Entrevistas de emprego: narcisismo ajuda ou atrapalha?

Publicado em 3.04.2012

O narcisismo ajuda em alguma coisa? Na maioria das ocasiões, diríamos que não, que ser narcisista é um traço de personalidade negativo, senão insuportável.

No entanto, um novo estudo descobriu que, em entrevista de empregos, o narcisismo compensa! Mas apenas no contexto de curto prazo de uma entrevista de emprego (ser contrato é uma coisa, continuar no emprego é outra).

“Este é um cenário onde não há problema em dizer coisas boas sobre si mesmo. Na verdade, é esperado. Simplesmente, quem está acostumado com isso tende a fazer muito melhor do que os que não estão”, disse Peter Harms, professor de administração na Universidade de Nebraska-Lincoln e coautor do estudo.

O estudo examinou a eficácia dos tipos de comportamentos que os narcisistas apresentam — normalmente vistos como desajustados — no contexto restrito de uma entrevista de emprego.

Na primeira parte da pesquisa, 72 participantes foram filmados em um ambiente de trabalho simulado, preenchendo um formulário para uma vaga de emprego. Como esperado, os narcisistas foram mais propensos a se autopromover.

No entanto, foi quando entrevistadores experientes contestaram os entrevistados que os narcisistas demonstraram melhor seu comportamento. Enquanto indivíduos normais desistiram de táticas de autopromoção sabendo que seriam responsabilizados, os narcisistas aumentaram suas tentativas de parecerem os melhores.

“Quando se sentem desafiados, eles tendem a aumentar sua confiança. É como se eles pensassem ‘você vai me desafiar? Então eu não sou apenas bom, eu sou fantástico’”, explicou Harms.

Neste contexto, essa atitude ajudou. Os narcisistas foram muito melhor nas entrevistas de emprego simuladas do que as pessoas não narcisistas.

Segundo os pesquisadores, isso tem a ver com a tendência inata dos narcisistas de promover-se, se envolver e falar longamente, o que implica confiança e experiência, coisas que foram consideradas mesmo quando eles foram entrevistados por pessoas realmente experientes.

Na segunda parte do estudo, 222 avaliadores examinaram os vídeos dos candidatos, que tinham habilidades de trabalho semelhantes e níveis variados de narcisismo.

Os avaliadores consistentemente gostaram dos autopromotores, que falavam rapidamente e de forma longa, e que usavam táticas como sorrir, gesticular e cumprimentar os outros. Sendo assim, os narcisistas foram avaliados mais positivamente, enquanto candidatos igualmente qualificados que tendiam a demonstrar modéstia foram menos bem avaliados.

“Isso mostra que a vitória dos narcisistas está na apresentação”, disse Harms. Harms afirma que o estudo mostra como podemos ser falíveis quando fazendo julgamentos em entrevistas. “Nós não necessariamente queremos contratar narcisistas, mas podemos acabar fazendo isso porque eles parecem mais autoconfiantes e capazes”, disse.

Por isso, os entrevistadores deveriam tomar consciência das conclusões desse estudo sobre as táticas usadas pelos narcisistas, e, se necessário, evitar selecionar pessoas que se comportam dessa forma, usando autopromoção crônica e outros sinais narcisistas, a menos que esses comportamentos sejam apropriados para a posição.

“No geral, não sabemos se os narcisistas são trabalhadores mais ou menos eficazes. Mas o que sabemos é que eles podem ser muito perturbadores e destrutivos quando lidam com outras pessoas regularmente. Se os outros candidatos têm as mesmas habilidades, provavelmente o melhor é contratá-los, em vez dos narcisistas”, conclui Harms. [ScienceDaily, Foto]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Contratar ou conviver narcisista é uma Total Perda de Tempo.

    Tive uma ex-amiga q era narcisista.
    Só falava de como era linda, tinha a pele bonita (tão bonita q era cheia de cravos. rs), esperta, competente, blá blá blá.
    Se ela tivesse 5 anos de idade até dava para tolerar.
    Mas, aos 39 anos, é simplesmente uma INSUPORTÁVEL!!!
    No começo até ouvia, hoje simplesmente a risquei da minha lista de amigos.
    Não dá para ficar ouvindo gente beirando os 40 anos dizendo: “Eu sou mais bonita q vc.”

    Tive uma colega de trabalho q também era narcisista.
    Como decorava as teorias e as práticas de administração, qualquer um que a ouvia achava q ela era competente.
    Isto q é o poder da propaganda! Pq, na hora do vamos ver, não sabia fazer nada, errava direto e era tão arrogante q não sabia nada de Excel e foi se matricular no curso de avançado q a empresa oferecia só para mostrar q sabia!!
    Simplesmente uma INCOMPETENTE.
    Demorou, mas a empresa mandou essa daí embora.
    Foi a melhor decisão q a empresa fez, já q não dá para manter uma pessoa assim.
    Só criam encrenca, intriguinha, e como são orgulhosos não admitem q erram.
    Então, um problema q se resolveria em poucos segundos só bastando uma correção, acaba virando uma procura desgastante culpados.

    Thumb up 5
  2. Narciso:
    Quando eu te encarei
    Frente a frente
    Não vi o meu rosto
    Chamei de mau gosto o que vi
    de mau gosto o mau gosto
    É que Narciso acha feio
    o que não é espelho
    E a mente apavora o que ainda
    Não é mesmo velho
    Nada do que não era antes
    quando não somos mutantes

    Thumb up 2
    • lol cara!

      Thumb up 0
  3. - Há alguém aqui?
    – Aqui! – respondeu Eco.

    Narciso olhou em volta e não viu ninguém. Queria saber quem estava se escondendo dele, e quem era a dona daquela voz tão bonita.
    – Vem – gritou.
    – Vem! – respondeu Eco.
    – Por que foges de mim?
    – Por que foges de mim?
    – Eu não fujo! Vem, vamos nos juntar!
    – Juntar! – a donzela não podia conter sua felicidade ao correr em direção do amado que fizera tal convite.

    Narciso, vendo a ninfa que corria em sua direção, gritou:
    – Afasta-te! Prefiro morrer do que te deixar me possuir!
    – Me possuir… – disse Eco.

    Thumb up 1
    • Aquele velho Guru: Simão beija a minha mão ! Simão beijou!
      Tomé beija o meu pé ! Tomé beijou….
      Nicolau..Nicolau…Por que foges de mim????
      Cuidado Narcisos de plantão………Feioooo!

      Thumb up 0
  4. -lá la la ha deus! mais sera que o meu cabelo, hoje vai fica legal,é verdade que eu sempre estou bem,
    – eu não sou tão modesto
    – agora chega de fala sobre mim!
    -e vamos fala sobre mim hum há!
    -há espelhos depois de mim foi uma das melhores coisa inventadas kkk!
    O Mundo de Beakman: espelhos, tirei de lá Narciso.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
twitter_2176659b
Você pode ficar rico usando o Twitter?

Há uma correlação di...

Fechar