Mau hálito: Existe a cura definitiva?

Publicado em 7.08.2008

mão na boca

Uma baforada com mau hálito pode significar coisas piores do que uma refeição rica em cebola, alho ou uma esquivada da escovação dos dentes. Exaladas asquerosas são alertas de gengivite, pouca saliva ou outras condições nada saudáveis.

Infelizmente até a pessoa mais saudável do mundo acorda com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, pela manhã. “Ninguém vai acordar de manhã com aroma de flores na boca”, disse Walter Bretz, professor da Universidade de Nova York.

As cáries e as línguas com seus fundos entalhes funcionam como reservatórios de bactérias que chamamos de placa. A bactéria produz compostos sulforosos voláteis que levam ao mau hálito, ou halitose. Uma boca fedorenta pode ser um aviso de gengivite – inflamação nas gengivas que comumente causa inchaço, sangramento e sensibilidade na gengiva – que é causada pela placa bacteriana.

Escovar os dentes e até língua ajudam a varrer as bactérias para fora.

Fio dental

Os dentistas sempre encorajam seus pacientes a se infiltrarem nos locais mais difíceis entre os dentes com o fio dental. No entanto Walter disse que nenhuma pesquisa havia sido conduzida para medir no que essa prática poderia favorecer.

Em um estudo publicado na revista científica Journal of Periodontology feito com gêmeos entre 12 e 21 anos, Walter fez com que um grupo escovasse os dentes e línguas regularmente. O outro grupo adicionou o uso do fio dental. Depois de apenas duas semanas aqueles que usavam o fio dental tinham melhor hálito e menos sangramento nas gengivas do que seus irmãos que não usaram o fio dental naquele período.

Bafo de alho

Algumas vezes nem sequer o fio dental pode ajudar o mau hálito. Apenas uma mordida de certas comidas podem deixar o seu hálito repulsivo.

A halitose de um banquete temperado com cebola e alho pode durar mais tempo logo depois que a refeição é ingerida. Os alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea e carregados para os pulmões local de origem de outros odores sinistros.

Enxaguante bucal e chicletes apenas mascara o cheiro por um breve período de tempo, pois o bodum continua até que o alimento passe através do seu corpo.

Um malcheiroso alerta

Uma boca pouco saudável é comumente sinal de um corpo pouco saudável. Por exemplo, cientistas correlacionaram halitose com doenças cardíacas. Pesquisas também indicaram que outras doenças e problemas de saúde produzem halitose como sintoma.

Segundo dentistas o mau hálito pode ser indicação de preocupações maiores como infecções. Boca seca, uma condição em que o corpo não produz saliva, evita que o corpo varra as bactérias fedorentas da boca. Durante toda a noite nós ficamos com a boca seca, pois ninguém produz saliva enquanto dorme, o que causa o típico bafo mata-leão matutino.

Pacientes com câncer que fazem radioterapia freqüentemente apresentam o problema da boca seca.

Um paciente na idade avançada com halitose pode ter ainda mais problemas. Com a boca seca vem a dificuldade para engolir e o paciente pode facilmente empurrar comida pela traquéia, diretamente para os pulmões, o que pode levar a pneumonia.

Insuficiência renal, diabetes, mudanças hormonais e problemas pulmonares também podem causar halitose. O cigarro contribui para uma exalação mais catinguenta para os fumantes.

Contribuições da dieta

Problemas digestivos como a dificuldade em metabolizar ácidos graxos e visitas poucos freqüentes ao vaso sanitário podem produzir mau hálito. Também é sinal de dietas e de alimentação com pouco freqüente.

Uma pesquisa mostrou que as pessoas que seguem a dieta das proteínas – também conhecida como dieta de carboidrato – como a dieta de Atkins, sofrem de halitose, apesar dela ser comprovadamente a melhor dieta.

Para descobrir se você deve se preocupar sobre o seu mau hálito visite um dentista ou um periodontista. Mas não antes de seguir estas dicas:

  • Escove os dentes adequadamente, de preferência com uma escova elétrica, que limpa os dentes de maneira muito mais eficiente do que as antigas que funcionam apenas com a força dos seus próprios músculos.
  • Use o fio dental freqüentemente.
  • Use um enxaguante bucal com flúor diariamente para prevenir as cáries que acumulam bactérias malcheirosas.
  • Estudos mostraram que usar um limpador de línguas freqüentemente também ajuda a diminuir a halitose.

