Mamíferos já existiam muito antes da extinção dos dinossauros

Por , em 9.06.2016
Purgatorius unio é um dos mamíferos que viviam com dinossauros

Estudo conduzido pelas universidades de Chicago e Southampton (EUA) identificou centenas de fósseis de dentes de mamíferos que viveram entre 10 e 20 milhões de anos antes da extinção dos dinossauros.

Isso contraria a linha de tempo tradicional, que indica que foi a extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos, que permitiu aos mamíferos se desenvolverem.

“A visão tradicional mostra que mamíferos eram oprimidos pelo sucesso dos dinossauros, e que não se desenvolveram até depois da extinção dos dinossauros”, afirma um dos autores do estudo, Elis Newham.

Mas a pesquisa revela que o grande número de fósseis de mamíferos encontrados, incluindo ungulados (com cascos, como antílopes) do tamanho de cães, mostram maior diversidade de espécies mamíferas do que pensado inicialmente.

Outra conclusão é que, longe de terem tirado vantagem da extinção dos dinossauros, esses mamíferos também teriam sofrido muito com o impacto do asteroide que acabou com mais da metade da vida na Terra.

O autor principal do trabalho, David Grossnickle, diz: “Os tipos de sobreviventes que conseguiram chegar ao fim da extinção que aconteceu 66 milhões de anos atrás podem ser indicativos dos que vão sobreviver aos próximos cem ou mil anos”. [BBC]

• Churupica:

Não entendi… Desde sempre sabemos que mamíferos coexistiram com dinossauros.

• Ademar Souza:

Nenhuma novidade. Há pelo menos 15 anos já se sabia que os primeiros mamíferos surgiram há 210 milhões de anos.