Foto: um buraco negro emitindo jatos de plasma

Por , em 13.12.2012

No centro da imagem acima, está uma galáxia elíptica aparentemente normal, chamada 3C 348 (ou “Galáxia Hércules A”, uma referência ao filho do deus grego Zeus). Contudo, graças a um equipamento que detecta ondas de rádio, é possível enxergar ao seu redor monstruosos jatos de plasma, cada um com mais de 1 milhão de anos-luz de comprimento.

Hércules A faz jus ao filho de Zeus: imponente, é cerca de mil vezes mais massiva do que a Via Láctea; em seu centro, há um buraco negro cuja massa é quase mil vezes maior do que a do buraco negro que se encontra no centro da nossa galáxia.

A bela imagem acima é resultado da união de outras duas: uma obtida pelo Telescópio Hubble a partir de luz visível; outra por um conjunto de rádio-telescópios que fica no estado do Novo México (EUA). A física por trás dos jatos de plasma permanece em discussão, mas acredita-se que a energia do fenômeno é gerada pela grande quantidade de matéria sugada pelo buraco negro no centro da galáxia.[NASA]

• Rafael Maciel:

1 milhão de anos-luz de comprimento, isso é maior que nossa via láctea

Realmente, ainda estamos a anos luz de entender o universo. Não sabemos realmente o que é um buraco negro. Na minha opinião, este buraco negro galáctico tem um centro oco, com uma forte gravidade (gravidade da galáxia), apresenta uma violenta rotação e força centrífuga faz chocar as matérias no horizonte de eventos, provocando a desintegração da matéria. Isto provoca um jato de energia que é enviado para o espaço. Talvez antimatéria que vai destruindo tudo a sua frente.

• Samoel Bianeck:

Sei lá entende, mas a verdade é que estamos há ainda uns milhões de anos luz do conhecimento do que existem no universo.

• Luan Fantin:

1 milhão de anos-luz de comprimento :O

Nossa, que imagem incrível! Esses jatos são colossais, muito maiores que a própria galáxia!

• Nino Braz’il Comz:

por gentileza me tire uma dúvida!
      porque as fotos da nossa vizinha lua não são coloridas??? e os corpos celestes ou galáxias que estão a 1 milhão de anos luz tem fotos que capitam ate os plasma?

Pelo pouco que eu sei, nas fotos de galáxias, são utilizados vários outros equipamentos de captação, que detectam ondas de rádio, infra-vermelho e etc. Eu sei que grande parte das fotos astronômicas são coloridas artificialmente e já ouvi falar também que fotos em preto e branco contém muitas vezes um melhor contraste, talvez seja por isso.

Como esses jatos de plasma iam se deslocar tanto em linha tão definida sem ter um caminho para seguir? É lógico que isso não tem nada a ver com buracos negros, eles nunca iriam emitir jatos de qualquer coisa à distâncias tão grandes assim. O jato e o caminho que ele percorre é uma conexão elétrica entre essa galáxia e o espaço ao seu redor, pois para ser elétrico deve obrigatoriamente seguir dois caminhos. O caminho de entrada é o que fornece o hidrogênio que esse núcleo galáctico utiliza em seu processo nuclear. jmccsci.com

Como eles podem se deslocar em linha tão definida sem ter um caminho para seguir? Inércia. A inércia é a tendência de um corpo de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças aplicadas sobre o corpo for zero.

Simples assim.

César, vc sabe q a própria existência dos buracos negros é totalmente questionável. Ainda mais emitindo jatos de matéria a tão longas distâncias, e ainda mais sendo plasma. Eu só levantei um ponto específico.

• Guilherme de Souza:

Há diversos estudos da NASA a respeito dos jatos de plasma emitidos por buracos negros, Glauco. Vale a pena conferir

Ih, já li todos desde a década de 80, juro prá vc. Já leu James McCanney?

• Guilherme de Souza:

Confesso que não li, Glauco

Vale a pena conferir. Tanto especificamente esses jatos sendo expelidos por galáxias quanto aquele “Caminho eletromagnético” que a Voyager detectou semana passada foram previstos pelo seu modelo desde a década de 70.
      Você sabe que nenhum modelo oficial previu esses efeitos não é? Os cientistas se propõem a explicar depois de observados, mas os modelos já deveriam prever tais observações desde a sua concepção.

• Regis Olivetti:

Os buracos negros estão mais que provados, tai a foto. Os jatos são lançados visto que a força de liberação de energia os lança para direção onde o próprio campo magnético e não elétrico do buraco negro propicia.E=H(ni)é um exemplo de liberação de energia o outro é a bomba atômica, entre tantos que seguem esse fenômeno.

Isso não é a foto de um buraco negro, é a foto de uma galáxia expulsando matéria de seu núcleo. Por pura lógica não é possível fotografar um buraco negro, só efeitos da matéria que estivesse ao seu redor, ou emissões de raios-x. Entretanto esses efeitos da matéria circundante e os raios-x podem ser explicados de outra forma mais simples. Como manda a navalha de Occam, quando houverem duas explicações opostas e completas por si só, a mais simples é a correta. Já leu James McCanney?

• Giovane:

James McCanney? Não é aquele cara que afirma que a NASA é uma grande mentirosa e manipuladora e se promove com a venda de livros sobre “como sobreviver a passagem do Planeta-X”? Ta aí um bom motivo pra não ler seu material.

Que bom que você confia na NASA, pois as pessoas lá fora estão duvidando cada vez mais dela. Ele publicou seis livros, a parte de sobrevivência à passagem de um “Planeta-X” se limita à um panfleto que ensina como fazer um calendário com pedras.
      Aliás, o que você sabe sobre “Planetas-X”?