Se você finalmente esgotar estas técnicas e inhaca baforenta persistir, procure um médico para investigar se não é uma das condições que indicamos anteriormente. [LiveScience, Cochrane]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

255 Comentários

  1. Eu não sei se sofro mesmo disso (mas tenho os meus motivos para acreditar que sim). Mas ainda não tive coragem de falar diretamente sobre isso com ninguém. E estou com baixa-estima por essa e outras razões. É horrível!!! Não é um medo em vão, é real e acaba com a gente.
    Eu vou ao dentista (pq estou precisando mesmo) e aproveito e pergunto até que ponto é normal ter saburra, mas que estou usando limpador de língua e tal e vamos ver a resposta, não consigo ser mais direto que isso.
    Não sei, mas as palavras: bafo, halitose mau-hálito me traumatizam, evito falar sobre isso, mas cheguei a conclusão que não QUERO e nem POSSO ficar vivendo com medo e ficar de braços cruzados, deixando a minha autoestima ainda mais baixa.
    Vou falar com a minha terapeuta que estou com mania de limpeza (principalmente nos dentes), como tenho TOC tbm e vamos ver como a conversa flui.
    Não oriento ninguém a sofrer em silencio como eu, o melhor é falar.

    Boa sorte pra nós!

    Thumb up 6
  2. Gente!!!
    Vou contar para vcs um pouco da minha história, espero mesmo que ajude de alguma forma!Bem, eu tive 2 namorados que sofriam de halitose (mau hálito), e por conta deste problema os dois namoros acabaram. É possível suportar muita coisa, mas o mau hálito definitivamente afasta as pessoas. Nunca comentei com nenhum deles, pois eram namoros recentes e eu temia suas reações (SE VCS CONHECEM ALGUÉM QUE SOFRE COM ESSE PROBLEMA, POR FAVOR AVISEEEM!! NÃO PRECISA SER DIRETAMENTE POR VC!! AQUI TEM UM SITE QUE FAZ ISSO: http://www.abha.org.br/sosmauhalito). O que acontece é que sempre pensei que fosse somente por conta de problemas com a higienização da boca, então eu cuidei da minha com maior zelo do que já o fazia: escovação logo após cada refeição, fio dental, enxaguante bucal, enfim, tudo para me certificar de não sofrer com isso. Há mais ou menos uns 4 meses comecei a sentir um gosto terrível na minha boca e notei que saiam, das minhas amigdalas, bolinhas fétidas… Então minha mãe me disse que eu estava com mau hálito. O QUE???? nem pude acreditar!!! Fiquei chocada!!! Então, corri para o otorrino para ver o que diabos poderiam ser essas coisas fedorentas que saiam da minha garganta. Chegando lá ela me explicou que eram cáseos amigdalianos (vcs podem se informar melhor aqui: https://www.halitofresco.com.br/mau-halito/) e que eu poderia resolver isso usando enxaguante bucal após as refeições e melhorando a minha higiene bucal. Mais uma vez eu me perguntei: O QUE??????? COMO ASSIM? eu já fazia isso rigorosamente todos os dias. Então ela me receitou corticóides (anti-alérgicos) para reduzir a faringite. Fui para casa mais do que deprimida. Com o tempo fui notando como as pessoas me tratavam diferente e como eu mesma fui me isolando aos poucos (estou a beira da formatura). E poxa, o anti-alergico não fez a menor diferença. Então decidi me informar, afinal para que serve a internet. Pesquisei de tudo e em todo canto. Cheguei a passar o dia inteiro na frente do computador só pesquisando. Conversei com muita gente e encontrei várias informações… Testei todos os remédios caseiros, de tudo que li. NO MEU CASO, nada resolveu. E eu tinha certeza de que meu mau hálito não provinha dos dentes ou gengivas. Mas vc tem que se certificar disto…. PROCURE SEU DENTISTA!Todos, que pesquisaram o mínimo, já estão cansados de saber que o mau hálito tem mais de 60 causas e que a maioria é de origem oral (Boca)…. blá, blá
    o que eu descobri:
    1. Cáseos amigdalianos não são de fácil controle, se vc possui e quer tratar, vai passar uma vida inteira realizando precauções, que tomam tempo, e se perguntando se está controlado mesmo.
    Nesse caso a remoção cirúrgica das amigdalas é uma opção, já que na maioria dos casos ela acaba com o problema dos cáseos, o que resolve imediatamente o problema do mau hálito. Você pode estar liberto para sempre de um problema do diabo, se me permitem dizer. (Contras da cirurgia: http://www.saudeeterapia.com.br/artigos/4-amigdalectomia-pode-causar-ataques-cardiacos-em-menores-de-20-anos.html). O que vc tem que avaliar é o que é melhor para vc e o quanto este problema te incomoda ao ponto de optar pela cirurgia.
    2. Problemas gástricos podem sim causar mau hálito oral. O que acontece com muitas pessoas é o que chamamos refluxo ( se informe mais aqui: http://naovaesquecer.wordpress.com/2012/02/22/faringite-devido-a-refluxo). Esse problema pode acumular restos de alimentos parcialmente digeridos, tanto nas suas amigdalas e língua, quanto na sua faringe, e isso é um banquete para as bactérias que vão processar esses restos e causar um cheiro horrível na sua boca. Muitas pessoas nem chegam a sentir queimação, mas sofrem de refluxo, então consulte seu gastro, não custa nada se certificar. Minha mãe resolveu o problema dos cáseos somente com os cuidados para o refluxo ;)
    3. Secreção nasal!!! Gente eu nem imaginava, mas pessoas que sofrem de constante produção de muco nasal (meu caso) podem ter mau hálito ( se informe mais aqui: http://www.mauhalitonuncamais.com.br/secrecao-nasal-posterior-causando-halitose/). Então se vc sofre com isso, consulte seu otorrino e peça aconselhamento para a redução desse muco. Estou fazendo uso de solução fisiológica nasal 3 vezes por dia. Limpa que é uma beleza!
    4. Eu digo a vcs: gengivites, placas e cáries costumam causar apenas mau hálito de leve a moderado, mas se algum desses forem o seu problema ( CONSULTE SEU DENTISTA, ele vai identificar facilmente e te ensinar a tratar)a sua vida é LINDAA! Esses PEQUENOS problemas são de fácil solução!
    5. Problemas sistêmicos: Gente, eu sinto muito, mas nesse caso, só com um especialista mesmo!
    6. Saburra lingual: Ela pode ter várias origens, mas eliminá-la não é tão difícil (Procure seu DENTISTA)
    tem um vídeo super legal ensinando a limpar a lingua: http://www.youtube.com/watch?v=SyzP56l9jM8.
    7. Problemas com a salivação: Gente, é um problema um tanto difícil, já que é preciso achar a causa da alteração da saliva, mas até lá mastigar um uma bala, sem açúcar, vai te ajudar a manter o fluxo salivar. ( mais informações: http://www.mauhalito.com.br/noticia/o-mau-halito-e-a-producao-de-saliva)
    * Como eu falei, as causas são várias, mas as mais comuns são essas e estão, meio que, todas associadas!!!!
    * Só gostaria de esclarecer algo sobre a retiradas das amigdalas: Só isso pode não resolver o problema dos cáseos, então vc precisa controlar a fonte desse problema! Como eu falei, TODOS ESSES PROBLEMAS QUE COMENTEI ACIMA PARECEM ESTAR ASSOCIADOS, então vamos cuidar minha gente!
    * E quando forem ao médico otorrino, gastro, dentista, seja lá qual for, seja franco e abra o jogo. Eles precisam saber do que se trata, qualquer profissional atualizado tem a obrigação de não te julgar nem fazer comentários infelizes (isso pode resultar em processos). PROCURE SABER DOS SEUS DIREITOS!
    * Eu optei pela cirurgia, pq realmente os cáseos me incomodam (EU QUERO MEU CONVÍVIO SOCIAL DE VOLTA!!), e notei que, NO MEU CASO, só os outros cuidados não são o suficiente! Dia 13/08/13 me opero. Orem por mim gente! Abraços e sorte para todos nós! Fiquem com Deus xD
    Ah, se alguém quiser saber o resultado da cirurgia e como foi… só pedir que estarei postando para vcs.

