Foto: Phobos, a lua condenada de Marte

Por , em 21.11.2012

Marte é um planeta muito popular. Ele faz as manchetes tantas vezes, que nós até nos esquecemos de outros elementos interessantes, como sua lua Phobos, por exemplo.

O planeta vermelho leva o nome do deus romano da guerra, e suas duas pequenas luas, Phobos e Deimos, têm nomes derivados do grego que significam “medo” e “pânico”, respectivamente. Um belo conjunto assustador.

Segundo estudos, as luas marcianas podem ser na verdade asteroides capturados pela atração do planeta, originários do cinturão de asteroides que fica entre Marte e Júpiter, ou talvez originários de locais ainda mais distantes do sistema solar.

Observações anteriores de Phobos em comprimentos de onda visível e em infravermelho sugeriram a possível presença de condritos carbonados. Os cientistas pensam que esse material rico em carbono, rochoso, que sobrou da formação do sistema solar, é o que origina os asteroides do chamado “cinturão principal” entre Marte e Júpiter.

Porém, outras teorias também levantam a possibilidade de que Phobos seja na verdade feita de pedras que partiram da
superfície marciana
durante um evento catastrófico. O material teria decolado da superfície de Marte por causa de uma colisão com uma rocha espacial, e se aglutinado para formar a lua.

Phobos, como se pode ver na foto acima, de fato se parece mais com um asteroide, tendo uma forma bastante irregular e aparência cheia de crateras.

Sua aparência ou origem, no entanto, não são os únicos, nem os principais, problemas de Phobos.

A lua orbita tão perto de Marte – cerca de 5.800 quilômetros acima da superfície do planeta, em comparação com 400.000
quilômetros entre nosso planeta e nossa lua – que as forças gravitacionais do planeta vermelho a arrastam para baixo.

A imagem do artigo foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, em uma resolução de cerca de sete metros por pixel.[NASA]

• Philip Andrew:

E nem sabia que marte tinha luas .. :O

• Elizeu Moreschi:

“Em 100 milhões de anos, Phobos provavelmente será terrivelmente abalada pelo estresse causado pelas forças gravitacionais implacáveis de Marte, e seus restos em decomposição formaram um anel ao redor do planeta.”

Eu presumo que há um erro no tempo do verbo “formar” desse parágrafo.
    Formaram ou formarão?

Esta Lua de Marte parece muito mesmo com um asteróide!

• Ricardo Carvalho:

“e seus restos em decomposição formaram um anel ao redor do planeta” ou “e seus restos em decomposição formarão um anel ao redor do planeta”

[…]”e seus restos em decomposição formaram um anel ao redor do planeta.”

– Formarão*****
    _________________________

Entrei no topico esperando descobrir que ele se colidiria com Marte… Já estava imaginando um belo cenário pra mais uma de minhas histórias.