O que é esta bolha enorme e fedorenta flutuando no mar?

Por , em 4.08.2016

Quer ver situações inusitadas relacionadas ao mar? A Austrália é um ótimo lugar para isso. Apenas nos últimos meses, um conjunto de baleias perseguiu e matou um tubarão e um enorme buraco se formou em uma praia de Queensland, engolindo um trailer e várias barracas de acampamento.

Agora, no final do mês de julho, um pescador de 21 anos registrou uma imagem muito estranha. Ele navegava na costa de Bunbury, na província de Western Australia, quando avistou uma enorme bolha rosa, exalando um cheiro terrível. No primeiro momento Mark Watkins teve dificuldade em identificar o que aquilo poderia ser.

“Quando nos aproximamos, percebemos que tinha que ser uma baleia morta, por causa do cheiro. O estômago dela estava inchado com gases, por isso ela estava toda expandida”, diz ele.

Quando vivas, as baleias têm uma grande quantidade de gás em seu sistema digestivo, mas os excessos são expulsos do corpo naturalmente. Quando morrem, passam a flutuar e ficar expostas ao sol. Assim, os gases que já existiam e aqueles criados pela decomposição dos tecidos se expandem e fazem com que o abdômen fique extremamente inchado.

Em algumas ocasiões, essas baleias mortas podem até explodir de forma dramática. A baleia em questão levou algumas mordiscadas de tubarões que estavam por ali e acabou se desinflando lentamente, segundo relato de Mark.

Apesar de a espécie exata da baleia não ter sido identificada, é provável que ela seja uma baleia-jubarte ou uma baleia-franca-austral, duas espécies muito comuns na costa oeste da Austrália.

“Observar isso foi incrível. O cheiro, nem tanto”, brincou o pescador em um post no Facebook em que compartilhou a interessante imagem. [IFLScience]

Baleia-franca-austral com os gases sob controle

Baleia-franca-austral com os gases sob controle

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!