    Thumb up 42
    • Elli eu quero mt cnvs com vc, como eu faço? Por favor respondi o mais rapido que puder :-|

      Thumb up 2
    • Kemeron, já faz um tempinho que me pediu ajuda, mas se ainda tiver interesse…. bem, só me passar seu email que entrarei em contato ;)

      Thumb up 3
    • Por favor eu gostaria de saber muito como ficou o seu caso depois q vc operou,sofro com esse problema desde meus 16 anos de idade,hoje tenho 27 sou casado,construindo uma vida agora de casado mais tudo isso só é possivel porque temos um DEUS no céu q me abençoa muito,ja passei por cada situação de trabalho de festas de ser humilhado no meu proprio aniversário,de não consegui me firma no serviço enfim… mais graças a DEUS eu to conseguindo suportar quero q vc entre em contato comigo porque quero muito saber como foi o seu resultado,Fique com DEUS.

      Thumb up 2
    • Elli, ainda tenho interesse sim em conversar com você, este é meu email : ravena_oliveeira@hotmail.com, estou aguardando seu contato ;)

      Thumb up 1
    • Ola, Carlo RJ!
      Olha, só tenho coisas boas para falar da cirurgia… Não digo que não há sofrimento, pq há e muito. Após a retirada das amigdalas não conseguia nem engolir minha própria saliva, uma dor que nem consigo descrever, mas a satisfação após a minha recuperação eu consigo: MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!! É um sofrimento que vale a pena. Para mim todo o processo foi tranquilo, tirando a dor é claro.
      O que te aconselho é procurar descobrir a causa da sua halitose e descobrir se vc não consegue controlar o problema de outra forma. Pq a cirurgia só vai te ajudar se o seu problema for amigdalite caseosa. Se quiser compartilhar informações é só me mandar teu email, sou apenas uma leiga, mas eu passei por isso e sei o quanto me custou. SORTE!

      Thumb up 0
  3. eu sofro à muito tempo deste mal,as vezes fico com medo e com vergonha de falar muito perto das pessoas.

