humanos primitivos tinham mandíbulas de “quebra-nozes”

Sua mãe estava certa...

Fechar