Estrela mais antiga, com 13,2 bilhões de anos, é observada

Publicado em 15.01.2013

O telescópio Hubble, da Nasa, está em atividade há mais de 20 anos, mas continua proporcionando quebras de recordes na astronomia. Cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA) anunciaram que o título de estrela mais antiga do mundo pertence agora ao corpo celeste HD 140283, que aparenta ter 13,2 bilhões de anos de idade.

Esta estrela, situada a 186 anos-luz da Terra, foi observada pela primeira vez há mais de cem anos, mas não se sabia ao certo a época de seu surgimento. Embora simples, o método para mensurar a idade de uma estrela só ganhou mais precisão recentemente.

O que os astrônomos fazem, em linhas gerais, é avaliar o brilho da estrela em questão. A partir desta observação, pode-se determinar quanto hidrogênio já foi expelido pelo astro ao longo do tempo, o que dá uma ideia muito aproximada do seu tempo de existência.

Pouco depois do Big Bang

Se o cálculo dos cientistas americanos estiver correto, a HD 140283 nasceu menos de 600 milhões de anos depois do Big Bang. Os elementos que a compõem são hidrogênio e hélio (os mesmos do sol), que estão presentes na maior parte dos corpos celestes desde a formação das primeiras galáxias, segundo as teorias mais aceitas.

Avaliada em 13,7 bilhões de anos, a explosão que teria dado origem ao universo formou uma primeira “geração” de estrelas, que acabariam explodindo e dando origem às mais antigas supernovas. Na segunda geração, ocorrida após estes eventos, se enquadra a HD 140283. Os cientistas têm boas razões para acreditar que este cálculo esteja bem próximo da realidade. [Daily Mail / G1]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. Cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA) anunciaram que o título de estrela mais antiga do mundo??? Ouve um erro na escrita ae, não seria Estrela mais antiga do Universo?

    Thumb up 2
  2. Se estes dados estiverem realmente corretos, então será mais um belo título para o telescópio Hubble!

    Thumb up 5
  3. Einstein é para mim o maior curioso que existiu. Ele pode ter negado grande parte da mecânica quântica, mas por causa da sua fé, não em um “deus particular” como ele disse, mas na ciência. Como ele iria suportar a ideia do principio da incerteza, no qual não se pode conhecer com precisão absoluta a posição ou o momento, a velociade de uma partícula. Eu realmente acho que este principio esteja certo, mas espero que consigamos descobrir um meio de juntar a Teoria da Relatividade com a Mecânica Quântica.
    “Deus não joga dados” Albert Einstein.
    “Parece que Deus é um grande jogador” Stephen Hawking.

    Leia mais em http://misteriosdomundo.com/einstein-espaco-tempo-espuma-quantica#ixzz2I5c4SYu9
    Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Antigo penteado de virgens romanas recriado pela primeira vez

Pela primeira vez um...

Fechar