    Thumb up 2
    • Olá , olha me manda um imail e vou te ajudar sobre isso , também tenho mau halito , mais estou fazendo tratamento e estou 40% curado , quero te passar experiencias e algumas dicas

      Thumb up 6
  4. Eu sou homem, tenho 20 anos e estou sofrendo disso desde 2011, já retirei as amígdalas e fiz correção de desvio de septo, tenho muita rinite e sempre quando eu escovo os dentes ao terminar sinto a necessidade de assoar o nariz,sai bastante muco. uso aparelho a dois anos e sempre tive vontade de esclarecer minhas duvidas com o meu dentista, mais chega na hora eu TRAVO. isso é terrível eu deixei de namorar, deixei de sair com os meus amigos, e o pior de tudo é que você não se sente a vontade quando esta perto das pessoas, e muito tuim. acho que o meu problema vem das vias respiratórias porque eu sinto um gosto muito ruim na garganta quando passo algumas horas sem comer. Eu vejo as pessoas passado a mão no nariz e fico todo sem jeito. Quero ir num otorrino e quero conversar com o meu dentista, só que falta coragem pra tirar minhas duvidas. queria conselhos de vocês.

    Thumb up 8
    • Olá! Eu estou sofrendo com o mesmo problema que vc descreveu, só não uso aparelho e no meu caso tbm tenho cáseos amigdalianos. Sei que é difícil falar sobre este assunto, mas vc tem que pensar que os profissionais que te atendem estão ai pra isso. Vc precisa ser honesto com o seu dentista e otorrino, pq só assim eles vão poder te ajudar! Meu otorrino prescreveu solução fisiológica nasal pra mim, mas vc precisa conversar com o seu a respeito. Bem, vc pode tirar algumas dúvidas aqui: http://www.mauhalitonuncamais.com.br/secrecao-nasal-posterior-causando-halitose/ e aqui: http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=424.
      Estou prestes a fazer a cirurgia para retirada das amígdalas, se vc pudesse comentar um pouco sobre, eu agradeceria muito, pois estou com muitas espectativas, mas vc disse que não resolveu o seu problema :(.
      Te desejo sorte, amigo!

      Thumb up 1
  5. Tenho 26 anos e há 6 sofro de halitose, abandonei minha facul perto do fim, troquei varias vezes de emprego, enfim, tudo oq foi dito acima e mais um pouco de constrangimento já passei e continuo passando, pois não consegui ate hoje resolver meu problema, to escrevendo pq li os comentários e vi que tem muita gente precisando de auxilio e muita gente falando coisas nada a ve. já fui a 4 especialistas em halitose, SC, SP, RS… Galera acredito que posso ajudar muita gente ai pq sei exatamente onde os especialistas agem e como agem, qm quiser ajuda entre em contato, não sou dentista e nem especialista em halitose, sou mais um sofredor, mas com experiência, por isso acho q posso ajudar alguém, já gastei mais de 5 mil… nao qro dinheiro pra ajudar, só quero ajudar pq sei bem oq vcs estão passando, não existe nada pior no mundo, nem a morte é pior que isso… já pensei em procurar especialistas em outros países.. é muito triste essa situação… acaba com a vida de qlq um.. temos q ter força e continuar tentando.

    Thumb up 33
    • OI, O MEU EMAIL É derval.9@hotmail.com, eu gostaria de entrar em contato com vc, eu estou passando pelo mesmo problema e o pior e que eu fui em 3 especialistas e eles dizem que eu não tenho nada, to quase ficando louco.

      Thumb up 3
    • se puder ajudar, to na mesma situação, cadastrogeral1@hotmail.com ,
      tambem ja fui em um especialista e nao adiantou nada, só quem passa por isso sabe como é dura a vida

      Thumb up 2
    • Ola tudo bem, passo pelo mesmo problema q vc, ja fiz 3 cirurgias a laser de amigdalas, ja fui em especialista em halitose, ja comprei todos os produtos q vc posso imaginar e ate agora nada, somando cirurgias, remedios e consultas ja gastei na faixa de 9mil mas ate agora nada, nao sei mais o q fazer, por favor se puder me dar umas dicas te agradeço, segue meu email: otavianobrasilia1975@gmail.com, obrigado e fica com Deus.

      Thumb up 0
    • Amigo manda seu email ai ,to precisando

      Thumb up 0
    • Gostaria q vc me ajudasse tambem me da seu e-mail ae ou então me diz como vc conseguiu q viver com esse problema é terrivel eu tenho muiat fé em DEUS e só ele pra aliviar minha dor,sou casado e passo problema ocm isso

      Thumb up 0
    • Quero ajuda me enviei um email com maiores informações por favor marci_sa@hotmail.com

      Thumb up 0
  6. Também estava assim, comecei a orar e pedir ajuda a Deus, pois este problema já esta incomodando meu marido, ele já tinha percebido. Descobri que eu não podia comer chocolate, pois ao invés de soltar gazes eu ficava com bafo de ovo podre, e passei a tomar Danone para regular meu intestino todos os dias de manhã.
    Li em uma reportagem que tomar chá de boldo, suco de limão e Danone ajuda a melhorar o hálito. Não desista, pois eu confio em você, pois só quem se ama como nós consegue pedir e alcançar ajuda.

