Foto: a cauda do sistema solar

Por , em 14.07.2013

Os cientistas sabiam que havia algo lá, mas não tinham visto esse “algo” até agora: trata-se da cauda do sistema solar, avistada pelo satélite Interstellar Boundary Explorer (IBEX), da NASA.

Sim, nosso sistema solar definitivamente tem uma cauda, e ela parece tomar a forma de um trevo de quatro folhas em 3D. É formada pela combinação de partículas rápidas e lentas que se arrastam atrás de nós com o vento solar da heliosfera – a bolha de partículas que envolve o sistema solar.

heliosphere

Anteriormente, cientistas já haviam conseguido detectar caudas em torno de outras estrelas, como estas:

solartails

As partículas que compõem essa cauda recém-encontrada não brilham, o que dificultou muito a captação de imagens. O IBEX conseguiu a façanha ao utilizar imagens de átomos neutros energéticos – medindo as partículas neutras que resultam de colisões de átomos e partículas ao longo dos limites da heliosfera.

“Muitos modelos nos diziam que essa cauda poderia ser de uma forma ou de outra, mas não tínhamos obtido nenhuma observação para termos certeza. Nós sempre projetávamos imagens nas quais a cauda da heliosfera caía para fora da página, uma vez que não conseguíamos nem especular como ela realmente parecia”, conta o pesquisador David McComas.

Ainda resta um mistério para o pessoal da Nasa desvendar: os cientistas ainda não têm certeza até que ponto a cauda se estende. [Phys e PopSci]

• ROBERTO TAVEIRA:

Muito bom.

Um Site publicou no dia 28/06/2013 11h 01min “Sonda Voyager 1 ainda não saiu do Sistema Solar, apontam estudos”.

Quer dizer: Nem a respeito disto podem afirmar com certeza.

“A sonda espacial mais distante já enviada pelo homem” e agora aparece esta “foto”, que, aparentemente, a uma distância de no mínimo 2x a da própria Voyager 1.

Fala sério?

Mas reconheço: Os Doutores até desenham bonitinho!

• WalterZ:

E o vácuo vai se revelando cada vez menos… vazio.

• Jonatas Almeida da Silva:

Ainda precisamos montar uma imagem diagrama pra entendermos nosso lugar no cosmos, tem mais camadas ainda. Primeiramente estamos dentro do campo magnético da Terra, que está dentro da heliosfera. Por sua vez tudo isso está dentro de uma bolha nebulosa ou bolha local muito grande que envolve o Sistema Solar e estrelas próximas. E se não me engano antes de chegar ao braço espiral da galáxia ainda tem uma outra camada nebulosa envolvendo-nos.