Foto espacial: tempestade em Saturno

Publicado em 19.01.2011

No fim do ano passado, astrônomos amadores conseguiram avistar um fenômeno incrível acontecendo na superfície de Saturno.

A sonda Cassini, que orbitava o planeta, tirou, então, essa foto, que mostra a tempestade de Saturno de uma distância de “apenas” 1,8 milhões de quilômetros.

Com o passar do tempo, a tempestade evoluiu, se espalhando de forma longitudinal no planeta e cobrindo uma área cada vez maior.

Na foto, você também pode ver os finos anéis de Saturno, que lançam sombras sobre a superfície do planeta. [Nasa]

1. Bapa123, os telescópios que conseguem tirar fotos em galáxias e nebulosas, não dependem somente das suas lentes e fazer o zoom. Usa-se outras tecnologias, que recebem Raios X, e outros tipos de radiações, emitidas pelas estrelas, e com a ajuda de programas no computador e softwares de tratamento de imagens, conseguem colorir as fotos, e dar esses efeitos bonitos que a gente vê por aí. Não te engane pensando que o Hubble consegue fazer 1 ZOOM colorido nas nebulosas, galaxias, etc. E mais, muitos planetas e galáxias que são descobertos, nem são visíveis, apenas são catologados pelo impacto gravitacional que exercem sobre os objectos vizinhos. EX: As imagens aterrorizantes dos buracos negros, é tudo ilustração, nunca nenhum telescópio fotografou 1 buraco negro, + sim, conseguem captar os efeitos das suas forças noutros objectos.

2. Bapa123, o nome do telescópio é Hubble, não Bubble. É exatamanete como o Cauan falou, existem telescópio para visão de campo profundo e telescópios para objetos mais proximos. Até telescópios que vc compra para ter em casa são assim; tem os para observações de planetas e os para observações de nebulosas, aglomerados estelares e etc.

hancock, não é necessário ter vapor de água para se ter uma tempestade, basta ter gás (que no caso do vapor, é água no estado gasoso). A temperatura e pressão nesses planetas são muito grandes, fazendo com que a atmosfera entre em colapso, causando tempestades. Você nunca viu a Gande Mancha Vermelha, de Júpiter?? é uma tempestade que já dura alguns séculos e não se tem previsão de que acabe!!!

3. @Bapa123 – Não sou a melhor pessoa para explicar isso mas se não me engano o telescópio Hubble foi feito exclusivamente para tirar fotos há milhões de anos-luz de onde ele está.

Por exemplo: Se você pega um telescópio normal e coloca uma lente para ver a superfície da Lua e aponta para uma árvore perto de você não irá enxergar nada praticamente.

O Hubble é exclusivo para tirar fotos de “longe”, existem outros telescópios por aí para tirar fotos de outros planetas “próximos” de nós, como Marte.

PS: Não tenho certeza do que estou dizendo.

4. Desculpem pela minha ignorância mas sempre tive esta dúvida:
    Como o Bubble consegue tirar fotos espetaculares de galáxias tão distantes e quando tira foto de Marte, por exemplo, não consegue grandes detalhes e temos que enviar sondas e etc??? Por lógica teríamos que enxergar até a placa do veículo de um marciano “se lá tivesse”. rsrsrs.

5. Cabem muitos planetas Terra naquela tempestade. Magnífica a foto. Uma imagem dessas nos coloca ainda menores perante o Universo. O conhecimento adquirido pelo ser humano ao longo dos 10 últimos milhares de anos, no entanto nos colocam em um ponto privilegiado da Criação.

6. se saturno é gasoso como pode aver tenpestades ?
    pensando no que conhecemos para haver tempestades teria que ter evaporação , se for de areia teria que haver solo ,entao como pode ter tempestade ?
    sera que eu vou ter que ir lá ver

7. temos que mandar os nossos deputados corruptos imediatamente para saturno! só assim sobra mais dinheiro para organizar os estados que estão com problemas de enchentes ou secas!

delorean