    Fica com Deus!!!!
    E mande notícias….. Vai dar tudo certo eu creio.

    Thumb up 15
  7. olha gente, hoje fui ao dentista, morrendo de medo mas contei tudo pra ele, hoje a tarde vou la na clinica novamente para fazer um dos tratamentos que tenho que fazer. estou agora muito tranquila pois sei que vai dar tudo certo e vou me livrar desse mal em poucas semanas (1 ou 2) recomendo que façam o mesmo. procure uma clinica e não tenham vergonha nem medo, frio na barriga sempre da mas a recompensa é muito grande tenho certeza! eu vou encarar essa, e você?

    Thumb up 16
    • é foi mais rápido do que imaginei kkkk
      o problema todo era caries e tártaro ¬¬
      tive que extrair 2 dentes e vou obturar 2 tbm,
      depois vou fazer raspagem de tártaro e limpeza com aplicação de flúor e pronto, só com a extração dos 2 dentes já melhorou bastanteeeee (disse minha mãe), estou muito feliz! finalmente meu deus! finalmente !! gente é besteira ter medo de dentista pois se não fosse nossos problemas na boca como eles iriam sobreviver neh naw? tive muito medo durante muito tempo, mas só me *** por conta disso, espero que vocês tambm façam o mesmo. beijos e juízo.

      Thumb up 8
  8. E outra coisa galera bebida e outras drogas podem piorar sua Rinite ozena cuidado , pra quem bebe e fuma etc corte tudo agora pois pode resecar mais as vias nasais e danificar cada vez mais.. o jeito é ter uma vida saudavel , ficar longe de fumasas e odores ruins e fortes, o otorrino disse que perfume de mais piora tudo que tem odores fortes mesmo sendo bons e ruins .. eu tenho vicio de perfume , bebo muito rs e ja fumei 2 vezes meu problema maior é o desvio nasal mais cidade cheia de bosta pela rua isso vai prejudicando pois as moleculas de odor vai se adapitando pelas vias nasais e mais fumasas e poluiçoes no ar .. é dificil tudo isso ser evitado ainda mais os que sao do dia dia como poluiçao entre outros e jeito é se curar e falar a verdade verdadeira todaaaa que vc acha por otorino de verdade que entende e tem um otimo conhecimento como profisional, pois ate medicos fudidos vao rir de vc e vc tem que rir do seu problema pra nao ficar mal meu povo temos que ficar calmas tranquilos e entender mesmo todos rindo vc sabe que é um problema e nao culpa sua, e é apenas um odor ruin nada a mais claro que é tenso perto das pessoas em volta mais lembrese fique calmo, pense e ria nao fique triste e fala asim ao cheiroo da merdaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkk ontem fiquei mal mais ao chegar em casa ri de min mesmo por ter me alto prejudicar mentalmente pela tristeza , é claro que as pessoas em volta vao tambem se sentir ruins , quando eu nao tinha isso e um amigo meu tinha um bafo demonico kkk era cheiro de quem nao passava fio dental ele era porco mesmo, ai eu tapava o nariz e uma vez falei com ele poo cara passa fio dental .. ele ficou sem graça e mal mais pelo menos fui amigo em falar , ele ainda é porco kkkkkkkkkk orelha toda suja e tal isso é diferente isso é caso de pessoas que nao se cuida, eu sou totalmente alcontrario caraa eu tomo de 2 a 3 banhos por dia, escovo os dentes varias vezes mais de 5 e isso nao é agora que tenho isso, é bemmm antesa sempre fui asim ai depois que peguei isso que falei que porra em parece maldiçao logo eu que me cuidava tanto pelo uma doença que sai cheiro de merda pelo nariz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenho raiva da humanidade e nao acredito em deus, temos que acreditar em si mesmos ou entao tamo fudidoooo quem fica esperando deus fazer algo vai morrer sofrendo

    Thumb up 10
    • Danilo, limpe sempre suas vias nasais com Soro Fisiológico..eu tenho feito isso, e acho q melhora sim. Já fiz a tomografia computadorizada, deu desvio de septo, mas o médico disse q não é a azenosa. Mas vou rever isso.

      E passe a creditar em um poder superior..pq sem Ele amigo..aí q fica difícil para nós.

