A mais antiga mensagem engarrafada do mundo

Publicado em 24.09.2012

Enquanto pescava perto das Ilhas Shetland (Escócia) no último dia 12 de abril, Skipper Andrew Leaper apanhou uma garrafa em sua rede. Poluição? Nada disso: era uma mensagem escrita em 1914, confirmada recentemente pelo livro de recordes Guiness Book como a mais antiga já encontrada em uma garrafa. Ela passou 97 anos e 309 dias à deriva.

“Quando puxei as redes de volta, eu vi a boca de uma garrafa saindo por ela e a peguei rápido, antes que caísse de volta no mar”, contou Leaper, em depoimento dado no final de agosto.

A mensagem encontrada não era de um náufrago pedindo por socorro. Na verdade, ela fazia parte de um experimento científico feito em 1914 pelo Conselho de Pescaria da Escócia. Naquele ano, eles lançaram ao mar 1.890 garrafas para mapear as correntes marítimas em torno do país. Dentro de cada uma delas, havia um documento pedindo para que quem encontrasse a garrafa anotasse no papel sua data e localização e o encaminhasse de volta ao diretor do Conselho, em troca de uma pequena recompensa. Até hoje, foram encontradas apenas 315 dessas mensagens.

Em 2006, pescadores que usavam o mesmo barco que Leaper encontraram uma das garrafas, considerada até então a mais antiga. “É como ganhar duas vezes na loteria”, comparou Leaper. Os arredores das Ilhas Shetland são um local de pesca muito popular, o que tornou ainda mais improvável que o mesmo barco “encontrasse” dois objetos raros.

Esperar 97 anos para entregar uma mensagem… E você aí, reclamando que seu SMS levou horas para chegar.[LiveScience]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. quando era criança fiz isso esperando que a garrafa viajasse o mundo tudo nunca mais vi a garrafa mas quem sabe mandei uma mensagem em português e inglês dizendo que se recebesse a mensagem deveria colocar o nome e local e data e jogar ao mar de novo para que ela continuasse sua jornada ^^ ser criança é tudo de bom sempre tem tempo pra sonhar

    Thumb up 27
    • Sou adulta e mesmo assim penso em fazer isso um dia ou enterrar uma caixa cheia de lembranças pras próximas gerações.

      Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
araras
Belíssimo vídeo mostra araras em câmera super lenta

As araras que vivem ...

Fechar