Foto espacial: tempestade em Saturno

Publicado em 19.01.2011

No fim do ano passado, astrônomos amadores conseguiram avistar um fenômeno incrível acontecendo na superfície de Saturno.

A sonda Cassini, que orbitava o planeta, tirou, então, essa foto, que mostra a tempestade de Saturno de uma distância de “apenas” 1,8 milhões de quilômetros.

Com o passar do tempo, a tempestade evoluiu, se espalhando de forma longitudinal no planeta e cobrindo uma área cada vez maior.

Na foto, você também pode ver os finos anéis de Saturno, que lançam sombras sobre a superfície do planeta. [Nasa]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Bapa123, os telescópios que conseguem tirar fotos em galáxias e nebulosas, não dependem somente das suas lentes e fazer o zoom. Usa-se outras tecnologias, que recebem Raios X, e outros tipos de radiações, emitidas pelas estrelas, e com a ajuda de programas no computador e softwares de tratamento de imagens, conseguem colorir as fotos, e dar esses efeitos bonitos que a gente vê por aí. Não te engane pensando que o Hubble consegue fazer 1 ZOOM colorido nas nebulosas, galaxias, etc. E mais, muitos planetas e galáxias que são descobertos, nem são visíveis, apenas são catologados pelo impacto gravitacional que exercem sobre os objectos vizinhos. EX: As imagens aterrorizantes dos buracos negros, é tudo ilustração, nunca nenhum telescópio fotografou 1 buraco negro, + sim, conseguem captar os efeitos das suas forças noutros objectos.

    Thumb up 7
  2. Bapa123, o nome do telescópio é Hubble, não Bubble. É exatamanete como o Cauan falou, existem telescópio para visão de campo profundo e telescópios para objetos mais proximos. Até telescópios que vc compra para ter em casa são assim; tem os para observações de planetas e os para observações de nebulosas, aglomerados estelares e etc.

    hancock, não é necessário ter vapor de água para se ter uma tempestade, basta ter gás (que no caso do vapor, é água no estado gasoso). A temperatura e pressão nesses planetas são muito grandes, fazendo com que a atmosfera entre em colapso, causando tempestades. Você nunca viu a Gande Mancha Vermelha, de Júpiter?? é uma tempestade que já dura alguns séculos e não se tem previsão de que acabe!!!

    Thumb up 5
  3. @Bapa123 – Não sou a melhor pessoa para explicar isso mas se não me engano o telescópio Hubble foi feito exclusivamente para tirar fotos há milhões de anos-luz de onde ele está.

    Por exemplo: Se você pega um telescópio normal e coloca uma lente para ver a superfície da Lua e aponta para uma árvore perto de você não irá enxergar nada praticamente.

    O Hubble é exclusivo para tirar fotos de “longe”, existem outros telescópios por aí para tirar fotos de outros planetas “próximos” de nós, como Marte.

    PS: Não tenho certeza do que estou dizendo.

    Thumb up 4
  4. Desculpem pela minha ignorância mas sempre tive esta dúvida:
    Como o Bubble consegue tirar fotos espetaculares de galáxias tão distantes e quando tira foto de Marte, por exemplo, não consegue grandes detalhes e temos que enviar sondas e etc??? Por lógica teríamos que enxergar até a placa do veículo de um marciano “se lá tivesse”. rsrsrs.

    Thumb up 9
  5. Cabem muitos planetas Terra naquela tempestade. Magnífica a foto. Uma imagem dessas nos coloca ainda menores perante o Universo. O conhecimento adquirido pelo ser humano ao longo dos 10 últimos milhares de anos, no entanto nos colocam em um ponto privilegiado da Criação.

    Thumb up 2
  6. se saturno é gasoso como pode aver tenpestades ?
    pensando no que conhecemos para haver tempestades teria que ter evaporação , se for de areia teria que haver solo ,entao como pode ter tempestade ?
    sera que eu vou ter que ir lá ver

    Thumb up 1
  7. temos que mandar os nossos deputados corruptos imediatamente para saturno! só assim sobra mais dinheiro para organizar os estados que estão com problemas de enchentes ou secas!

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
delorean
Cientistas alegam terem descoberto máquina do tempo

Cientistas da Univer...

Fechar