      Thumb up 11
  9. Galera fiz raio x e nao deu em nada, mais quando fiz tumografia deu desvio nasal, problema na muconsa nasal e outras paradas, isso é uma rinite ozena esse problema é muito desgraçado vcs precisam ir e fazer uma tumografia pra ver se é isso cada pessoa pode ter casos diferentes, existe problemas com odores fecais que sao estomacais, outros que sao da rinite entre varias outras doenças o jeito é ir fazer exames e tem soluçao nessa quinta vou levar o exame pro medico particular pois os publicos sao lixos nao sabem de nada, e esssa historia que os pais falam que vc nao tem nada é mentira dels eles sabem que vc tem, so que a humanidade é um lixo ao inves de te ajudar ficam mentindo e so pioram escutei meus pais falando que cheiro ruim de coco, ai minha mae falou fica quieta que o danilo ta perto é o problema dele, e meu pai ficou rindo kkkkk antes eu ficava tenso ja fiquei na pior e ate pensei em me matar e matar as pessoas kkk mais agora se alguem falar porra se ta com bafo de bosta eu falo é uma rinite e obvil que as pessoas vao ficar com nojo de vc e rindo, ontem na escola todos ficaram rindo e olhando pra min eu fui em bora rs mais to nem ligando muito ,o jeito é uma operaçao pelas vias nasais que ouve um resecamento e com isso ouve uma formaçao de algo que nao sei explicar que da esses odores por gases … olha ae >> http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=424 vcs precisam ter grana e ir no medico e nao desanimem a cura sim, estou cada dia mais perto dela meus amigos uns so querem me fuder zuando tenho um amigo que tem problema que é incuravel, mais ele se aproveita do meu problema pelo odor cara so digo uma coisa eu vou me curar e ele vai se fuder na vida todos que riram de min mesmo depois de saberem que nao to cagado e sim é uma doença nasal hahaahaha hoje em dia me sinto bem mesmo com isso pois daqui em diante a vida vai ser mais valorizada e pra muitos vao se fudr .. ninguem esperava ficar com odor de bosta saindo pelo nariz por isso muitos tem medo e nojo da gnte meu quarto ta tenso rs fica todo cheirando a bosta lavo direto as coisas ,e o pior de tudo sao sua familia seus amigos etc que nao te ajudam ficam rindo zuando mais ninguem chega e fala cara vc ta com algum problema ? vai no medico e tal nao fica asim .. ate os seus proprios pais querem que vc se foda sabe porque, porque pra eles doença é quando vc tem cancer ou algo grave a ponto de morrer .. mais se for so odor de bosta é so vc escovar os dentes seu porco asim que eles pensam por min quero que todos els morram eu fiquei 1 ano e meio falando com minha mae pois nao tenho grana entao pra isso dpenddo dela rs ate que ela sab que se eu melhorar posso trabalhar de volta e ter a vida .. mais depois que eu melhorar muita gente vai sofrer entao isso que digo vao atras da tumografia e um otimo otorino e fasam a operaçao pelas vias nasais se for o caso e nao desistam pois todos querem que nos nos fudemos querem o pior pra gente, me senti sosinho sem ajdua de ninguem fique pesquizando dias apos dias, vcs daqui em diante so dependem de vcs .. boa sorte para os fortes

    Thumb up 18
    • Danilão, relaxa, eu to com 31 anos, fui em alguns médicos aqui em salvador, e as porra tudo não diagnosticaram nada conclusivo. Tenho desvio de septo nasal, rinite, a a porra do meu mal hálito ven de dentro do nariz, antigamente é que era foda, saia aquelas bolinhas brancas fétidas da garganta, mas após gargarejos com solução fisiológica tem tempos e tempos que não aparece. Tenho que opera pra consertar o desvio do meu nariz, não é barato é pelo menos uns 3 mil reais, to juntando uma graninha apra isso. Depois disso devo melhorar uns 90% ou mais. O minha halitose não é crônica, mas alguma parte do dia aparece e qd bebo, porra, parece que comi um defunto. O alcool fode com tudo, não tem tridente que resolva. Mas força aí amigão e tudo de bom pra vc

      Thumb up 10
  10. Gente, como foi bom ler esse comentários, para eu escrever o que eu ja passei na minha vida por causa do bafo, seria ruim até para mim, pq foi difícil e está sendo ainda, pelo visto essa humilhação é muito difícil ser curada, mas vou persistir eseguir algumas orientações que lí neste site, espero que Deus ajude a todos e eu também, pq a vida social é que forma a pessoa, sem ela a pessoa não é nada. muito abrigado…

    Thumb up 15
    • Olá , olha me manda um imail e vou te ajudar sobre isso , também tenho mau halito , mais estou fazendo tratamento e estou 40% curado , quero te passar experiencias e algumas dicas , Denysbola@hotmail.com

      Thumb up 0
    • Ivana, boa tarde!

      pastilhas de zinco…já procurei nas farmácias, em sites especializados e nada :(

      Thumb up 5
    • o que é e pra que serve pastilha de zinco, ivana?

