Uma brilhante rotação do sol: vídeo

Por , em 26.03.2014

O sol, como todos os corpos do sistema solar, apresenta rotação. Mais que isso: o próprio sol sofre modificações enquanto gira, variações que vão do sutil ao dramático. O vídeo acima é uma sequência de imagens, um “time-lapse”, usando fotos do Solar Dynamics Observatory (SDO, “Observatório de Dinâmica Solar”, em tradução livre), da NASA, mostrando as mudanças que ocorreram no sol durante o mês de janeiro.

O vídeo foi feito por Kevin Gill, e ele tem outras animações no seu site, Apoapsys.

A imagem maior, na esquerda, apresenta a cromosfera solar em luz ultravioleta, e a imagem menor, logo acima e à direita, mostra o sol em luz visível. As outras imagens apresentam as emissões de raio-X de átomos de ferro, um elemento relativamente raro, em diferentes alturas da corona, cada uma com um destaque em cores falsas para acentuar as diferenças.

O sol leva praticamente um mês para dar uma rotação completa, mas diferentes latitudes giram a diferentes velocidades — a rotação é mais rápida no equador.

Outra coisa que vemos logo no início do vídeo é uma região enorme e ativa de manchas solares. Entre as mudanças mais sutis, está uma na textura da superfície e na forma das regiões ativas. As mudanças mais dramáticas incluem numerosos flashes nas regiões ativas, e a dança das prominências solares visíveis na borda da estrela.

Este ano, o sol está próximo ao seu máximo de atividade do atual ciclo de 11 anos. Apesar das previsões apocalípticas, este Ciclo 24 está se revelando um ciclo fraco, talvez o mais fraco em 100 anos. [APOD.Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!