      Thumb up 1
  11. ola pessoal eu sou portugues e tal como voces tenho tambem este problema do mau halit. é muito triste ter esta doença porque nos deixa deprimidos e a pensar porque é que toda a gente se afasta de nos. eu ja fui a dois dentistas e eles dizem que não podem fazer nada porque nao tem especialização para isso. agora estou a pensar a ir um especialista ver se ele me consegue curar esta doença. é muito mau ter halitose porque uma pessoa sente se sozinha no mundo e todos teem nojo de nos. para mim e acho que para todos nos que temos mau halito temos uma visao do mundo melhor.Agora que tenho algum dinheiro posso ir a um especializado mas tenho muito medo de dizer ás pessoas que tenho isto. Desde os 17 anos comecei a mastigar pastilha e desde aí nao parei ate para beijar as raparigas é triste mas é a vida. Seja o que deus quizer vamos tentar curar isto todos e voltarmos a ser felizes. quem me quizer dar o mail para desabafarmos um com o outro esteja á vontado.

    Thumb up 14
    • caro antonio eu sofri por muitos anos com o desprezo que se sofre quando se tem mau halito. parei ate de estudar.quando passei a usar limpador de lingua e fio dental todos os dias me livrei desse mal.nos primeiros dias o mau halito so diminuia porque eu nao tinha pratica com o limpador de lingua mas insista e continue.com o tempo e a apratica o mau halito desaparece totalmente .deves enxaguar a boca varias vezes ate que a agua saia normal e nao viscosa.boa sorte

      Thumb up 7
  12. Alguém já disse a você que a cárie provoca mau hálito? Não? Pois provoca sim.Mas não são aquelas cáries pequenas, difíceis de percepção a olhos leigos. Falo de cáries extensas, abertas, capazes de acumular material orgânico em decomposição provenientes da alimentação e não removidos no momento da escovação.
    Se isso está ocorrendo com você, a resolução pode ser mais fácil do que imagina! Procure seu dentista.

    Thumb up 2
  13. Ola galera, poxa em partes agora estou um pouco melhor em saber que outros tem isso… venho sofrendo muito, sou uma mulher bonita 23 anos mais, infeliz… nao tenho uma amiga por esse problema….. nao tenho ninguem proximo, ja tentei ate me matar por esse motivo todos se afastam de mim

    Thumb up 11
    • eu fico contigo mor

      Thumb up 2
    • olá amiga solitaria,tirar sua vida naõ é a soluçaõ,naõ vai resolver nada. muitas pessoas passam por isso inclusive eu mas nunca pensei em tirar minha vida por causa disso,tira esse pensamento da tua cabeça existe alguem que te ama muito e esse alguem é o senhor jesus,clame por ele pois só ele pode te ajudar.

      Thumb up 11
    • amiga solitária eu sou Português vivo numa cidade pequena em Portugal, já tentei falar principalmente com a minha família deste meu problema de mau hálito a minha mãe diz que são complexos meus, tentei falar com o meu medico de família psicólogos mas nunca ninguém me soube dizer como parar com este inferno, sou um rapaz bonito simpático e arranjava namoradas facilmente mas algum tempo depois de começar mos tinha que acabar com elas não me sentia confortável quando saiamos com amigos ou em publico, o único remédio que arranjai foi isolar me em casa, os amigos mais próximos perguntam o que se passa comigo mas eu não tenho coragem para falar nisso, a vida não faz sentido para mim e desejo desaparecer deste inferno, não consigo continuar acho que cheguei ao limite, abraços para todos espero que sejam mais fortes que eu.

      Thumb up 3
    • amiga, tambem fiquei em depressão e pensava em suicídio, mas ao mesmo tempo, fui juntando dinheiro pra fazer a cirurgia de retirada das amigdalas. tem dois dias que operei e pedi muito a deus que me ajude a me livrar do mau hálito, apesar de ter também saburra lingual. vou aguardar o resultado. fique com Deus.

      Thumb up 0
  14. Ops Constrangedor. Pessoal quando usar o enxaguante bucal halitfree fazer bochechos e gargarejos durante 1 min e apos permanecer sem se alimentar por 2 horas.

    Thumb up 5
    • meus dentes sempre foram perolados , e dia após dia eles estão ficando amarelos eu quero fazer limpeza mas eu não tenho dinheiro ainda . eu to pedindo pro meus pais pagarem pra mim , mas eu não sei se eles vão pagar , e eu tenho mau -hálito eu acabo de escovar e cinco minutos depois já volta. eu sou adolescente bv e eu tenho medo de me aproximar dos meninos por conta do meu dente tenho vrgonha de rir , eu não sei o que fazer

      Thumb up 1
  15. Oi Pessoal estou aqui para dizer que entrei em tratamento c um medico especialista em mau halito. E fiz o teste com o aparelho para saber se o meu mau halito era de dentro. Mas descobri que era da boca. Entao vou dizer o que o medico mandou fazer. Higiene escovar os dentes a lingua caprichar passar fio dental e usar principalmente o aparelho q faz a limpeza da saburra lingual. Bom ele constatou tambem nesse exame q nao produzo saliva suficiente e entao nao faço a limpeza da lingua naturalmente como seria o correto. Entao ele me mandou comprar o Hiperboloide para mascar e rolar sobre a lingua 15 min de manha a tarde e a noite depois de higienizar bem a boca. Ah ele mandou eu comprar o Enxaguante Bucal Halitfree porque ele tem dioxido de cloro que é muito bom para combater o mau halito pois nao contem alcool e nem acucar. E ele mandou passar o Biotene Gel na lingua antes de dormir para provocar a saliva porque tenho só 30 por cento. Pessoal tem que fazer esse ritual bem caprichado pois mau halito é constragedor.Esse tá sendo meu tratamento daqui um mes vou fazer outro teste para ver como esta meu halito. Ele disse que tem 100 por cento de cura pois é da boca. Boa sorte Fe

    Thumb up 20
    • Gostaria de saber onde encontro um verdadeiro especialista sobre essa doença textremamente constrangedoura e deprimente.Obrigada!!!!

      Thumb up 0
    • EM QUAL SITE VC COMPROU ESTES PRODUTOS?

      Thumb up 0
  16. Sou adolescente e meu namorado tem mau hálito,nós estamos namorando a 4 meses e desde o primeiro dia que nós nos beijamos, eu senti que ele tem mau hálito.Não sei se ele já percebeu,mas a maioria dos meu amigos já perceberam,até minha mãe já disse pra mim falar com ele,pra ele se tratar,mas eu não consigo,tenho medo da reação que ele pode ter,pois ele é muito emotivo.Preciso de ajuda!se alguém achar uma boa solução para isso comenta nesse site, por favor!

    Thumb up 8
    • Bom, primeiramente parabéns vc deve ama-lo pra guentar isso, segundo, crie um e-mail falso, e mande um e-mail como se fosse uma terceira pessoa falando do problema dele, e veja se ele relata isso a vc, ou pergunta se é verdade. Aí com carinho vc explica que sim e oriente para que vá no médico se trate, etc etc. Tem um site o http://www.clinicahalitus.com.br/bom-amigo

      que o avisa tb de maneira educada, ele vai se tocar não se preocupe. OU simplesmente chegue pra ele, e fale mermo, pôxa vc guenta o bafo do cara, ele tem que guentar e entender sua situação, ou ele é uma criança? se for caia fora, Vcs 2 juntos como adultos têm que resolver o problema se vc realmente gosta dele.

      Thumb up 1
    • Já compartilhei minha dor várias vezes aq c vcs, mas vou levantar uma nova suposição. Será q temos esse mau-hálito tão forte quanto imaginamos ser? Ou de fato “ele” é real?
      Gente..eu já fiz de tudo. Acabei de pegar um resultado do exame de tomografia facial q fiz, o médico disse q tenho um pequeno desvio de septo sim, mas q não tenho essa tal de rinite azenosa. Minha mãe já está cansada de falar q isso é coisa da minha cabeça, diz q estou ficando louca c isso. A minha hipótese é q , como somos pessoas q se preocupam mto c a nossa limpeza, corporal, bucal; e como nós conseguimos facilmente sentir esse odor fétido nas outras pessoas, nós transportamos essa suposição para nós mesmos, fazendo-nos achar q estamos c esse cheiro. mas o porquê q vários daq percebem q as pessoas em volta colocam a mão no nariz? gente..minha mãe diz q isso é um gesto normal das pessoas..e eu insisto q é só comigo..e pq q essas pessoas q “sentem” nosso mau-hálito não se afastam de vez? será q é tão insuportável assim? Enfim, continuarei fazendo todo o procedimento q faço todos os dias: fio-dental, escovação, raspador de língua, enxaguante bucal, e lavar as narinas c soro fisioógico. E espero um dia para a resposta da “cura”. fiquem c Deus, e nunca parem de pedir à Ele a cura. ( cura da nossa enfermidade bucal, nasal, Ou cura das nossa paranóias)
      Enfim.

      Thumb up 15
    • Oi Vera. Eu ja tinha pensado nessa hipótese,até porque aqui tem um depoimento de uma menina que disse que juraaaava que tinha mau hálito.Um dia ela quis resolver esse problema de uma vez ,não aguentou e perguntou para a irmã,namorado e mãe se tinha mau hálito.Diz ela que jurava que tinha mas seus familiares disseram que era coisa da cabeça dela e que ela não tinha nada.E meus familiares tem a mesma reação de passar a mão no nariz,tussir quando estou perto .Isso pra mim era traumatizante e comecei a me afastar.Parei de ver tv na sala com a família almoçar .. passear de carro então,nem pensar.Mas pedi ajuda a Deus pq eu estava muito desesperada.Não tinha um dia que não chorava ,já estava desfalecendo ,com depressão.Tentei o suicidio e tudo tomando remédios de pressão.Mas não de certo.Depois de um tempo buscando a Deus ele me curou internamente.Hojê consigo pensar em soluções ,tenho calma .Estou começando a ver que meu problema não é tão grave quanto pensava e estou voltando ao meu estado normal.Espero superar e solucionar isso.
      Abração e obrigado por compartilhar conosco.

      Thumb up 14

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Mastodynia
Auto-exames de mama são ineficazes

Auto-exames de mama ...

Fechar